07/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Trilha das descobertas (30 minutos).
2º Momento: Relaxamento (2ª aula de 1 hora).
3º Momento: Hora da Brincadeira (3ª aula de 1 hora).
Corre - Cotia – Domínio Popular
Corre cotia
De noite, de dia
Debaixo da cama da sua tia
Corre Cipó
Na casa da Vó
Eu tenho um cachorrinho chamado totó
Ele é bonitinho de um lado só;
É um, é dois, é três
Acabou a sua vez
Feche os olhos japonês.
Observação: Cada criança da roda deve verificar se algum objeto foi deixado atrás de si logo após a passagem do corredor (criança que deixou o objeto atrás da outra criança). Quem estiver com o objeto deve segurá-lo e, por fora do círculo, tentar pegar o corredor. Este corredor deverá tentar chegar e sentar-se no local de onde saiu à criança com o objeto. A brincadeira recomeça com aquele que ficou de pé ou com o mesmo corredor, caso ele tenha sido pego.
Atirei o pau no gato – Domínio Popular
Atirei o pau no gato to
Mas o gato to
Não morreu reu reu
Dona chica ca
Admirou-se se
Do miau, do miau
Que o gato deu
Miauuuuuuuu…
3. Disponibilizar os brinquedos vistos anteriormente nas imagens como: gira-pião, pipas, cordas, bolas de pano, bonecas de pano, etc. Deixar que as crianças brinquem livremente neste momento.
4º Momento: Pesquisa
Não há a necessidades de Recursos Complementares.
Resgatar brincadeiras antigas é de suma importância para a preservação da cultura popular. Essas brincadeiras ajudam a desenvolver a oralidade, o movimento, a criatividade e coordenação motora. Nesta aula, cabe ao docente observar a interação, motivação e participação dos alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2013
Cinco estrelasMuito interessante e bastante criativa,parabéns!
01/04/2013
Quatro estrelasGostei, vou utilizar na minha sala de aula com as cças.
21/07/2010
Quatro estrelasAcredito que atividades como essas são sugestões que realmente cxhama a atenção do aluno para assuntos que estão ficando deixados para trás. bjos e sucesso