Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Construção dos painéis coletivos da sala de aula”.

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir coletivamente o painel do alfabeto da sala de aula;
  • Promover uma aproximação com o ambiente educativo;
  • Estimular as crianças a refletirem sobre a importância cronológica desses instrumentos.
Duração das atividades
Uma aula de duas horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: A importância das letrinhas para a aquisição da leitura e escrita (30 minutos).

  1. Explicar às crianças sobre a importância de conhecer e compreender o mundo das letrinhas, evidenciar que este conhecimento nos auxiliará na aquisição da leitura e escrita.
  2. Confeccionar previamente um alfabeto em forma de centopéia, onde cada letrinha é uma parte do corpinho de uma centopéia.
  3. Pedir que cada criança colora uma letrinha e cole-a em das partes do corpinho da Dona Centopéia;
  4. Montar o Painel da Dona Centopéia em um espaço acessível às crianças;

2º Momento: Música - "Alfabeto" - Eliana. 

http://letras.terra.com.br/eliana/533123/ 

  • Ao som da música solicitar que cada criança fixe sua letrinha no painel, assim que a letra que estiver com a criança for citada na canção. Por exemplo: Ao dizer "A" de abacate e avião, a criança que estiver com esta letra deverá fixá-la imediatamente no painel;
  • Posteriormente, pedir que cada criança reconheça sua letrinha inicial e a cole no quadro segundo a ordem que aprenderam (caso haja duas crianças com a mesma letrinha inicial pedir que uma das duas ou mais escolham outra letra que tenham em seu nome, mas que não seja a inicial).

3º Momento: História - “As Centopéias e seus sapatinhos” – Milton Camargo.

  1. Apresentar a história a partir da adaptação encontrada no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=J-xzVXVTMns 

        2. Após a leitura da história levantar com as crianças, as seguintes questões:

  • Porque são necessários tantos sapatinhos para a Dona Centopéia e sua filha?
  • Qual a semelhança entre a Dona centopéia da história e a nossa construída em sala?
  • O que carrega a Centopéia da história?
  • O que carrega a Centopéia da nossa sala?
  • Porque todas estas letrinhas no corpinho da Dona Centopéia são tão importantes?

4º Momento: Pesquisa

Solicitar às crianças que com ajuda dos pais e/ou responsáveis encontrem palavrinhas diversificadas com as letras apreendidas na construção do painel do alfabeto.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Os diferentes momentos desta aula possibilitam que o aluno construa hipóteses para decifrar o código escrito e desenvolva suas linguagens orais e escritas. Faz-se, portanto necessário, que o docente observe atentamente cada criança e sua participação, motivação e compreensão de cada atividade. É fundamental replanejar os momentos onde as crianças encontraram mais dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.