19/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios
1º Momento: A importância das letrinhas para a aquisição da leitura e escrita (30 minutos).
2º Momento: Música - "Alfabeto" - Eliana.
http://letras.terra.com.br/eliana/533123/
3º Momento: História - “As Centopéias e seus sapatinhos” – Milton Camargo.
http://www.youtube.com/watch?v=J-xzVXVTMns
2. Após a leitura da história levantar com as crianças, as seguintes questões:
4º Momento: Pesquisa
Solicitar às crianças que com ajuda dos pais e/ou responsáveis encontrem palavrinhas diversificadas com as letras apreendidas na construção do painel do alfabeto.
Os diferentes momentos desta aula possibilitam que o aluno construa hipóteses para decifrar o código escrito e desenvolva suas linguagens orais e escritas. Faz-se, portanto necessário, que o docente observe atentamente cada criança e sua participação, motivação e compreensão de cada atividade. É fundamental replanejar os momentos onde as crianças encontraram mais dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2010
Cinco estrelasMuito boa!!! Ótima para a volta às aulas!!!