Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Superando o egocentrismo através da literatura infantil”.

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Superar o egocentrismo através da historinha contada no livro “É Meu” de Telma Guimarães Castro de Andrade e de brincadeiras na sala de aula;
  • Compreender o significado das palavras: dividir, solidariedade, compartilhar, dar e receber;
  • Promover a interação entre as crianças;
  • Ampliar as possibilidades de brinquedos e brincadeiras na escola.
Duração das atividades
Uma aula de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Leitura da história “É meu” de Telma Guimarães Castro de Andrade (20 minutos).

  1. Estratégia para a leitura: encenação da história.
  2. Após a encenação pedir que as crianças se organizem em uma roda, para iniciarem um diálogo sobre a história. Nesta conversa, levantar as seguintes questões:
  • De que trata a história?
  • Gostamos de dividir os brinquedos?
  • Quando emprestamos um brinquedo a um amigo, como ele se sente?
  • E, vocês como se sentem quando brincam com o brinquedo dos outros colegas e quando outros brincam com o seu brinquedo?
  • Porque não trocarmos os brinquedos para conhecermos novas formas de brincar?

2º Momento: Música (20 minutos).

  1. Ouvir a música “Ciranda” do grupo palavra cantada.

Ciranda - Palavra Cantada

Deixa de manha de noite e de dia Toda criança diz que tudo é seu

Hei, menino! Hei, menina! Larga disso, lagartixa

Que nessa ciranda o mundo inteiro é meu, é seu, é meu, é seu...

Como uma vez tinha um tatu bolinha

Mais outra vez nasceu um monte de grãos

Mais o amigo, mais a prima, o colega, a vizinha

 E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...

E nessa ciranda o mundo inteiro é meu, é seu, é meu, é seu...

 E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283406/ 

3º Momento: Dinâmica (20 minutos).

  1. Propor às crianças uma dinâmica. Pedir que cada criança escolha o brinquedo preferido da sala de aula, e diga na rodinha, porque este brinquedo é o preferido. Posteriormente, propor a troca deste brinquedo com o colega que está ao lado. Feita a troca, pedir que as crianças expressem as qualidades vistas no brinquedo trocado;
  2. Dividir as crianças em grupos de cinco crianças;
  3. Entregar a cada grupo uma cartolina e cinco pincéis;
  4. Pedir que cada grupo crie novas formas de brincar com o brinquedo escolhido pelo grupo;
  5. Solicitar que às crianças façam a contagem de quantos brinquedos elas possuem;
  6. Pedir que às crianças escrevam o numeral encontrado na contagem;
  7.  Pedir que as crianças façam um desenho como registro, logo abaixo deste numeral sobre a história lida no início da aula.
Recursos Complementares
Avaliação

Brincar é uma das atividades mais importantes da infância, aprender a brincar, a compartilhar e a trocar são essenciais para o desenvolvimento das crianças pequenas. Assim, essa aula permite a professora explorar e  desenvolver a sociallização do seu grupo de crianças, avaliando como elas se sentem superando o egocentrismo e desenvolvendo o altruísmo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.