Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A INCLUIR POR MEIO DO TEATRO

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Expressar seus sentimentos e idéias por meio da representação de papéis.

b) Valorizar as diversas manifestações artísticas, dentre elas o teatro, enquanto um recurso importante para a formação humana.

c) Usar a imaginação para criar histórias curtas, porém com sentido, passíveis de serem representadas por meio de uma peça de teatro.

d) Conhecer projetos sociais em que o teatro é utilizado como ferramenta para a inclusão social.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.                                                                                                                                         

Estratégias e recursos da aula

Comentários ao/a professor/a:  

Professor/a não restam dúvidas sobre o quanto o teatro (enquanto uma manifestação artística) vivenciado nas escolas pode contribuir para a formação humana dos/as alunos/as, uma vez que promove a sensibilização dos/as mesmos/as, despertando sentimentos diversos, provocando reflexões sobre a sua própria vida e da sociedade de uma maneira geral. Nesse sentido, dar oportunidade as crianças de encenarem peças de teatro no ambiente escolar e/ou em outros ambientes contribui para que as mesmas aprendam a refletir sobre temáticas do cotidiano, entrem em contato com a emoção, tornando-as mais sensíveis e possivelmente mais conscientes de sua participação na vida em sociedade. Referendamos a fala de Amaral (2010) ao escrever: “Se o teatro é a imagem do homem e da vida em cena, ele pode sim trazer as mais diversas questões para o debate. E quando essas questões são colocadas diante de crianças e adolescentes, você faz com que eles adquiram uma determinada consciência. Dessa forma, o teatro pode ser um instrumento de transformação na medida em que faz refletir, por exemplo, as condições de vida de determinada comunidade a partir de conteúdos e temáticas propícios a reflexões”. Assim essa aula tem o propósito de auxiliar os/as alunos/as na percepção do teatro enquanto uma importante ferramenta de aprendizagem no âmbito da educação e na inclusão social das pessoas.

Atividade 1:

1º Momento: Professor/a, inicie sua aula esclarecendo que essa será uma aula diferente em que todos os presentes experimentarão o lugar de “Artistas por um dia”. Dizer que cada um terá a oportunidade de representar um papel de um personagem de uma história. Para isso, professor/a você precisará levar para a sala vários livros infantis e uma caixa com vários objetos, a saber: fantasias, acessórios, máscaras, maquiagem, peças de cenário, calçados, dentre outros.

2º Momento:   Dividir o grupo em 4 sub-grupos e solicitar aos alunos que escolham uma história infantil para representar. Professor/a você poderá disponibilizar os clássicos infantis (Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Cinderela, O Patinho Feio, dentre outros)  que são conhecidos, praticamente, por todas as crianças.   

3º Momento:   Após essa etapa cada grupo deverá dirigir-se até o centro da roda para buscar dentro da caixa alguns acessórios que os auxiliem para a encenação da história. Professor, no site “Livros Infantis” você verá opções de trabalhar com os/as alunos/as a representação de papéis por meios de histórias infantis. Acesse o endereço abaixo e confira:

http://www.livrosinfantis.com.br/historias.html 

4º Momento: Explorar com os/as alunos/as: Como foi participar desse teatro? O que vocês aprenderam por meio dessa atividade? Como foi "fazer de conta" que era um animal, ou outra pessoa? será que quando as pessoas fazem de conta que são personagens elas se transformam nos mesmos?

Atividade 2:  

1º Momento: Professor/a, para essa atividade é necessário que você leve duas folhas de papel sulfite emendadas e dobradas como se fosse uma sanfona. As dobras poderão medir cerca de 3 centímetros cada. Convide os /as alunos/as para se sentarem em círculo no chão e explicar que a atividade que irão realizar vai exigir muita atenção, concentração e criatividade. Oriente os/as alunos/as que a folha juntamente com uma caneta hidrocor irão passar de mão em mão para que cada aluno/a dê continuidade ou complete a idéia da frase anterior. À medida que a “sanfona” for passando os/as alunos/as só poderão ler o que estiver escrito na dobra anterior. Ex: O professor inicia com a seguinte frase: “Era uma vez uma menina chamada”... O aluno que estiver na seqüência fará a leitura em voz baixa dessa primeira frase e completará a mesma com: “Juliana. Juliana gostava muito de brincar de boneca...” O próximo aluno poderá ler apenas a frase que estiver na segunda dobra e assim por diante até perpassar todos os alunos.  

2º Momento: Após finalizar essa etapa o/a professor/a convidará inicialmente uma criança para fazer a leitura do texto completo em voz alta e depois duas ou três crianças para representarem a cena criada/construída pelo grupo. Professor/a torna-se fundamental abrir possibilidade para os próprios alunos/as manifestarem o interesse em participar, evitando criar situações de constrangimento ao indicar alguém.   

3º Momento: Explorar com os/as alunos/as: Como foi participar dessa atividade? A atividade apresentou grau de dificuldade? Exigiu muito dos/das alunos/as? Em que sentido? O que foi possível perceber por meio dessa atividade? Professor/a, faz-se necessário incentivar os/as alunos/as a vivenciarem o improviso, uma vez que o nosso cotidiano atual tem exigido cada vez mais das pessoas que tenham habilidade para lidar (de forma equilibrada e tranqüila) com as situações emergenciais que lhes acontecem. Nesse sentido dar oportunidade as crianças de representar papéis, improvisar, vivenciar diferentes emoções pode contribuir para prepará-las para os imprevistos e improvisos da vida.  

 Atividade 3:   

1º Momento: Assistir ao vídeo: “Projeto usa teatro para a Inclusão social de deficientes físicos”

Disponível em:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM304571-7823,00.html 

2º Momento:

Dividir o grupo em duplas para que respondam as seguintes questões:

1) Vocês consideram que o teatro emociona as pessoas? De que forma?

2) Quais são os sentimentos que uma peça de teatro pode provocar em seu público? E nos próprios atores?

3) Na sua percepção, quando as pessoas se colocam no lugar do outro é possível vivenciar os sentimentos e a emoção do outro? Justifique sua resposta.  

4) Vocês acreditam que a experiência de representar papéis auxilia as pessoas? Em caso afirmativo, exemplifique. Em caso negativo, justifique.  

3º Momento: 

Socializar a tarefa, sendo que cada dupla apresentará as suas respostas. A partir disso, o professor deverá promover um debate sobre o tema: “A inclusão por meio do Teatro”   

Recursos Complementares

Referência bibliográfica: Entrevista com Lindolfo Amaral, disponível em:

http://www.institutorecriando.org.br/ler.asp?id=12560&titulo=Entrevista   

Livro digital: “Arte e responsabilidade social- inclusão pelo teatro e pela música”- Viviane Louro. Disponível em:

http://www.musicaeinclusao.com.br/?/Livros/Livro-Digital-Arte-e-Responsabilidade-social-inclusao-pelo-teatro-e-pela-musica  

Vídeo Youtube: “Projeto Oferece Oficinas” . Disponível em:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1227811-7823-PROJETO+OFERECE+OFICINAS,00.html 

Professor/a, no endereço abaixo você encontrará várias sugestões de livros que abordam sobre teatro e teatro-educação para serem trabalhados com crianças e jovens.  

http://www.cbtij.org.br/ponto_encontro/bibliografia.htm 

Avaliação

Professor/a procure perceber se os/as alunos/as conseguiram se envolver nas atividades de interpretação, mesmo aquelas crianças que se apresentam mais retraídas no dia a dia da sala de aula. Observe se os/as alunos/as tiveram respeito pela fala dos colegas e pela participação dos mesmos nas atividades propostas. Se possível, professor/a, é fundamental que você tenha registrado, no decorrer das atividades, as escollas das histórias, dos personagens, dentre outras escolhas feitas pelas crianças que revelam questões subjetivas das mesmas, importantes de serem conhecidas pelos/as professores/as para que sejam mediadas e cuidadas. Identifique os sentimentos despertados nas crianças no momento das atividades, incentivando que os colegas sejam solidários aos mesmos. Solicite aos/as alunos/as que avaliem por meio de três expressões: "Que bom!", "Que pena!" e "Que tal!" o que sentiram em relação as atividades desenvolvidas nessa aula. Por fim, peça que os/as alunos/as respondam por escrito individualmente as seguintes questões:

1) O que é inclusão para você?

2) De que forma o teatro pode auxiliar a inclusão social das pessoas? 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sandra, escola municipal Bem me quer , Bahia - disse:
    sandhra456@hotmail.com

    29/10/2011

    Cinco estrelas

    adorei a proposta. me ajudou muito com meus alunos.


  • Wander Rodrigues, Wander Rodrigues , São Paulo - disse:
    rodrigues.wander@ig.com.br

    23/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do plano de aula, achei de extrema importancia o modo como a aula foi elaborada. Parabens.


  • zilvany mesquita, escola valdivino silva ferreira , Goiás - disse:
    zilvanymesq@hotmail.com

    17/05/2010

    Quatro estrelas

    aula expositiva muito criativa, gostei muito, vou admistra-la em minha sala do 5ºano.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.