11/11/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA, FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS, GLÁUCIA COSTA ABDALLA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1) PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE VIABILIZAR A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NA ESCOLA
2) CONHECER PROJETOS DE MÚSICA QUE BUSCAM O RESGATE DA DIGNIDADE E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO
3) VALORIZAR A MÚSICA COMO UMA ATIVIDADE CAPAZ DE PROMOVER A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E EMOÇÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
4)EXERCITAR, POR MEIO DAS ATIVIDADES MUSICAIS, A CAPACIDADE DE OUVIR, COMPREENDER E RESPEITAR O OUTRO.
NÃO SÃO NECESSÁRIOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Professor/a, a aula proposta é dinâmica e interativa e tem o propósito de sensibilizar os/as alunos/as para o importante papel da música na construção da identidade, no fortalecimento da auto-estima, na promoção da inclusão escolar e social, dentre outros papéis. Temos nos deparado cada vez mais com a utilização da música como elemento facilitador para a inclusão escolar e social. Em geral, os projetos sociais com música têm como principais objetivos elevar a auto-estima dos/as alunos/as, ampliar suas possibilidades de participação na sociedade, e contribuir com o exercício da cidadania de crianças e adolescentes em situações desfavoráveis e ou de risco. Além disso, a música pode auxiliar na formação da identidade dos/as alunos/as, no resgate da dignidade dos/as mesmos/as e na valorização de suas potencialidades.
1º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para ouvirem a história do Livro: "A história do Tatu" (Autores: Jackie Robb e Berny Stringle, Editora: Ática)
Sinopse: Os autores contam a história de um Tatu que deseja ser músico. A vizinhança toda reclamava de suas tentativas para conseguir alcançar seu objetivo. O Tatu se esforçou bastante, experimentou vários instrumentos, até que um dia algo aconteceu.
2º Momento: Após contar a história, perguntar aos/as alunos/as: O que o Tatu queria fazer? Por que será que tocar um instrumento era tão importante para o Tatu? O que a música representava para o Tatu? Vocês acreditam que qualquer pessoa pode aprender música ou tocar um instrumento? O que é necessário para se aprender música? O que a música representa para vocês?
3º Momento: Em duplas os/as alunos/as deverão entrevistar um/a ao/a outro/a procedendo com as seguintes perguntas: Você já aprendeu a tocar ou teve desejo de aprender um instrumento musical? Qual? Na sua percepção, é fácil a aprendizagem de um instrumento? Você gosta de cantar? Para você, todas as pessoas podem se tornar cantoras se quiserem?
4º Momento: Após essa exploração inicial em duplas, os/as alunos/as deverão pesquisar histórias de vidas de músicos brasileiros e internacionais que apresentam alguma deficiência, como por exemplo a cantora brasileira Kátia e o cantor norte- americano Stevie Wonder, ambos deficientes visuais.
Vídeo Youtube: Kátia, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=iyyD_w65CVo
Vídeo Youtube: Stevie Wonder, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=uznnHd5thXE
5º Momento: Abrir espaço para que os/as alunos/as socializem suas pesquisas e, após essa etapa, explore o fato de que a música é capaz de minimizar as diferenças entre as pessoas promovendo, inclusive, a valorização das potencialidades do ser humano e a inclusão social.
1º Momento: Ouvir a música: “Meu mundo”- Grupo Emcantar, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VlNmb-y-8LY
2º Momento: Explorar com os alunos: O que vocês sentiram ao ouvir essa música? Qual o conteúdo da letra dessa canção? Na sua percepção, o que o compositor dessa canção quis transmitir por meio da mesma?
3º Momento: Dividir o grupo em 5 sub-grupos e solicitar que cada um deles construa um cartaz registrando por meio de desenhos e/ou palavras a sua interpretação de uma estrofe da música, a saber:
Grupo 1
AMARELOU DE MANHÃ
LÁ NA ROCINHA
QUANDO O SOL CHEGOU
LÁ NO MEU QUINTAL
Grupo 2
GALO CANTOU SUA CANÇÃO
DE MANHÃZINHA
TIRANDO DA CAMA
TODO O PESSOAL
Grupo 3
CAFÉ QUENTE NA COZINHA
FOGÃO DE LENHA A ESQUENTAR
BROA DE MILHO E PÃO DE QUEIJO
DEPOIS SAIR PRA TRABALHAR
Grupo 4
JOGA A ENXADA
E A SEMENTE NA ROCINHA
TERRA BOA QUANDO CHOVE
TUDO FAZ BROTAR
Grupo 5
NESSE SOSSEGO
EU VOU LEVANDO ESSA VIDINHA
E O RESTO DO MUNDO
ESTÁ PRA ESTOURAR
Professor, a última estrofe poderá ser representada por todos/as os/as alunos/as e recitada ao final da aula em voz alta:
Todos os grupos
O MEU MUNDO É PEQUENO
MAS É GRANDE O MEU AMOR
TENHO TUDO O QUE QUERO
SOU FELIZ E CANTADOR
(Professor/a, o CD Emcantar apresenta muitas canções interessantes que podem ser trabalhadas com os/as alunos/as como forma de sensibilizá-los através da música. Deste mesmo Cd sugere-se a canção: “Feito Borboleta” para desenvolver a mesma estratégia anterior. Você poderá acessar o vídeo, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=-e0kqqNjXEg&feature=related
4º Momento: Professor/a, solicite nesse momento que os/as alunos/as produzam individualmente um texto com o seguinte título: “A importância da música na vida de cada um de nós”
1º Momento: Convide os/as alunos/as a assistirem ao vídeo: "Tony Melendez"
DISPONÍVEL EM:
http://www.youtube.com/watch?v=Swy3nmxhezw&feature=related
2º Momento: Explore o conteúdo do vídeo questionando os/as alunos/as: O que vocês sentiram ao assistir esse vídeo? Como vocês acham que se sentia Tony quando era criança e não tinha braços? Vocês acham que ele era excluído? Será que ele era discriminado, criticado? Para vocês, o que a música foi capaz de promover na vida de Tony Melendez? Que lição vocês conseguem tirar a partir dessa experiência?
3º Momento: Escrever no quadro a seguinte afirmação:
“A arte é uma lição fácil de aprender, difícil de esquecer, impossível de negar. Somos melhores com ela e infinitamente menores quando privados dela” (Autor desconhecido)
Explorar com os/as alunos/as: Vocês concordam com essa afirmação? Se sim, exemplifiquem. Se não, justifiquem. Abra a possibilidade dos/as alunos/as discutirem amplamente a afirmação para viabilizar a efetiva compreensão sobre o tema trabalhado. Após essa etapa, solicite aos/a alunos/as que em duplas conversem e listem experiências artísticas que tenham vivido, principalmente na área da música, e as contribuições para seu crescimento pessoal. Ex: Eu já aprendi a tocar um instrumento e isso foi muito bom para mim. Eu fiquei mais extrovertido.
1º Momento: Essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática. Caso não seja possível, sugere-se que sejam impressos os artigos e disponibilizados aos/as alunos/as. Sugestões de sites e artigos sobre o tema: “A música na inclusão social”
1) Artigo: “Projeto musical promove inclusão de crianças e jovens de baixa renda”
Disponível em: http://www.wooz.org.br/musicalobinho.htm
2) "Projeto Emcantar"
Disponível em: http://www.projetoemcantar.org.br/ativnm.htm
3) “Projeto Guri”
Disponível em: http://www.projetoguri.com.br/site/institucional.quem.php
2º Momento: Professor/a, escolha, dentre as opções, um artigo ou notícia para cada dupla e solicite aos/as alunos/as que leiam tal material. Após essa etapa oriente-os a escreverem as principais informações do material lido:
1) Do que trata o texto?
2) O texto menciona algum projeto social que utiliza a música como elemento facilitador?
3) Que projeto é esse?
4) Quais são os principais objetivos do projeto?
3º Momento: Os/as alunos/as deverão apresentar para a turma suas anotações sobre as principais informações contidas nos textos.
Artigo: “Quer acabar com a violência? Ensine música nas escolas”, disponível em:
http://colunistas.yahoo.net/posts/1310.html
Livro digital: “Arte e responsabilidade social- inclusão pelo teatro e pela música”- Viviane Louro, disponível em:
Filme: A vida no paraíso- Direção Kay PolLak, sinopses disponíveis em:
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=14487
http://www.cinemaemcena.com.br/Critica_Detalhe.aspx?id_critica=6787&id_tipo_critica=3
Artigo: “A Música e o Desenvolvimento da Criança” - Monique Andries Nogueira, disponível em:
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Documentário: “Contra-tempo” -Direção Malu Mader. Para maiores informações sobre o mesmo você poderá acessar os endereços abaixo relacionados:
Vídeo Youtube: "Malu Mader fala sobre o documentário Contratempo", disponível em:
Vídeo Youtube: "Documentário", disponível em:
http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/documentario-04023670DCC16326?types=A&
Professor/a, pergunte aos/as alunos/as se eles/as compreenderam a importância da música como elemento facilitador para a inclusão. Procure identificar se os/as alunos/as se sensibilizaram com os vídeos e demais materiais utilizados no decorrer das aulas, atentando-se para a importância da música no resgate da dignidade e na promoção da cidadania. Observe se houve envolvimento dos/as alunos/as e respeito à fala e participação dos/das colegas durante as reflexões em aula. Solicite aos/as alunos/as que individualmente procurem se lembrar de músicas das quais eles/as gostam para que reflitam sobre as emoções e sentimentos que as mesmas lhes despertam. Deixe livre para que os/as alunos/as socializem aos demais colegas da sala os sentimentos despertados, caso queiram. Por fim, como avaliação final, os/as alunos/as deverão responder individualmente a seguinte questão: Na sua percepção, as crianças e jovens podem mudar as suas vidas a partir da música? De que forma?
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2014
Cinco estrelasExcelente
30/06/2013
Cinco estrelasParabéns! As sugestões de atividades são muito boas, me proporcionaram ótimas ferramentas e idéias para sensibilizar os alunos da importância da música como meio de inclusão social e superação pessoal.
10/10/2011
Cinco estrelasParabens pelo conteudo das aulas,me ajudou bastante .Estava procurando conteudos assim interesantes envolvendo o ludico Todos os professores deveriam ter acesso e colocar em pratica essses conteudos pois é de extrema importancia a musica na formaçao do individuo e principalmente na primeira etapa da alfabetizaçao.
23/09/2011
Cinco estrelasDemais, esta aula foi demais. Clara, objetiva, dinâmica e com certeza interessante. Precisamos de aulas que estimulem nossos alunos e resgatar os valores, a importância do trabalho em equipe. Vou ministrar uma oficina de música com minhas colegas de trabalho e vou nme espelhar nesta aula.