04/05/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Construir o conceito de amizade e solidariedade;
Desenvolver competências sociais;
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por amizade e solidariedade
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é amizade e solidariedade. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.
2° MOMENTO – Ouvindo a música: É tão lindo
Entregamos para cada criança a letra da música: É tão lindo
É Tão Lindo
A Turma do Balão Mágico
Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças
Se tem bigodes de foca Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
-Rum! Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo, né tio?
-É!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar
E eu adoro!
É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu!
Nós e você!
Vocês e eu!
E é tão lindo!...
-Tio!
-Heim!
-É legal ter um amigo, né?
-É maravilhoso
Mesmo que ele tenha Bigodes de foca
E até um nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo tio, lembra?
-Orelhas de camelo?
-É tio!
-É mesmo, orelhas de camelo!
Mas é um amigo, não é?
-É!
-Então não se deve mudar!
Escolhemos essa letra pois fala das relações entre as pessoas além de destacar a importância de se respeitar as diferenças, que para você ser amigo de alguém não precisa mudar.
3º MOMENTO – Refletindo as nossas atitudes
Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e apresenta algumas situações do cotidiano das mesmas, tais como: Uma criança que modifica alguma atitude em função da exigencia de outra para assim ser sua amiga; Se criança A é amiga de B então não pode ser amiga de criança C; Criança A escuta sua amiga Criança B que apresentou-se bastante triste; Criança A e B se dispuseram a ficar no momento o parque com criança C sentados no solário pois a criança C estava impossibilitada de ir brincar pois tinha machucado a perna.
Essas são apenas algumas situações possíveis de ser apresentadas, de acordo com a realidade de cada escola poderá ser modificada. Depois de cada apresentação o professor traz a discussão para o grande grupo fazendo com que todos reflitam sobre as atitudes apresentadas.
4º MOMENTO –Correio da amizade
Depois de evoluir bem as discussões o professor apresenta para o grupo o correio da amizade. O professor traz uma caixinha coberta e deixa na sala. Essa atividade poderá ser realizada de duas maneiras.
1- O professor poderá realizar um sorteio com os nomes das crianças(estilo amigo secreto ou amigo aculto) e sugerir que as crianças enviem mensagens para o amigo que a criança sorteou.
2- O professor deixa livre para que as crianças escrevam mensagens para quem elas queiram.
5º MOMENTO - Avaliando esses momentos
O professor reune o grupo de crianças, apresenta as questões iniciais, expostas no estudo, e discute com as crianças o que as mesmas aprenderam se perceberam se modificaram as suas atitudes etc.
Indicamos como literatura complementar para esse conjunto de aulas os livros:
Pedro e Tina- Uma Amizade Muito Especial
Autor: Stephen Michael King
e
Seja um bom amigo
Autor(a): Christine Adams
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Participaram da construção dos conceitos de Amizade e Solidariedade;
Modificaram as suas ações com relação, principalmente, ao grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2013
Cinco estrelasGostei bastante do trabalho.Parabéns;