Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AMIZADE E SOLIDARIEDADE

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

Construir o conceito de amizade e solidariedade;

Desenvolver competências sociais;

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por amizade e solidariedade

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é amizade e solidariedade. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.

2° MOMENTO – Ouvindo a música: É tão lindo 

Entregamos para cada criança a letra da música: É tão lindo

É Tão Lindo

A Turma do Balão Mágico

Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças

Se tem bigodes de foca Nariz de tamanduá

-Parece meio estranho, heim!

-Rum! Também um bico de pato

E um jeitão de sabiá...

Mas se é amigo

Não precisa mudar

É tão lindo

Deixa assim como está

 E eu adoro, adoro

Difícil é a gente explicar

Que é tão lindo...

Se tem bigodes de foca

Nariz de tamanduá

-E orelhas de camelo, né tio?

-É!

Mas se é amigo de fato

A gente deixa como ele está...

É tão lindo!

Não precisa mudar

É tão lindo!

É tão bom se gostar

E eu adoro!

É claro!

Bom mesmo é a gente encontrar

Um bom amigo...

São os sonhos verdadeiros

Quando existe amor

Somos grandes companheiros

Os três mosqueteiros

Como eu vi no filme...

É tão lindo!

Não precisa mudar

É tão lindo!

Deixa assim como está

E eu adoro e agora

Eu quero poder lhe falar

Dessa amizade que nasceu

Você e eu!

 Nós e você!

Vocês e eu!

E é tão lindo!...

-Tio!

-Heim!

-É legal ter um amigo, né?

-É maravilhoso

Mesmo que ele tenha Bigodes de foca

E até um nariz de tamanduá

-E orelhas de camelo tio, lembra?

-Orelhas de camelo?

 -É tio!

-É mesmo, orelhas de camelo!

Mas é um amigo, não é?

-É!

-Então não se deve mudar!

Escolhemos essa letra pois fala das relações entre as pessoas além de destacar a importância de se respeitar as diferenças, que para você ser amigo de alguém não precisa mudar.

3º MOMENTO – Refletindo as nossas atitudes

 Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e apresenta algumas situações do cotidiano das mesmas, tais como: Uma criança que modifica alguma atitude em função da exigencia de outra para assim ser sua amiga; Se criança A é amiga de B então não pode ser amiga de criança C; Criança A escuta sua amiga Criança B que apresentou-se bastante triste; Criança A e B se dispuseram a ficar no momento o parque com criança C sentados no solário pois a criança C estava impossibilitada de ir brincar pois tinha machucado a perna.

Essas são apenas algumas situações possíveis de ser apresentadas, de acordo com a realidade de cada escola poderá ser modificada. Depois de cada apresentação o professor traz a discussão para o grande grupo fazendo com que todos reflitam sobre as atitudes apresentadas.

4º MOMENTO –Correio da amizade

Depois de evoluir bem as discussões o professor apresenta para o grupo o correio da amizade. O professor traz uma caixinha coberta e deixa na sala. Essa atividade poderá ser realizada de duas maneiras.

1-       O professor poderá realizar um sorteio com os nomes das crianças(estilo amigo secreto ou amigo aculto) e sugerir que as crianças enviem mensagens para o amigo que a criança sorteou.

2-       O professor deixa livre para que as crianças escrevam mensagens para quem elas queiram.

5º MOMENTO - Avaliando esses momentos

O professor reune o grupo de crianças, apresenta as questões iniciais, expostas no estudo, e discute com as crianças o que as mesmas aprenderam se perceberam se modificaram as suas atitudes etc.

Recursos Complementares

Indicamos como literatura complementar para esse conjunto de aulas os livros:

Pedro e Tina- Uma Amizade Muito Especial

Autor: Stephen Michael King   

e

Seja um bom amigo

Autor(a): Christine Adams

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

 Participaram da construção dos conceitos de Amizade e Solidariedade;

Modificaram as suas ações com relação, principalmente, ao grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.