27/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Selecionar algumas poesias para apresentação oral pelos alunos.
Selecionar, entre os alunos, uma capa única para a confecção de um livro de poesias.
Produzir um texto coletivo de apresentação para o livro de poesias a ser confeccionado.
Confeccionar um livro com as poesias produzidas pelos alunos.
Realizar uma exposição na biblioteca da escola.
Os alunos já deverão ter trabalhado com o gênero poesia e reconhecer as suas características.
Momento 1
1. Selecionar e apresentar aos alunos algumas poesias.
Sugestão: Poesias infantis de Vinícius de Morais.
2. Dividir a turma em duplas e entregar a cada dupla uma poesia para ser lida silenciosamente e depois oralmente para a professora e colegas.
3. Realizar o ensaio para a apresentação das poesias.
Professor: Lembrar aos alunos que deverão fazer a leitura com musicalidade e ritmo, de acordo com cada poesia.
4. Improvisar um palco e realizar a decoração do mesmo, relacionada com os temas das poesias que serão apresentadas. Essa atividade poderá ser feita interdisciplinarmente com Artes.
5. Realizar a apresentação das poesias pelas duplas. O ordem de apresentação poderá ser feita através de sorteio.
Sugestão: Se possível, as apresentações deverão ser filmadas ou fotografadas para posterior exposição.
6. Após a apresentação de cada dupla, solicitar aos alunos que façam uma ilustração, bem criativa, relacionada à poesia lida.
Momento 2
1. Solicitar a cada dupla que faça uma capa para a confecção de um livro de poesias da turma.
Professor: Lembrar aos alunos que a capa deverá ser criativa para que desperte a atenção do possível leitor.
2. Realizar uma votação, entre os alunos, para eleger a capa mais criativa do livro de poesias.
3. Depois de selecionada a capa que irá ilustrar o livro de poesias da turma, realizar, coletivamente, um texto de apresentação do livro.
Professor: Explicar aos alunos que o texto de apresentação do livro deverá constar o que ele contém e todos os passos que foram precisos para a sua produção. Exemplo: seleção e leitura das poesias, apresentação das mesmas num palco improvisado, confecção da capa.
* O texto deverá ser escrito no quadro pelo professor a partir das sugestões dos alunos.
* O professor poderá sortear um aluno para copiar, com capricho e atenção, o texto produzido, pois o mesmo será a apresentação do livro de poesias produzido pela turma.
4. Com o auxílio do professor, os alunos deverão fazer a confecção do livro de poesias, numerando as páginas e colocando as poesias em ordem.
5. Agendar com a bibliotecária da escola um dia para fazer a entrega do livro produzido, para que o mesmo fique exposto na biblioteca.
6. As fotografias dos alunos, caso tenham sido tiradas durante a apresentação, deverão ficar expostas junto com o livro.
7. As famílias dos alunos poderão ser convidadas a prestigiarem o trabalho dos alunos, fazendo uma visita à biblioteca da escola.
Poesias para crianças:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/
Ao final do trabalho o professor irá avaliar se os alunos:
- souberam eleger entre os seus pares uma capa única para o livro de poesias;
- produziram um texto coletivo de apresentação para o livro de poesias a ser confeccionado;
- confeccionaram um livro com as poesias produzidas seguindo critérios pré-estabelecidos;
- souberam expor o livro confeccionado na biblioteca da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2010
Cinco estrelasestava realmente necessitando de um caminho como este para trabalhar o livro com meus alunos.