Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Confeccionando um livro de poesias

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar algumas poesias para apresentação oral pelos alunos.

Selecionar, entre os alunos, uma capa única para a confecção de um livro de poesias.                    

Produzir um texto coletivo de apresentação para o livro de poesias a ser confeccionado.                    

Confeccionar um livro com as poesias produzidas pelos alunos.                     

Realizar uma exposição na biblioteca da escola.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter trabalhado com o gênero poesia e reconhecer as suas características.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

1. Selecionar e apresentar aos alunos algumas poesias.

Sugestão: Poesias infantis de Vinícius de Morais.

2. Dividir a turma em duplas e entregar a cada dupla uma poesia para ser lida silenciosamente e depois oralmente para a professora e colegas.

3. Realizar o ensaio para a apresentação das poesias.

Professor: Lembrar aos alunos que  deverão fazer a leitura com musicalidade e ritmo, de acordo com cada poesia.

4. Improvisar um palco e realizar a decoração do mesmo, relacionada com os temas das poesias que serão apresentadas. Essa atividade poderá ser feita interdisciplinarmente com Artes.

5. Realizar a apresentação das poesias pelas duplas. O ordem de apresentação poderá ser feita através de sorteio.

Sugestão: Se possível,  as apresentações deverão ser filmadas ou fotografadas para posterior exposição.

6. Após a apresentação de cada dupla, solicitar aos alunos que façam uma ilustração, bem criativa, relacionada à poesia lida.

Momento 2

1. Solicitar a cada dupla que faça uma capa para a confecção de um livro de poesias da turma.

Professor: Lembrar aos alunos que a capa deverá ser criativa para que desperte a atenção do possível leitor.

2. Realizar uma votação, entre os alunos, para eleger a capa mais criativa do livro de poesias.

3. Depois de selecionada a capa que irá ilustrar o livro de poesias da turma, realizar, coletivamente, um texto de apresentação do livro.

Professor: Explicar aos alunos que o texto de apresentação do livro deverá constar o que ele contém e todos os passos que foram precisos para a sua produção. Exemplo: seleção e leitura das poesias, apresentação das mesmas num palco improvisado, confecção da capa.

* O texto deverá ser escrito no quadro pelo professor a partir das sugestões dos alunos.

* O professor poderá sortear  um aluno para copiar, com capricho e atenção, o texto produzido, pois o mesmo será a apresentação do livro de poesias produzido pela turma.

4. Com o auxílio do professor, os alunos deverão fazer a confecção do livro de poesias, numerando as páginas e colocando as poesias em ordem.

5. Agendar com a bibliotecária da escola um dia para fazer a entrega do livro produzido, para que o mesmo fique exposto na biblioteca.

6. As fotografias dos alunos, caso tenham sido tiradas durante a apresentação, deverão ficar expostas junto com o livro.

7. As famílias dos alunos poderão ser convidadas a prestigiarem o trabalho dos alunos, fazendo uma visita à biblioteca da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final do trabalho o professor irá avaliar se os alunos:

- souberam eleger entre os seus pares uma capa única para o livro de poesias;                     

- produziram um texto coletivo de apresentação para o livro de poesias a ser confeccionado;                     

- confeccionaram um livro com as poesias produzidas seguindo critérios pré-estabelecidos;                      

- souberam expor o livro confeccionado na biblioteca da escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • irsmar, escola estadual , Roraima - disse:
    irismar.27@hotmail.com

    22/08/2010

    Cinco estrelas

    estava realmente necessitando de um caminho como este para trabalhar o livro com meus alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.