02/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Vivenciar as dificuldades impostas aos colegas com deficiência no âmbito da escola.
Valorizar o convívio solidário, particularmente com os colegas com deficiência, no contexto da escola.
Não são necessários.
ATIVIDADE I:
Orientações para o professor:
1.Peça para que um aluno identifique o lugar que sua carteira ocupa na sala. Por exemplo, a fila, o lugar da fila, próximo à porta, próximo à janela, etc. Em seguida, solicite que ele saia da sala, feche a porta e aguarde autorização para entrar.
2.Peça para os alunos que permaneceram na sala alterar as carteiras de lugar.
3.Do lado de fora da sala, tape os olhos do aluno e autorize-o entrar na sala e localizar sua carteira.
Discussão:
ATIVIDADE II:
Orientações para o professor:
1.Selecione um aluno da turma que queira ficar com os braços amarrados durante todo o intervalo do recreio.
2.Combine com os demais alunos que minutos antes do intervalo para o lanche, este aluno terá seus dois braços amarrados para trás.
3.Instrua-o aluno a fazer o que sempre faz neste intervalo. (Ir ao banheiro, tomar lanche, conversar com os colegas, entre outros).
Discussão:
Na aula imediata a esta atividade (que pode ser após o recreio ou no próximo dia) solicite ao aluno descrever a experiência vivenciada (as dificuldades, o que foi possível e o que não foi possível fazer, se recebeu ajuda de alguém, se precisou pedir ajuda ou se foi espontânea, o tratamento dos colegas, entre outros).
ATIVIDADE III:
Professor, para desenvolver esta atividade você precisará de uma cadeira de rodas ou uma muleta.
Selecione um aluno da turma que queira participar espontaneamente desta experiência.
Oriente-o a sair da sala e se locomover por toda a escola, ir ao banheiro, a cantina, ao pátio, a biblioteca, entre outros.
Discussão:
Solicite ao aluno descrever a experiência vivenciada (as dificuldades, o que foi possível e o que não foi possível fazer, se recebeu ajuda de alguém, se precisou pedir ajuda ou se foi espontânea, o tratamento dos colegas, entre outros, se conseguiu chegar a todos os lugares programados, se conseguiu ter acesso a todos os lugares).
Observação: Uma outra variação desta proposta é entrevistar um aluno cadeirante da escola sobre as questões propostas na discussão.
Fechamento: Solicite aos alunos que expressem uma única palavra que, em sua opinião, resume esta aula. Conclua a aula, trazendo a discussão que muitas escolas, pela força da lei, têm se adequado ou tentando se adequar para atender as necessidades das pessoas com deficiência. Mas, ainda assim, é preciso muito mais, como a solidariedade e o respeito de todos, a preparação de professores, entre outros. Exponha para os alunos algumas dicas sobre como nos relacionarmos com as pessoas com deficiências. Algumas delas estão apresentadas no site:
Proponha aos alunos, que em duplas, elaborarem um poema sobre solidariedade.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2010
Quatro estrelasgostei muito destas atividades, as vezes temos que fazer atividades onde o aluno vivencie na pratica certas dificuldades e limites, hoje nossa escola está inclusiva e poucos alunos sabem trabalhar com essa nova realidade, isso é solidariedade.