19/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
.Analisar, identificar e repudiar as atitudes e situações geradoras de discriminação.
.Valorizar o convívio pacífico e solidário no contexto da diversidade sociocultural.
Não são necessários.
Professor, inicie sua aula fazendo a seguinte reflexão com a turma:
A ausência de respeito e de solidariedade conduzem os membros de uma sociedade a serem indiferentes às necessidades de outros seres humanos. Estes, que nasceram ou se tornaram diferentes em seus aspectos físicos e sociais, são igualmente capazes e anseiam pelas mesmas oportunidades. Querem ser reconhecidos como seres humanos e portanto, querem viver!
Em seguida, proponha estas atividades:
ATIVIDADE I:
Selecione 15 alunos da sala que serão distribuídos em 5 grupos.
Cada subgrupo receberá uma situação que deverá ser, da melhor maneira possível, representada somente por meio de gestos.
As sugestões são as seguintes:
1.Pessoas obesas: Estão numa lanchonete e há algumas pessoas rindo deles.
2.Pessoas idosas: Estão num asilo sentados, olhos perdidos, assistindo televisão ou fazendo crochê.
3. Pessoas negras: Estão sendo impedidas de entrar num clube.
4. Pessoas com deficiência: Estão numa empresa apresentando currículos, buscando emprego.
5.Pessoas pobres: Estão nos lixões catando comida, dormindo nas calçadas, etc.
Os demais alunos tentarão identificar quais pessoas são representadas pelos grupos e o contexto da dramatização.
ATIVIDADE II:
Material: Um pirulito para cada aluno. (convença a turma da necessidade da participação de todos)
Todos os alunos deverão ficar de pé e em círculo.
O professor dará um pirulito para cada participante que deverá ser desembrulhado.
A partir deste momento, a posição de cada aluno será sempre a de ficar com o braço direito estendido que poderá mover-se para qualquer direção, exceto ser dobrado. A mão esquerda ficará livre.
O desafio proposto aos alunos é: Chupar o pirulito utilizando a mão direita. (Reforce com os alunos a posição dos braços que foi definida inicialmente).
Orientações para o professor:
Aguarde até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa.
Só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Caso seja conveniente, sugira que cada aluno sente-se e continue chupando o pirulito que lhe foi oferecido.
Proponha uma discussão que tenha como fundamento a solidariedade como atitude que nos aproxima do outro, refletindo que precisamos uns dos outros para viver em harmonia e com justiça social.
ATIVIDADE III:
Proponha aos alunos a seguinte leitura: DEFICIÊNCIAS Mario Quintana (escritor gaúcho 30/07/1906 - 05/05/1994) "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão pois, está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre. "
Após a leitura e comentários sobre as intenções do autor ao construir tais definições, proponha aos alunos que, individualmente, construam uma definição para solidário.
Professor: socialize as definições construídas.
A atividade avaliativa prevê uma associação de palavras.
1.Os alunos deverão estar em círculo. Caso não seja possível formar o círculo, a ordem poderá ser obedecida pela fila das carteiras.
2. O professor fala uma palavra e o aluno a sua direita diz outra que lhe está associada. E assim, sucessivamente.
Por exemplo: O professor inicia dizendo: discriminação. O aluno da direita diz repúdio. Este mesmo aluno diz convívio, o colega da direita: respeito. Cada aluno então dirá 2 palavras: uma que se associa a que ouviu e outra para que seja associada pelo colega da sua direita.
Professor, o objetivo é avaliar a aula de maneira informal. Para as palavras que não se associarem, solicite ao aluno que justifique sua colocação.
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