Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CORPOS DIVERSOS

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Analisar, identificar e repudiar as atitudes e situações geradoras de  discriminação.

.Valorizar o convívio pacífico e solidário  no contexto da diversidade sociocultural. 

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie sua aula fazendo a seguinte reflexão com a turma:

A ausência de respeito e de solidariedade conduzem os membros de uma sociedade  a serem  indiferentes às necessidades de outros seres humanos. Estes, que nasceram ou se tornaram diferentes em seus aspectos físicos e sociais, são igualmente capazes e anseiam pelas mesmas oportunidades. Querem ser reconhecidos como seres humanos e portanto, querem viver!   

Em seguida, proponha estas atividades:

 ATIVIDADE I:

Selecione 15 alunos da sala que serão distribuídos em 5 grupos.

Cada subgrupo receberá uma situação que deverá ser, da melhor maneira possível, representada somente por meio de gestos.

As sugestões são as seguintes:   

1.Pessoas obesas:  Estão numa lanchonete e há algumas pessoas rindo deles.

2.Pessoas idosas:   Estão num asilo sentados, olhos perdidos, assistindo televisão ou fazendo crochê.

3. Pessoas negras: Estão sendo impedidas de entrar num clube.

4. Pessoas com deficiência: Estão numa empresa apresentando currículos, buscando emprego.

5.Pessoas pobres: Estão nos lixões catando comida, dormindo nas calçadas, etc.   

Os demais alunos tentarão identificar quais pessoas são representadas pelos grupos e o contexto da dramatização.   

 

ATIVIDADE II:

Material: Um pirulito para cada aluno. (convença a turma da necessidade da participação de todos)

Todos os alunos deverão ficar de pé e em círculo.

O professor dará um pirulito para cada participante que deverá ser desembrulhado.

A partir deste momento, a posição de cada aluno será sempre a de ficar com o braço direito estendido que poderá mover-se para qualquer direção, exceto ser dobrado. A mão esquerda ficará livre.

O desafio proposto aos alunos é: Chupar o pirulito utilizando a mão direita. (Reforce com os alunos a posição dos braços que foi definida inicialmente).   

Orientações para o professor:   

Aguarde até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa.

Só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Caso seja conveniente, sugira que cada aluno sente-se e continue chupando o pirulito que lhe foi oferecido.   

Proponha uma discussão que tenha como fundamento a solidariedade como atitude que nos aproxima do outro, refletindo que precisamos uns dos outros para viver em harmonia e com justiça social.

ATIVIDADE III:

Proponha aos alunos a seguinte leitura:     DEFICIÊNCIAS  Mario Quintana (escritor gaúcho 30/07/1906 - 05/05/1994)   "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão pois, está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.   

 E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:    

 "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre. "        

Após a leitura e comentários sobre as intenções do autor ao construir tais definições, proponha aos alunos que, individualmente, construam uma definição para solidário.

Professor:  socialize as definições construídas.     

Recursos Complementares

 

Avaliação

A atividade avaliativa prevê uma associação de palavras.

1.Os alunos deverão estar em círculo. Caso não seja possível formar o círculo, a ordem poderá ser obedecida pela fila das carteiras. 

2. O professor fala uma palavra e o aluno a sua direita diz outra que lhe está associada. E assim, sucessivamente.

Por exemplo: O professor inicia dizendo: discriminação. O aluno da direita diz repúdio. Este mesmo aluno diz convívio, o colega da direita: respeito.  Cada aluno então dirá 2 palavras: uma que se associa a que ouviu e outra para que seja associada pelo colega da sua direita.

Professor, o objetivo é avaliar a aula de maneira informal. Para as palavras que não se associarem, solicite ao aluno que justifique sua colocação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.