Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR - INTRODUZINDO CONCEITOS: MATÉRIA PRIMA, PRODUTO INDUSTRIALIZADO, ZONA RURAL E URBANA.

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar as diferenças entre a realidade urbana e a realidade rural, por intermédio da leitura da paisagem;

-Perceber que as diferenças entre as paisagens rural e urbana, são relativas à  realidades sociais que comportam modos de vida, relativamente diferentes;

-Distinguir a matéria prima de produto industrializado;

-Identificar os órgãos dos sentidos utilizados na identificação do produto industrializado;

-Elaborar um texto a partir dos conceitos trabalhados tendo como referência um produto industrializado. 

Duração das atividades
Aproximadamente 240 min - distribuidos em Três (3) atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor resgate com seus alunos o conceito que eles têm sobre zona rural e zona urbana. Se você trabalha em uma região rural, com certeza seus alunos terão uma visão mais ampliada desta região. Se você trabalha em grandes centros urbanos vai lidar com alunos que nunca foram a uma zona rural e que, portanto conhecem apenas por imagens, televisão, filmes, livros. Fazer um diagnóstico é importante para que você possa contribuir com a ampliação destes conceitos. Mas, estamos também trabalhando a produção de texto, por isso fique atento ao modo como os alunos estruturam suas ideias no texto.

-Verifique também quais são as hipóteses que eles têm sobre materia prima e produto industrializado.

Estratégias e recursos da aula

Professor nossa aula está estruturada em 3 momentos, porém a forma como você vai conduzi-la, a interação dos alunos nas atividades é que determinarão a duração de cada momento que se integram.Veja como a aula está organizada e os materiais que vai utilizar:

-Aula interativa;

-Revista, jornais e livros usados (para recorte);

-Mural com imagens pesquisadas;

-Balas de morango ou outra fruta da região ou que eles conheçam (manga, goiaba, laranja, limão), uma para cada aluno;

-Produção de texto;

-Socializando o texto produzido;

Atividade: 60 minutos aproximadamente.

RESGATANDO CONCEITOS.

-Esta atividade interdisciplinar pressupõe um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Geografia e Ciências) e possibilita a contextualização do conteúdo tornando o mais significativo para o aluno. Porém, ela não pretende esgotar ou aprofundar os conceitos trabalhados, mas introduzir o conteúdo.

- Professor uma forma de motivar seus alunos para um tema é despertar neles o interesse, para isso a linguagem visual é muito rica, explore imagens das paisagens, pois elas contribuem para a elaboração do conceito.

TRABALHANDO COM A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA

 -Sabemos que atualmente a paisagem rural tem se misturado com a paisagem urbana. À medida que as cidades avançam, elas vão se misturando.

-Em algumas fazendas também percebemos mudanças na paisagem, com o avanço das agroindústrias, com seus complexos industriais.

-Assim, para trabalhar o conceito de  paisagem é necessário resgatar o conceito na geografia contemporânea na qual vai além do espaço integral, pois nele há conteúdos, funções e significados que não são visualmente identificáveis e só o são por outros meios.

-Proponha que os alunos pesquisem e levem para sala gravuras, fotos ou pinturas de zona rural e zona urbana

MONTANDO UM PAINEL 

-Leve para sala um papel pardo de 2m de cumprimento por 1m de altura. Divida-o ao meio e identifique cada quadro com uma paisagem (RURAL-URBANA).

-Lembre-se de identificar o trabalho com: título, quem produziu o trabalho e o objetivo,

-Veja uma sugestão:

PAISAGEM RURAL E PAISAGEM URBANA

Objetivo do trabalho: identificar as diferenças entre a paisagem rural e urbana.  

Alunos do/a:________________________

Paisagem Rural                                                  Paisagem Urbana

-Solicite que os alunos colem as gravuras classificando-as.

2ª Atividade: 60 minutos aproximadamente.  Registrando no caderno 

-Este é um excelente momento para você verificar  e ampliar  o conceito que eles têm.

- Explore o painel  e esclareça que as diferenças entre as paisagens rural e urbana, são relativas à  realidades sociais que comportam modos de vida, relativamente diferentes; ou seja a paisagem não é só montanhas, ruas ou prédios, ela existe em função de pessoas que vivem no local, que mantém a paisagem ou a modifica, de acordo com seu modo de vida, mas não são apenas os seres humanos que modificam a natureza, os fenômenos naturais também provocam mudanças na paisagem.

 EXPLORANDO O PAINEL.  

Observando o painel montado coletivamente responda:

1.      O que caracteriza a zona rural?

2.      O que caracteriza a zona urbana?

3.      Como vivem as pessoas na zona rural e na zona urbana?

4.      Por que elas têm modos de vida diferentes?

3ª Atividade: 120 minutos aproximadamente. Registrando no caderno 

PRODUÇÃO DE TEXTO: INTRODUZINDO CONCEITOS DE MATÉRIA PRIMA E PRODUTO INDUSTRIALIZADO.

 -Professor aproveite que você já trabalhou os conceitos de zona rural e zona urbana e proponha uma produção de texto resgatando estes conceitos e introduzindo os conceitos de MATERIA PRIMA e PRODUTO INDUSTRIALIZADO. Para isso utilize uma dinâmica saborosa.

Vamos lá! 

-Leve para sala de aula balas de frutas que eles conheçam de preferência que sejam de frutas produzidas na região (goiaba, manga, morango, abacaxi ou outras).

-Combine com eles que todos devem fechar os olhos e fazer somente o que você orientar.

1.      Depois que todos já tiverem fechado os olhos coloque sobre a mesa de cada aluno uma bala, de fruta. Vamos utilizar o exemplo imaginando que você levou balas de morango.

2.      Ainda de olhos fechados peça que tentem localizar com a mão direita o que você colocou sobre a mesa (utilize os termos corretos dos órgãos dos sentidos e conduza devagar a atividade. Deixe que percebam, sinta o cheiro, o sabor e visualizem a bala).

3.       - Peguem o objeto que está sobre a mesa, utilizem a mão e por meio do tato, apalpem o objeto, sintam a sua consistência e seu formato.

4.      Agora, ainda de olhos fechados levem até o nariz, com o olfato sintam o cheiro da bala.

5.      Abram os olhos e com a visão, observem o objeto. Vocês já haviam descoberto que objeto era este, apenas utilizando o tato e olfato? Por quê?

6.      Do que vocês acham que é esta bala? Qual a matéria prima que foi utilizada para  fabricar esta bala? (se não tiverem noção do que é matéria prima, introduza o conceito).

7.      Agora, retirem a embalagem da bala e levem até a boca e utilizando o paladar sintam o sabor. Qual sabor vocês perceberam? Agora é possível saber com mais certeza qual a matéria prima que foi utilizada em sua fabricação?

8.      De onde vocês acham que veio esta matéria prima?

9.      Para termos uma bala de morango alguém plantou este morango?

10.  Onde ele foi cultivado?

11.  Como ele chegou até a fábrica? Em que ele foi transformado?

12.  A bala passou por um processo de transformação junto com outros produtos e se transformou em que? (produto industrializado)

13.  Será que foi utilizado apenas o morango? Quais os outros ingredientes que vocês perceberam ao degustar a bala (doce, azedo)?

14.  Como esta bala chegou ate nós?   

PRODUZINDO TEXTO 

-Solicite que os alunos imaginem todo processo vivido pelo morango, desde a colheita na lavoura, zona rural, até chegar a nossa boca, em forma de bala, como se eles fossem o morango. Faça a sugestão do título e proponha um início, mas caso eles tenham outra ideia você deve respeitar:

Uma bala de morango

 Eu era um morango e vivia tranquilo em uma lavoura na zona rural, mas um belo dia....

Socializando o texto produzido

-Professor os textos produzidos por meio desta dinâmica são criativos e interessantes. Solicite que leiam para os colegas.

-Você poderá pedir que troquem ou que, em duplas, leiam um para o outro.

-Oriente-os a avaliar o texto do colega observando: o colega descreveu todo processo que o morango passou até chegar a nossa boca? Suas idéias ficaram claras?

-Para finalizar, faça um varal com as produções, assim todos terão acesso aos textos.

Recursos Complementares

BRANDT, Vinicius Caldeira (1982) - “Da resistência aos movimentos sociais: A emergência das classes populares em São Paulo”, in Singer, P. e Brandt, V.C. (org.), São Paulo: O povo em movimento, Petrópolis, Vozes/CEBRAP.

SADER, Eder, 1988. Quando novos personagens entraram em cena, São Paulo, Paz e Terra, 1988. 

Avaliação

-Professor para avaliarmos a aprendizagem do aluno, é necessário resgatarmos nossos objetivos, pois eles nortearão a avaliação.

-Ao montar o painel verifique por meio da classificação das imagens, se eles compreenderam a diferença entre a realidade urbana e realidade rural.

-Acompanhe as respostas que os alunos colocam e verifique se eles percebem que as diferenças entre a paisagem rural e a paisagem urbana, são relativas à  realidades sociais  e aos modos de vida diferentes de cada contexto.

- Para você verificar o conceito de matéria prima e produto industrializado que eles têm, verifique a produção de texto, pois ao falar sobre o processo de transformação do morango em bala eles vão revelar estes conceitos.

-Enfim, todos os conceitos trabalhados, podem ser avaliados por meio das atividades desenvolvidas, por isso, sua observação é fundamental. Se você estiver atento poderá perceber se o aluno compreendeu ou não e assim retomar ou avançar com sua proposta.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vilmo damo, seedpr , Paraná - disse:
    vilmod@gmail.com

    18/10/2010

    Quatro estrelas

    conteúdo de ótima oportunidade do educando poder conhecer e valoriza estes espaços. Possibilitando uma interaçao cada vez maior na soluçao ou como evitar problemas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.