Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TÍTULO: A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR: DESCREVENDO AMBIENTES; NATURAL E MODIFICADO

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele;

-Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente;

-Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem;

-Estruturar o texto de forma coerente.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, estruturando pequenos textos, mas para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

-Professor esta aula está estruturada em 3 momentos, mas a duração das atividades poderá ser modificada de acordo com o envolvimento da turma, dos conhecimentos prévios que ela têm sobre o tema, das dificuldades e das facilidades que encontram ao realizar as atividades.

-Nossa aula pressupõe a interação dos alunos em todas as etapas do trabalho e a utilização de alguns recursos, veja a proposta:

-Aula interativa.

- viagem imaginária.

-Som e Cd de música com sons da natureza.

-Aroma do campo (incenso ou spray com cheiro de flores do campo)

-Produção de texto.

-Máquina fotográfica ou fotos prontas, caso não seja possível utilize gravuras de revistas, livros ou jornais usados.

1ª  Atividade: aproximadamente 120minutos.

 -Professor a descrição é um importante recurso de expressão no cotidiano. Ela contribui de forma efetiva com a aprendizagem, principalmente no ensino fundamental, pois auxilia na estruturação do pensamento, na construção e organização do conhecimento. Portanto, utilizá-la enquanto recurso interdisciplinar é possibilitar uma aprendizagem significativa, assim proponha a seus alunos uma viagem imaginária.  

VIAGEM IMAGINÁRIA.

Professor prepare o ambiente.

-Coloque um incenso de flores do campo ou outro perfume que lembre o mato, ou utilize um spray. Estes recursos são opcionais, se você não tiver isto não inviabiliza o trabalho.

-Coloque uma música suave, com sons da natureza. Existem no mercado vários CDs com sons da natureza. No sítio

 http://www.imusica.com.br/Album.aspx?id=627 você encontra alguns álbuns disponíveis para compra, mas se não tiver conduza a viagem sem a música utilize um tom de voz suave, de forma que as crianças se deixem levar... 

-Solicite que todos fechem os olhos, deitem a cabeça na mesa, respirem suavemente e imaginem que estão todos dentro de um ônibus viajando em direção a uma floresta.

-Oriente-os que sentem ao lado de uma janela do ônibus e observem a paisagem que está cada vez mais verde. O ônibus para, e todos descem. Vamos agora entrar na floresta. Observem as árvores imensas a nossa frente, a vegetação fechada. -Iniciamos nossa caminhada pisando nos galhos finos das árvores que estalam quando quebramo-los com os pés. As folhas cobrem o chão úmido e durante a caminhada, temos que nos abaixar algumas vezes, para nos livrar dos galhos das árvores que se colocam a nossa frente.  

-Ouçam o canto dos pássaros, o barulho dos animaizinhos que correm em meio as árvores, os grilos, os insetos voando ao nosso redor, macaquinhos nos observando de longe, escondidos por entre as folhas, o vento soprando  as folhas das árvores...

- Respirem fundo...sintam o cheiro do mato, das flores que estão se abrindo. Sintam o perfume da floresta...

- Ouçam o barulho das águas... um riacho corre logo abaixo. Vamos descer até as margens desse riacho de água cristalina, limpa e doce. Observem os peixinhos nadando, o cardume desliza de um lado ao outro. Toquem a água com as mãos. Sintam o frescor da água em suas faces, afinal esta é uma água pura, cuja nascente brota em meio às folhagens que a protege.

-As imensas árvores se colocam em nosso caminho, cujas copas reinam poderosas deixando passar alguns raios de sol que buscam alcançar o solo úmido. Tentem abraçar uma árvore. Sinta a extensão do seu tronco, a dureza da madeira, o pulsar da seiva que corre dentro de seu tronco.

- Ainda dentro da floresta buscamos o caminho de volta. Pela sombra das imensas árvores voltamos pelo mesmo caminho, deixando para trás os animaizinhos que nos observam com olhos assustados, o cheiro das plantas, o perfume das flores, o canto dos pássaros.

-Ao sairmos da floresta avistamos o nosso ônibus e, apesar de cansados e com os pés sujos de terra úmida e fofa, estamos felizes de poder ter visto uma floresta, uma paisagem natural, que o homem ainda não modificou que preserva toda sua diversidade natural.

-Todos retornamos aos nossos lugares e ainda sob o efeito dos cheiros da floresta que entraram em nossos pulmões, chegamos em nossa escola e aqui estamos em nossa sala.

-Abram os olhos lentamente... alonguem os braços (espreguicem) e retomem sua posição. Produção de texto: descrevendo uma paisagem natural.

Registrando no caderno - PRODUZINDO  TEXTO :

Descrevendo uma paisagem natural  .

-Professor sabemos que descrever é “fazer um retrato”, é dar as características, é dizer como é, assim, ainda “sob o efeito da viagem na floresta”, proponha que os alunos resgatem as imagens, os cheiros, as sensações, as percepções que tiveram durante o passeio  e descrevam o que viram, sentiram e perceberam nesta paisagem.  Eles não precisam ficar restritos ao que você descreveu enquanto conduzia o passeio. Com certeza terão muito para contar.

-Depois de descrever solicite que façam um desenho buscando representar esta paisagem que imaginaram. Ele deve ser bem colorido e buscar representar o máximo possível da diversidade natural percebida.

-Se quiser pode sugerir um título ou deixar que escolham, por exemplo:

“Descrevendo uma viagem pela floresta”

- Pintando um quadro.

-Peça que façam uma ilustração da paisagem que imaginaram. Se puder faça uma parceria com o professor de Artes,  utilize aquarela ou outra técnica de desenho ou pintura, mas se não for possível faça você mesmo a proposta. Distribua uma folha com  a moldura ou solicite que eles façam no caderno:

Minha Floresta

Aluno:

2ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Produção de texto: descrevendo uma paisagem modificada pelo homem.

-Professor para que os alunos percebam as modificações feitas pelo homem sobre a natureza e possam “imaginar” as características de uma paisagem geográfica proponha  que escolham um local da escola  ou do bairro onde moram e  que sofreu modificações pelo ação do homem.

-Se puderem, solicite que tirem fotos deste local e colem no caderno, ou então que tragam uma foto pronta de algum lugar que conheçam e apresente as características de uma paisagem modificada pelo homem, mas se não tiverem o recurso da foto, solicite que recortem de revistas, jornais ou livros.

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

1- Onde está localizada a paisagem observada?

2- Quais as modificações observadas (construção, corte de árvores, modificação no terreno e outros)?

3- O que chamou a sua atenção? Solicite que tragam estas observações registradas para próxima atividade.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DESCREVENDO UMA PAISAGEM MODIFICADA

-Para encerrar esta aula solicite que colem no caderno a foto ou o recorte da paisagem modificada que observaram.

 -A partir da foto ou da imagem (recorte) e das questões registradas peça que produzam um texto descritivo, no qual devem descrever de forma clara e coerente o que observaram.

-Sugestão de título: “Descrevendo uma paisagem modificada pelo homem”

Recursos Complementares

-Segundo Texto enviado por Nássara Andrade http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=890&action=read   Consulta realizada em 07/04/2010 O conceito de paisagem é distorcido, pois muitas pessoas entendem que ela é somente aquilo natural, porém paisagem nada mais é que o domínio do visível, tudo aquilo que possamos ver. Ela é formada não só por volumes, mas também por cores, odores, movimentos, sons. Em suma, é o conjunto daquilo que vemos e sentimos, é o resumo da percepção.  

-Para ampliar nosso conceito de paisagem a professora Maria José, postou uma linda imagem e faz a seguinte reflexão no blog  http://geografandoavida.blogspot.com/2009/02/paisagens-naturais-e-modificadas.html Para a Geografia, paisagem é o conjunto dos elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais que podemos observar em um lugar. Em algumas paisagens, podemos observar que existem apenas elementos naturais ou poucos elementos culturais. Essas são as paisagens naturais, onde a presença humana é pequena ou inexistente. Já as paisagens geográficas são aquelas resultantes do trabalho humano que modifica a natureza. 

- É importante lembrar que os fenômenos naturais também modificam a paisagem. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios, construindo as cidades, etc.

Avaliação

-A partir da atividade realizada pela turma, solicite que troquem as produções entre seus pares, assim os colegas poderão avaliar o conteúdo e a forma.

-Proponha também que alguns alunos leiam seu texto e verifique se eles compreenderam o conceito de paisagem natural e paisagem modificada.

 -Se perceber problemas de coesão e coerência, proponha a reescrita, pois é uma excelente forma para o aluno rever seu  texto e aprender, mas sabemos que nem sempre é possível orientar uma turma de 30 alunos, por isso  a cada atividade escolha um grupo. Privilegie principalmente os alunos que apresentam mais dificuldades.

-Em caso de dificuldades retome com eles o conceito trabalhado durante a produção de texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria sonia, FACSAL FACULDADE DE SANTA LUZIA , Minas Gerais - disse:
    marialindinha2009@yahoo.com.br

    13/08/2010

    Cinco estrelas

    Impressionante a conexão de idéias. estou preparando uma apresentação para o curso de pedagogia e o assunto é totalmente novo para mim; elaborei algo com o pouco de informaçôes que eu tinha e procurei o portal do professor para me certificar da minha elaboração,e me surpreendi ao ver que não estava tão distante do proposto. É a primeira vez que acesso o portal do professor, mas, com certeza não será a última. Gostaria de mais tempo disponível para acessá-lo mais vezes daqui para frente.obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.