Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORKUT E MSN: AS PESSOAS TÊM POR OPÇÃO OU POR PRESSÃO?

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Avaliar a utilização dos recursos tecnológicos, considerando valores éticos tais como: responsabilidade, liberdade de escolha, privacidade, respeito a si mesmo e ao outro.
  2. Conhecer e analisar depoimentos de crianças e jovens, relacionados à opção de se usar ou não o Orkut e o MSN no dia a dia.
  3. Identificar aspectos favoráveis e desfavoráveis referentes à utilização de Orkut e de MSN para o relacionamento humano.
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos saibam o que é e para que servem o Orkut e o MSN no contexto atual, mesmo que alguns alunos não tenham acesso a estes recursos tecnológicos no seu dia a dia.  

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Na sociedade contemporânea, não podemos negar o lugar de destaque que ocupam as tecnologias de informação e de comunicação e a sua importância na aprendizagem e nas relações interpessoais. No entanto, é fundamental utilizar estas tecnologias de forma criteriosa e ética, para que realmente elas possam cumprir a função de expandir os conhecimentos, as informações e possibilitar uma comunicação respeitosa com o outro.

Como a escola está inserida neste contexto de avanços tecnológicos frequentes e acelerados, também deve ser um espaço aberto para discussões relativas ao tema. Assim, nesta aula, optamos por discutir o uso do Orkut e do MSN, de forma reflexiva, crítica e problematizadora, uma vez que estes recursos são amplamente utilizados por crianças e adolescentes.

Desta forma, pretendemos colaborar no sentido de incrementar as discussões acerca desta temática e de reconhecer a importância do uso responsável e seguro destas ferramentas tecnológicas.

1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula, apresentando a história em quadrinhos intitulada “Em tempo real”, acessando o sítio http://hosting.pop.com.br/educando/quadrinhos.php (Professor, onde aparece o título “Outras histórias”, você deverá clicar “Em tempo real”. Neste sítio você encontrará também várias outras histórias em quadrinhos relacionadas ao uso responsável da internet). 

Em seguida, o professor deverá perguntar: O que esta história leva a pensar?  Possibilitar aos alunos que compartilhem as suas opiniões, o que pensaram a partir da história.

O professor continuará problematizando com as seguintes questões: A pessoa que não utiliza a internet deve ser considerada desatualizada, fora da realidade atual? As inovações tecnológicas, como a internet, Orkut e MSN, têm contribuído para a vida das pessoas? Como as crianças e adolescentes têm usado estes recursos? Será que o acesso a internet, ao Orkut e MSN sempre facilita a realização de atividades do dia a dia e a comunicação entre as pessoas? Você acha que as pessoas têm Orkut e MSN por opção ou por pressão? Por quê?

Abrir espaço aos alunos para que opinem, argumentem acerca das problematizações feitas pelo professor.

Em seguida, deverão coletivamente identificar e analisar situações escolares em que os colegas se sentem incluídos ou excluídos devido à utilização ou não do Orkut e do MSN (Professor, este é um momento em que deverá ser incentivada a expressão de sentimentos, principalmente, por parte dos alunos que se sentem excluídos das conversas e das situações relacionadas ao uso dos recursos tecnológicos, por não terem acesso a eles. Assim, é importante valorizar também as outras formas de comunicação e de aprendizagem utilizadas por estes alunos).   

Dando continuidade, cada aluno deverá responder, por escrito, as seguintes perguntas: “Você tem Orkut e MSN por pressão ou por opção?” e “Você consegue viver sem Orkut e MSN?" Por quê?” Em seguida, compartilhar e discutir as respostas com os colegas, observando o que predomina no grupo.

Prosseguindo, levar os alunos para o Laboratório de Informática da escola e organizá-los em duplas. Cada dupla deverá pesquisar depoimentos de crianças e jovens relacionados à opção ou não de se usar Orkut e MSN no dia a dia, tendo como referência as perguntas: “Você tem Orkut e MSN por opção ou por pressão?” e “Você consegue viver sem Orkut e MSN?” (Professor, como sugestão para a pesquisa dos depoimentos, os alunos também poderão acessar os sítios

http://www.ibr-online.com.br/especiais/leitura_pais/orkut.html

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/231710/ 

Na sequência, as duplas poderão classificar os depoimentos segundo os critérios: ter orkut e MSN por opção, ter orkut e MSN por  pressão, aqueles que dizem não viver sem Orkut e MSN e aqueles que conseguem viver sem eles, analisando os motivos apresentados pelas pessoas em relação ao seu posicionamento (Professor, de acordo com os depoimentos pesquisados, os alunos poderão utilizar outros critérios de classificação).

Em seguida, cada dupla deverá socializar os depoimentos encontrados e as discussões feitas em relação a eles. Ao término da socialização, todo o grupo deverá identificar as semelhanças e diferenças entre os seus próprios depoimentos e os que foram pesquisados pelas duplas.

2ª ATIVIDADE: Dinâmica: “Passando a caixa...”

(Professor, para a realização desta dinâmica, você precisará de uma caixa e de fichas com palavras sugeridas como: responsabilidade, liberdade de escolha, respeito, privacidade, conhecimento, solidariedade, comunicação, riscos, segurança, cuidado, regras e outras que queira acrescentar).

Alunos sentados em roda. O professor inicia a atividade com as seguintes instruções: “Vou colocar uma música suave e entregar ao aluno sentado à minha direita uma caixa contendo fichas com palavras. Este deverá recebê-la e entregar ao seu colega que está do seu lado direito e, assim, sucessivamente. Quando a música parar, o aluno que estiver com a caixa na mão, deverá retirar uma ficha, ler a palavra e dizer, de forma breve, o que ela tem a ver com o uso dos recursos tecnológicos, como Orkut e MSN, em nosso dia a dia”. A atividade deverá continuar até que sejam retiradas e lidas todas as palavras.

Ao final da atividade, o professor poderá abrir espaço para alguns comentários dos alunos referentes às relações estabelecidas entre as palavras lidas e o uso da internet, Orkut e MSN. Neste momento é necessário, então, ressaltar a importância dos valores éticos para a utilização dos diversos recursos tecnológicos.    

3ª ATIVIDADE: Alunos divididos em grupos, mas cada aluno deverá receber parte do texto “Orkut – bons princípios e maus usuários”, de Marcelo dos Santos, para ser lido e discutido pelo grupo.

                                  Orkut - Bons princípios e maus usuários                                          

Marcelo dos Santos     

     Vamos usar esta revolucionária ferramenta a nosso favor, aproximando-nos dos amigos, dos parentes distantes, das pessoas que nunca mais encontramos...

     A internet veio e as relações estreitaram-se a um patamar nunca atingido há décadas, mesmo quando da invenção do telefone. Junto com a internet, vieram os vários programas de comunicação, como o MSN, o Yahoo Messenger e tantos outros.      

     Como uma inovação, no meu ponto de vista, foi criado o orkut, uma rede de relacionamentos mundial, livre e gratuita, aproximando ainda mais as pessoas, muito mais que em qualquer outra época, expondo as suas particularidades e, algumas vezes, até assuntos sigilosos.      

     O orkut já está servindo até como prova em casos de separação, bem como oferecendo subsídios à sequestradores e outros "fora-da-lei". É aí que mora o perigo. Pessoas inescrupulosas ficam pesquisando os dados de suas futuras vítimas, aproveitando-se da inocência de muitos usuários que divulgam informações demais.     

     Fotos devem ser colocadas com cuidado; telefones e informações particulares jamais devem ser disponibilizados.      

     Vamos usar esta revolucionária ferramenta a nosso favor, aproximando-nos dos amigos, dos parentes distantes, das pessoas que nunca mais encontramos...

Fonte: http://www.ibr-online.com.br/especiais/leitura_pais/orkut.html (Professor neste sítio está disponibilizado o texto na íntegra, contendo na 2ª parte alguns comentários de alunos sobre as ferramentas Orkut e MSN, ou seja, eles escreveram o que sabem sobre Orkut e MSN – o que é, para que servem, pontos positivos e negativos. Vale a pena conferir!) 

Na sequência, com base no texto lido, nos depoimentos e nas discussões realizadas durante a aula, cada grupo deverá identificar e listar os aspectos favoráveis e os desfavoráveis relativos à utilização do Orkut e do MSN, para em seguida, compartilhá-los com os demais colegas.

Após a socialização por cada grupo, o professor deverá propor a elaboração de um texto coletivo, que sintetize aspectos discutidos e pesquisados anteriormente, tais como: se as pessoas têm Orkut e MSN por opção ou por pressão, pontos favoráveis e desfavoráveis em relação ao uso do Orkut e do MSN para o relacionamento humano, dentre outros. Este texto poderá ser publicado no jornalzinho da escola.

4ª ATIVIDADE: "Desconectados do Orkut e do MSN"

O professor deverá convidar os alunos a participar de um "desafio" a ser realizado em casa: quem consegue ficar durante uma semana sem acessar o Orkut e o MSN? Cada aluno deverá  registrar a cada dia os seus sentimentos, as atividades que foram colocadas no lugar do acesso ao Orkut e MSN, outras formas utilizadas para relacionar com as pessoas etc.

Após o período estabelecido pelo professor, os alunos deverão socializar primeiramente se conseguiram realizar a tarefa proposta e, em seguida, de forma sintética, compartilhar os registros feitos a cada dia em que se mantiveram "desconectados" do Orkut e do MSN. Prosseguindo, professor e alunos deverão sintetizar oralmente os sentimentos relatados que foram comuns entre os alunos, as atividade que passaram a realizar, as outras formas de relacionamento utilizadas por eles neste período e outros aspectos que consideraram favoráveis e desfavoráveis em relação à experiência vivida.

Dando continuidade, os alunos ainda poderão socializar esta experiência com professores e colegas de outras turmas, abrindo espaço para a troca de idéias, de novos questionamentos em relação à temática da aula e o desafio de buscar o equilíbrio relacionado à utilização destas inovações tecnológicas no dia a dia.

Recursos Complementares

Professor, como complementos enriquecedores para a aula, sugerimos a leitura dos artigos que estão disponíveis nos sítios

http://e-educador.com/index.php/mundo-high-tech-mainmenu-99/4173-msn  “Orkut e MSN - relações virtuais”  

http://www.skrol.com/2010/02/criancas-representam-10-das-visitas-no.html   “Crianças representam 10% das visitas no Orkut”.  

http://securityweb.ueuo.com/orkut/historia.htm     "História do Orkut"

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: refletir criticamente sobre a finalidade e o uso dos recursos tecnológicos na vida de crianças e adolescentes; expressar por escrito o que pensam sobre a utilização do Orkut e MSN; pesquisar e analisar depoimentos de crianças e jovens, relacionados à opção de se usar ou não o Orkut e o MSN no dia a dia; considerar a importância dos valores éticos ao utilizar os recursos tecnológicos; identificar e analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis referentes à utilização de Orkut e de MSN para o relacionamento humano; produzir texto coletivo sobre o tema; participar de forma ativa e crítica da atividade "Desconectados do Orkut e do MSN".    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.