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O gênero carta aberta publicada na mídia

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

ler o gênero carta aberta publicada em diferentes meios da mídia impressa;

conhecer a função comunicativa desse gênero;

aprender a composição estrutural do gênero carta aberta;

produzir uma carta aberta a partir de uma situação vivenciada pelos alunos, seja na escola, no bairro ou na cidade onde vivem.

Duração das atividades
quatro aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ler textos de média complexidade lexical;

localizar informação no texto;

fazer, no mínimo, inferências simples;

saber o que é um texto de opinião;

saber o que é linguagem padrão e não padrão;

conhecer as características do gênero carta.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Atividade oral - motivação

Atividade em grupos de quatro alunos

Propor aos alunos uma discussão sobre o que conhecem do gênero carta, a partir das questões:

1 - liste os tipos de cartas conhecidas pelo grupo;

2 - liste as características próprias dos diferentes tipos de cartas: linguagem usada, elementos que as compõem; contextos de uso;

Após este exercício, os grupos apresentam as conclusões das discussões e o professor faz as correções e comentários necessários.

Atividade 2 - Dupla

Laboratório de Informática

Leitura da carta do santo Papa Bento XVI aos católicos na Irlanda sobre os abusos sexuais contra os coroinhas da igreja católica.

Disponível em:

http://cesaraugustoliveira.blogspot.com/2010/03/carta-pastoral-do-santo-padre-bento-xvi.html 

 Acesso em 02/06/2010

Procedimentos de Leitura

Leitura silenciosa para percepção do sentido global das cartas

Os grupos discutem e anotam, no caderno, suas conclusões para as seguintes questões:

1- Onde foi publicada a carta?

2- Quem a assina?

4 - Quem são seus destinatários?

5 - Qual é o objetivo desta carta? 

6 - Qual é a posição do remetente sobre o assunto abordado? Que argumentos ele usa?

7 - Estabeleça semelhanças e diferenças entre a carta do papa, a carta pessoal e as demais cartas que vocês conhecem.

8-  Quem são os destinatários de uma carta aberta?

9-  Qual é a função deste tipo de carta?

10- Que registro de linguagem foi usado? Por que o uso deste tipo de registro?

11- Quem são os possíveis leitores deste tipo de carta?

12 -Tente construir um conceito para este tipo de carta.

 Atividade 3

Turma em círculo

Professor, para a exposição das conclusões, sugira que cada grupo apresente duas respostas. Durante a socialização, os grupos complementam suas respostas. Caso seja necessário, o professor faz as devidas intervenções, explicando, ao final da atividade, o conceito de carta aberta. A partir do texto em estudo, sistematize com os alunos a estrutura composicional deste gênero discursivo.

Atividade 4 - Exibição em datashow da carta aberta abaixo

Leitura oral por um aluno

Atividade oral - Discussão coletiva

Carta aberta dos trabalhadores em Educação

Carta aberta à população

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado.

No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apoiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade.

Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer.

Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões.

Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País.

Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes.

Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas.

Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta.

 FETEMS e seus 69 Sindicatos Municipais afiliados -25 de abril de 2007

Promova a seguinte discussão a partir dos pontos:

1 - remetente da carta;

2 - problemas denunciados na carta;

3 - objetivos da publicação;

4- reivindicações e propostas apresentadas para resolução dos problemas;

5 - argumentos usados;

6- recursos de linguagem persuasiva, ou seja, com a intenção de convencer o leitor.

7- diferenças e semelhanças entre as duas cartas (a do papa e a do sindicato).

Atividade 5

Produção de texto: Gênero Carta Aberta

Atividade em grupo de 3 ou 4 alunos

Pedir aos alunos que façam uma lista de situações problemáticas vivenciadas na escola que eles acreditam ser preciso repensar: por exemplo, sobre o lanche, as normas para uso do boné, o atendimento da biblioteca, o uso do celular, a sinalização do trânsito na porta da escola, as condições da escola para a circulação dos cadeirantes, dentre outras. Eles discutem em grupo o que é mais urgente a ser reivindicado, denunciado ou mudado. Escolhida a situação, o professor orienta a produção da carta a partir do esquema: o que escrever? para quem escrever? como escrever? onde publicar? Orienta também que, baseados nos modelos de carta aberta estudados, eles devem deixar claro: objetivos da carta; proposição para resolver a situação; argumentos convincentes e posicionamento sobre a situação.

Após a produção da carta, cada grupo lê a sua e escolhe aquela que irá ser publicada no jornal da escola ou entregue para a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestão de bibliografia sobre o ensino da língua a partir dos gêneros textuais:

ROJO, Roxane (org).(2000) A Prática de Linguagem em Sala de Aula: Praticando os PCNs.São Paulo: Mercado das Letras 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. O professor verificará se foram capazes de identificar as características próprias da carta aberta, de sua função comunicativa e seu contexto de uso. Já as produções serão entregues ao professor que fará a correção, devolvendo os textos aos alunos, para serem reescritos, se necessário.

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