26/06/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
ler o gênero carta aberta publicada em diferentes meios da mídia impressa;
conhecer a função comunicativa desse gênero;
aprender a composição estrutural do gênero carta aberta;
produzir uma carta aberta a partir de uma situação vivenciada pelos alunos, seja na escola, no bairro ou na cidade onde vivem.
O aluno deve ler textos de média complexidade lexical;
localizar informação no texto;
fazer, no mínimo, inferências simples;
saber o que é um texto de opinião;
saber o que é linguagem padrão e não padrão;
conhecer as características do gênero carta.
Atividade 1
Atividade oral - motivação
Atividade em grupos de quatro alunos
Propor aos alunos uma discussão sobre o que conhecem do gênero carta, a partir das questões:
1 - liste os tipos de cartas conhecidas pelo grupo;
2 - liste as características próprias dos diferentes tipos de cartas: linguagem usada, elementos que as compõem; contextos de uso;
Após este exercício, os grupos apresentam as conclusões das discussões e o professor faz as correções e comentários necessários.
Atividade 2 - Dupla
Laboratório de Informática
Leitura da carta do santo Papa Bento XVI aos católicos na Irlanda sobre os abusos sexuais contra os coroinhas da igreja católica.
Disponível em:
http://cesaraugustoliveira.blogspot.com/2010/03/carta-pastoral-do-santo-padre-bento-xvi.html
Acesso em 02/06/2010
Procedimentos de Leitura
Leitura silenciosa para percepção do sentido global das cartas
Os grupos discutem e anotam, no caderno, suas conclusões para as seguintes questões:
1- Onde foi publicada a carta?
2- Quem a assina?
4 - Quem são seus destinatários?
5 - Qual é o objetivo desta carta?
6 - Qual é a posição do remetente sobre o assunto abordado? Que argumentos ele usa?
7 - Estabeleça semelhanças e diferenças entre a carta do papa, a carta pessoal e as demais cartas que vocês conhecem.
8- Quem são os destinatários de uma carta aberta?
9- Qual é a função deste tipo de carta?
10- Que registro de linguagem foi usado? Por que o uso deste tipo de registro?
11- Quem são os possíveis leitores deste tipo de carta?
12 -Tente construir um conceito para este tipo de carta.
Atividade 3
Turma em círculo
Professor, para a exposição das conclusões, sugira que cada grupo apresente duas respostas. Durante a socialização, os grupos complementam suas respostas. Caso seja necessário, o professor faz as devidas intervenções, explicando, ao final da atividade, o conceito de carta aberta. A partir do texto em estudo, sistematize com os alunos a estrutura composicional deste gênero discursivo.
Atividade 4 - Exibição em datashow da carta aberta abaixo
Leitura oral por um aluno
Atividade oral - Discussão coletiva
Carta aberta dos trabalhadores em Educação
Carta aberta à população
Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado.
No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apoiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade.
Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer.
Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões.
Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País.
Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes.
Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas.
Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta.
FETEMS e seus 69 Sindicatos Municipais afiliados -25 de abril de 2007
Promova a seguinte discussão a partir dos pontos:
1 - remetente da carta;
2 - problemas denunciados na carta;
3 - objetivos da publicação;
4- reivindicações e propostas apresentadas para resolução dos problemas;
5 - argumentos usados;
6- recursos de linguagem persuasiva, ou seja, com a intenção de convencer o leitor.
7- diferenças e semelhanças entre as duas cartas (a do papa e a do sindicato).
Atividade 5
Produção de texto: Gênero Carta Aberta
Atividade em grupo de 3 ou 4 alunos
Pedir aos alunos que façam uma lista de situações problemáticas vivenciadas na escola que eles acreditam ser preciso repensar: por exemplo, sobre o lanche, as normas para uso do boné, o atendimento da biblioteca, o uso do celular, a sinalização do trânsito na porta da escola, as condições da escola para a circulação dos cadeirantes, dentre outras. Eles discutem em grupo o que é mais urgente a ser reivindicado, denunciado ou mudado. Escolhida a situação, o professor orienta a produção da carta a partir do esquema: o que escrever? para quem escrever? como escrever? onde publicar? Orienta também que, baseados nos modelos de carta aberta estudados, eles devem deixar claro: objetivos da carta; proposição para resolver a situação; argumentos convincentes e posicionamento sobre a situação.
Após a produção da carta, cada grupo lê a sua e escolhe aquela que irá ser publicada no jornal da escola ou entregue para a comunidade escolar.
Sugestão de bibliografia sobre o ensino da língua a partir dos gêneros textuais:
ROJO, Roxane (org).(2000) A Prática de Linguagem em Sala de Aula: Praticando os PCNs.São Paulo: Mercado das Letras
Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. O professor verificará se foram capazes de identificar as características próprias da carta aberta, de sua função comunicativa e seu contexto de uso. Já as produções serão entregues ao professor que fará a correção, devolvendo os textos aos alunos, para serem reescritos, se necessário.
Quatro estrelas 2 classificações
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06/06/2011
Quatro estrelasSou professora e adorei essa aula pois mostra todas as características do gênero e expõe várias atividades. Muito útil para mim.
17/05/2011
Quatro estrelasachei a aula muita esclarecedora e tambem bastante informaçoes que eram ocultas no meu cotidiano ameiiiiii