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INCLUSÃO X EXCLUSÃO DIGITAL

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Conceituar e ampliar os significados dos termos inclusão e exclusão digital.

2. Conhecer e divulgar projetos e ações sociais voltadas para o combate à exclusão digital no Brasil.

3. Pesquisar e analisar a utilização ou não de computadores e da internet em escolas da rede pública.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula, que os alunos tenham algumas informações a respeito da utilização dos termos inclusão e exclusão digital no contexto brasileiro atual.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O Professor iniciará a aula incentivando os alunos a formular hipóteses acerca do que entendem sobre os termos inclusão e exclusão digital. Anotar as hipóteses na lousa, para retomá-las posteriormente. Logo em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo “Inclusão e exclusão digital”, disponível no sítio

http://www.youtube.com/watch?v=KN8a80x4DKc&feature=related 

Prosseguindo, o professor deverá propor aos alunos que problematizem o tema, formulando perguntas referentes aos conceitos, informações tratadas no vídeo e também perguntas relacionadas aos seus interesses e dúvidas acerca do assunto. Cada aluno deverá formular pelo menos uma pergunta e anotá-la em uma ficha.

Alunos organizados em círculo. Cada um socializará a(s) sua(s) pergunta(s) com todo o grupo, colocando-a(s) no centro do círculo. Em seguida, o grupo deverá classificá-las pelas suas semelhanças, podendo ser escolhidas uma ou duas delas para serem debatidas pela turma.   

Após o debate, os alunos deverão confrontar as suas hipóteses relativas à inclusão e exclusão digital com os conceitos apresentados no vídeo. Na sequência, alunos e professor sintetizarão os significados de inclusão e exclusão digital, de acordo com as hipóteses levantadas, com as informações do vídeo e as discussões realizadas.

2ª ATIVIDADE: Dando continuidade, o professor problematizará perguntando: Vocês acham que a maioria das crianças brasileiras tem acesso a computadores e internet? Por quê? Será que a maior parte das escolas do nosso país estão bem equipadas com computadores e tendo acesso à internet? Vocês consideram que a exclusão digital predomina nos dias de hoje? O que vocês acham que é preciso fazer para que a inclusão digital predomine em nosso país?   

Após ouvir as opiniões dos alunos e possibilitar o confronto de idéias, o professor os convida a assistir um vídeo que traz informações e dados estatísticos importantes sobre a exclusão digital na realidade brasileira atual, intitulado “Exclusão digital da infância brasileira – crianças sem computador e internet”, acessando o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=5hQuGstoIUs&feature=related   

Ao término do vídeo, os alunos poderão fazer comentários, relacionar as informações obtidas com as opiniões dadas anteriormente (Professor, este é um momento que poderá surpreender as crianças, pois algumas poderão considerar que, atualmente, a maioria das pessoas e das escolas tem acesso aos recursos tecnológicos).  

3ª ATIVIDADE: O professor deverá fazer a seguinte proposta: “Como vimos que a exclusão digital ainda está muito presente em nosso país, vamos agora, investigar uma realidade mais próxima: a nossa escola”. Assim, em um primeiro momento, o grupo entrevistará alunos de outras séries e profissionais da escola (diretor, coordenadores, professores, secretárias, cantineiras, pessoal da limpeza e outros) para conhecer a realidade  destas pessoas em relação ao uso de computadores e acesso à internet. As perguntas sugeridas poderão ser: Você tem computador? Você tem acesso à internet? O que você faria se não tivesse a internet?  Para que você utiliza a internet?  (Professor, outras perguntas poderão ser sugeridas por você e pela turma. Além disso, para contribuir com os alunos no sentido de realizar as entrevistas de forma mais espontânea, você poderá utilizar o vídeo “Exclusão digital”, que mostra uma adolescente entrevistando várias pessoas, de idades e posição social diferentes, quanto ao acesso ou não à internet, disponível no sítio:   

http://www.youtube.com/watch?v=ClrSJ18EoM8&feature=related 

Em um segundo momento, os alunos deverão fazer um levantamento na própria escola: se tem ou não computadores e acesso à internet; caso tenha computadores e internet, investigar se o número de aprelhos é suficiente para a demanda da comunidade escolar e como eles têm sido utilizados no cotidiano da escola. Em seguida, professor e alunos deverão organizar os dados coletados, por meio de sínteses, gráficos, resumos e outros recursos, para divulgar em murais e no jornalzinho da escola.

4ª ATIVIDADE: Como forma de estender esta reflexão sobre inclusão e exclusão digital, temas tão presentes e polêmicos na realidade atual, professor e alunos poderão contar com a participação de professores de outras áreas de conhecimento (por exemplo: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, História e outros) para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares: conhecer projetos e ações sociais de combate à exclusão digital no Brasil e realizar pesquisa em escolas públicas da cidade. Assim sendo, inicialmente, os alunos deverão socializar as  informações e discussões já feitas em relação à temática da aula, abrindo espaço para que os novos participantes façam comentários, esclareçam dúvidas, troquem idéias e informações. Em seguida, todos os envolvidos na atividade, poderão pesquisar na internet os projetos e ações sociais propostos e desenvolvidos no Brasil com a finalidade de combater a exclusão digital, divulgando-os nos murais da escola. Para esta pesquisa, poderão acessar também os sítios

http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Terceiro%20Setor/TS02_A%E7%F5es_Sociais_no_Combate_a_Exclus%E3o_Digit.PDF    "Ações sociais no combate a exclusão digital no Brasil"

 http://weblab.tk/projetosnobrasil   "Projetos no Brasil"

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=185753    "Microsoft auxilia no combate à exclusão digital"

Na sequência, professores e alunos deverão pesquisar as escolas da rede pública de sua cidade, com o objetivo de investigar se têm computadores na própria instituição e se têm acesso à internet (Caso a etapa referente à coleta de dados nas escolas for realizada em horário extra turno de aula, os professores envolvidos na pesquisa deverão acompanhar os alunos). De posse dos resultados, deverão analisá-los, sistematizá-los e propor ações que possibilitem ampliar a utilização destes recursos nas escolas e/ou que visem à aquisição de computadores e acesso à internet (inclusive na sua própria escola caso seja necessário). Para isto, a fim de trocar e ampliar experiências e efetivar as propostas, também poderão estabelecer contatos com profissionais responsáveis por projetos já instituídos no Brasil, como por exemplo, "Projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos", disponível no sítio http://www.computadorparatodos.gov.br/  Outros projetos tais como: "Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac)";" Programa Identidade Digital"; "Programa Cultura Digital"; "Projeto Conexão Solidária" dentre outros poderão ser acessados por meio do sítio 

http://weblab.tk/projetosnobrasil 

Para a socialização desta pesquisa, os alunos e professores poderão organizar uma apresentação em Power Point, com o acompanhamento do professor de Informática. Em local apropriado, esta apresentação poderá ser feita para toda a comunidade escolar e  autoridades da área de educação de sua cidade, no sentido de incrementar ações e projetos que têm por finalidade a inclusão digital.

Recursos Complementares

Professor, para você ampliar os conhecimentos acerca do tema proposto nesta aula, sugerimos a leitura dos seguintes textos: “Inclusão e exclusão digital”, disponível no sítio: http://www.luelucas.com.br/online/jornalismo/inclusao-e-exclusao-digital 

“Exclusão digital”  http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital 

“Os três pilares da inclusão digital”  http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas durante a aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nos diferentes momentos da aula. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: conceituar e ampliar os significados dos termos inclusão e exclusão digital; realizar entrevistas, analisar e organizar os dados coletados; conhecer projetos e ações sociais de combate à exclusão social no Brasil; realizar pesquisa em escolas públicas da cidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • ELIZABETE RODRIGUES SALES, IFPI , Piauí - disse:
    criativa_beth@yahoo.com.br

    16/05/2013

    Três estrelas

    Aula muito boa. O tema é atual e interessante.


  • Izaura Borges, EEEFM TANCREDO DE ALMEIDA NEVES , Rondônia - disse:
    izaura-borges@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    sua sugestão de aula inclusão digital é ótima, um dia esta seraq minha realidade para trabalhar com os meus alunos da EJA.


  • Mirian Raquel Moreira da Cruz Macedo, EMEIF VEREADOR JOSÉ CAMARGO , São Paulo - disse:
    miriancrumace@gmail.com

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é excelente. Principalmente por focar uma tema tão atual e atrelá-lo à realidade dos alunos, buscando a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos. Amo o trabalho com os Temas transversais, especialmente porque podemos focar vários temas de interesse imediato dos alunos e trabalhar de forma transdiciplinar. Vou aplicar esta aula e recomendá-la a meus colegas. PARABÉNS!!!!


  • eu Rodrigues, Abeu-cefet , Rio de Janeiro - disse:
    euzinhu@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito legal e até fiz com minha turma percebi que todos ficaram bem interessado


Sem classificação.
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