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Química a Favor da Lei e da Ordem: Forense

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar e compreender a  função que a química forense exerce na elucidação dos crimes. Interpretar as coletas e análises dos vestígios encontradas no local dos fatos, deixadas pelas pessoas que cometeram algum tipo de delito.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Química Orgânica e Inorgânica:

            - Química Orgânica Geral

            - Química Inorgânica Geral

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Professor neste momento inicial procure saber o que os alunos já sabem sobre o assunto, algumas questões já podem ser realizadas neste momento.

              1) O que sabe sobre a química forense?

              2) Conhece alguém que exerce essa profissão?

              3) Qual área de formação deve-se ter para exercer essa profissão?

              4) A elucidação dos crimes é feito única e exclusivamente por essa equipe?

Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas. Sempre respeitando é claro, a opinião de todos os envolvidos durante os questionamentos.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

Porque os locais de crimes, bem como os elementos de interesse pericial neles contidos, devem ser fotografados do modo como foram encontrados pelo perito? Como seria utilizado o exame de DNA e os desenhos esquemáticos neste contexto?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

       A ciência forense teve início quando o Professor Henry Holmes Croft testemunhou quanto ao homicídio cometido pelo Dr. William Henry King. O Professor Croft testemunhou que tinha encontrado onze grãos de arsênico no estômago da Sra. Sarah King. Em conseqüência dos fatos, o Dr. King foi condenado pelo assassinato de sua própria esposa. A principal função da ciência forense é prover apoio científico para as investigações de danos, mortes e crimes inexplicados a sociedade. Área de química forense é realizada, bem como busca-se mostrar a importância da Química na elucidação de qualquer tipo de crime. Denomina-se química forense o ramo da química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectosde interesse judiciário.

        Tal ramo da química atende basicamente as áreas de estudos da criminalística e da medicina forense. São exemplos de análises químicas de interesse forense possíveis as reações empregadas nas análises de disparos de armas de fogo identificação de adulterações em veículos revelação de impressões digitais identificação de sangue em locais de crime e peças relacionadas a estes, bem como constatação de substâncias entorpecentes como maconha e cocaína etc. A mais recente contribuição da química para o trabalho forense veio com as técnicas de perfilamento de DNA.

        Este método tem a capacidade de identificar uma pessoa através do código genético com qualquer pedaço de tecido, com certeza virtual. Uma única investigação em um laboratório forense pode envolver muitos tipos de cientistas. Há químicos, toxicólogos, biólogos, biólogos moleculares, botânicos e geólogos, só para mencionar alguns. Estes detetives "cientistas " montam um quebra-cabeça muito difícil para formar um quadro do crime.

Fonte: http://quimicaforense.com.br/ acessado 05/04/2010 

Após a leitura e discussão do texto, sugerimos que aula tenha continuidade no laboratório de informática, aonde os alunos poderão explorar os recursos disponíveis abaixo.

Recurso do Portal

Você poderá ver  a estrutura dos filamentos de DNA, e quais são os nomes dados a cada um deles.

DNA simple 2 

Faça no quadro-negro junto com seus alunos, toda a estrutura do DNA com  e seus respectivos nomes dos filamentos.

Imagem 

a) Na imagem, um algodão embebido na solução de para-dimetilaminocinamaldeído fica vermelho após contacto com o explosivo.

Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_ZkAsWfdkICY/RymYaLSQHwI/AAAAAAAAAvw/RTW5-OcNsxU/s400/ureanitratet.jpg acessado 19/04/2010 

b) Digital

Fonte: http://trilhos.limaris.net/12A/files/u11/informatica_forense.jpg acessado 19/04/2010 

Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo de demonstrar as provas mais conhecidas na química forense, durante a elucidação de uma cena de um crime.

DNA Forense

        A genética forense é a área do conhecimento que trata da utilização dos conhecimentos e das técnicas de genética e de biologia molecular no auxílio à justiça, para elucidar qualquer tipo de crime. A genética forense também é conhecida como DNA forense. Uma das vertentes mais desenvolvido da genética forense ser a identificação humana pelo DNA e sua aplicação mais popular ser o teste de paternidade, a genética forense não limita-se apenas  a isso, podendo ser aplicada na identificação ou individualização de animais, plantas e microrganismos.

         A genética forense teve inicio quando foram utilizadas pela primeira vez características genéticas para a definição de algumas paternidade, ajudando a justiça a desvendar o suposto pai. A fase moderna da genética forense iniciou-se na década de 1980 quando pesquisadores descobriram regiões altamente variáveis do DNA, capazes de individualizar uma pessoa. Em 1985, Sir Alec Jeffreys apelidou as características únicas do DNA de uma pessoa de impressões digitais do DNA.   

Resíduos de Pólvora nas Mãos 

         Em uma situação de suicídio ou homicídio efetua-se através de exame adequado à detecção de vestígios de pólvora nas mãos da vítima ou do suposto agressor em questão, pelo que não se deve deixar que o suspeito lave as mãos ou entre em contato com outras pessoas. As mãos devem continuar protegidas para viabilizar a realização de exames posteriores.

Fonte: http://www.labdnaforense.org/v2/dna-forense acessado 05/04/2010 

Momento 02 -

Saiba Mais

          Teste da Parafina (ou de Gonzalez): Consiste, fundamentalmente, na utilização deste composto químico para determinação da existência de pólvora em diversos locais (em ambas as mãos, roupa), a qual se apresenta como positiva quando toma a sua cor azulada. Colocar os supostos vestígios diretamente num porta-amostras e manter em estojo, ao abrigo de contaminação, até exame em laboratório. Utilizar fita adesiva de dupla face, que se aplica tanto na colheita de resíduos nas mãos, como na roupa e cabelos. Cola-se uma tira de dois centímetros num pedaço de cartão ou plástico da mesma largura da fita adesiva e guarda-se num tubo de vidro ou plástico ao abrigo de qualquer contaminação até ser utilizado na recolha de vestígios.

Fonte: http://enfermagemforense.blogspot.com/ acessado 05/04/2010 

        1)Professor, após a leitura do texto poderá ser trabalhado as seguintes questões: 

                     a) A prática do exame do DNA é cem por cento seguro? 

                     b) Todos os exames de DNA são reconhecidos mundialmente?       

                     c) Que outras provas pode ser coletada numa cena de um crime?

Laboratório de Química

Professor para instigar e despertar a curiosidade da sala, faça um experimento da química forense no laboratório junto com seus alunos. A análise consiste em determinar as espécies químicas por métodos colorimétricos. Trata-se da identificação do íon férrico Fe+3  de coloração amarelo-pálida, mediante a reação:

O íon tiocianato de enxofre (SCN) é incolor e a reação produz um composto ferroso de coloração vermelho-sangue.

Discuta com os alunos o equilíbrio químico envolvido no procedimento a seguir:

Tome dois tubos de ensaio de mesmo diâmetro, com reagentes em diferentes concentrações, de modo que em ambos tenha lugar o equilíbrio:

 Fe+3 (aq)   +  SCN-(aq)  -------  FeSCN+2(aq)

As concentrações do íon complexo nos dois casos podem ser comparadas quantitativamente pela cor.

Com um conta-gotas, retire de um dos tubos a solução mais concentrada (é aquela que apresentar coloração mais intensa). Observe, pela boca dos recipientes, se as soluções em ambos apresentam a mesma intensidade de cor. Para facilitar a visualização, envolva os tubos em papel branco e coloque-os sobre uma placa translúcida iluminada por baixo. Meça, então, a altura das colunas de líquido em ambos. Mostre que a menor altura de solução corresponde à maior concentração de FeSCN+2(aq) (responsável pela cor vermelha). Por exemplo, a razão de 1/3 nas alturas significa fator 3 nas concentrações. Divida a classe em diversos grupos, encarregue-os de executar a tarefa e registre os resultados de cada um.

 Em seguida, converse com os alunos sobre as possíveis fontes de discrepância entre os resultados, tais como:

- Incertezas nas medições de volumes em decorrência da menor divisão da pipeta graduada utilizada.

- Perda de solução no processo de adição.

- Erro de visão na comparação das cores das soluções.

- Incertezas nas medidas das alturas das soluções nos dois tubos.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/venenos-ou-remedios-475672.shtml acessado 05/04/2010 

Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente ao experimento prático que foi feito no laboratório de química, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos. Pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao experimento.

Link: https://www.blogger.com/start 

Neste vídeo você poderá ver a Procuradoria Geral da Justiça do México que é um dos cinco respeitados centros de química forense da república mexicana. Logo após você assistir esta matéria, faça uma lauda sobre dois procedimentos que você pode notar durante a exibição do vídeo, que um químico forense teria que fazer para identificar e elucidar um crime.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HL77Y55dKFQ acessado 05/04/2010 

Você poderá analisar o DNA e a relação entre o comprimento do DNA esticado e a força necessária para fazer esta ação.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14608 

Peça aos alunos que façam alguns questionamentos com a professora de biologia a respeito do DNA tais como:

- Que relação teria entre o comprimento do DNA e a força necessário para ser este tipo de ação? Este tipo de procedimento serve para qual finalidade na biologia?

Faça uma mesa redonda debatendo sobre a profissão da química forense, e estenda o convite ao professore(a) de biologia e de física do colégio para estar contribuindo com a aprendizagem. Explique aos alunos da relação que essas duas matérias tem especificamente com a química forense. Para alimentar a mesa redonda dê como exemplo a relação entre o DNA esticado e a força necessária para estar fazendo esta ação, conforme a última atividade proposta acima.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
DNA simple 2 Imagem
Recursos Complementares

Química Hoje

Fonte: http://www.ageventos.com.br/downloads/qh09.pdf acessado 19/04/2010  

Fórum Nacional de Química 

Fonte: http://www.fnquimica.com/quimica-analitica-f4/a-quimica-forense-t59.htm acessado 19/04/2010  

Curso Química Forense 

Fonte: http://quimicaforense.com.br/programa-do-curso/ acessado 19/04/2010  

CRQ-V

Fonte: http://www.crqv.org.br/uploads/images/info109.pdf acessado 05/04/2010 

Polícia Federal

Fonte: http://www.dpf.gov.br/agencia-de-noticias/banco-de-imagens/quimica%20forense.jpg/view acessado 05/04/2010 

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:

  • Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
  • Apontar ao menos duas dúvidas durante a mesa redonda;
  • Participação efetiva na realização do blog;
  • Apresentar e explicar pelo menos uma notícia relacionada ao conteúdo;
  • Participar e questionar de forma efetiva no experimento realizado no laboratório de química.
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