02/06/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1. Avaliar os riscos e os cuidados necessários ao utilizar a internet, nos diversos espaços sociais: família, escola, lan-house, clubes, hotéis e outros.
2. Reconhecer a importância do uso dos recursos tecnológicos, de forma respeitosa e criteriosa, tendo em vista o cuidado consigo mesmo e com o outro.
Professor, os conceitos e informações trabalhados na aula intitulada “Orkut e MSN: as pessoas têm por opção ou por pressão?", são elementos facilitadores para o desenvolvimento da aula, uma vez que os alunos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos nas discussões e atividades propostas nesta aula.
1ª ATIVIDADE: Para iniciar a aula, o professor convidará os alunos para assistir ao vídeo de animação “O uso responsável da internet” (2º vídeo), disponível no sítio http://hosting.pop.com.br/educando/videos.php?vid=01
Após assistir ao vídeo, os alunos deverão fazer comentários, trocar idéias e experiências, fazer perguntas ou esclarecer dúvidas acerca do tema tratado no vídeo. Para enriquecer a discussão, o professor também poderá lançar algumas questões como: As pessoas têm utilizado a internet de forma responsável, segura? Em quais situações? E você, como tem usado a internet? Em sua casa há regras quanto ao uso da internet? Quais são elas? Você cumpre ou não as regras estabelecidas?
Em seguida, o professor apresentará dois vídeos de curta-metragem, que retratam situações de risco relativas à utilização da internet, acessando os sítios http://www.youtube.com/watch?v=ESxcGbzfmG0&feature=related “Você sabe com quem está falando? Criança mais segura na internet”
http://www.youtube.com/watch?v=jwV8SmYWHmQ&feature=related "Sua senha é sua identidade digital – criança mais segura na internet"
Na sequência, o professor deverá incentivar os alunos a expressar o que sentiram e perceberam ao assistir os vídeos, a identificar os riscos abordados nos curta-metragens quanto à utilização da internet, a relatar situações parecidas vivenciadas por eles ou por pessoas conhecidas em diferentes contextos sociais (família, escola, lan-house, dentre outros).
2ª ATIVIDADE: Para ampliar as discussões a respeito dos riscos e cuidados necessários à utilização dos diversos recursos tecnológicos, o professor deverá distribuir a cada aluno cópia da reportagem de Bruno Lima, intitulada “Lições para uma aventura segura” a ser lida e discutida pela turma:
Lições para uma aventura segura
Seja num blog ou no Orkut, lembre que tudo o que você escreve na rede pode ser lido (e até copiado) por milhões de pessoas.
Bruno Lima
Da reportagem local
Primeira lição de quem se aventura pela internet, a rede que interliga os computadores do mundo todo: você nunca está sozinho. Há sempre milhões de pessoas também navegando por ali.
Isso significa que tudo que você escreve na internet – em um blog ou no Orkut, por exemplo – pode ser lido (e até copiado) por esses mesmos milhões de pessoas.
A idéia não é ficar assustado e abandonar a internet. Mas não dá para fingir que ter um blog ou um fotolog é o mesmo que ter um diário ou um álbum de fotos guardados no armário.
O lado bom dessa multidão estar conectada a você é poder visitar até sites criados em países distantes e aprender sobre todos os assuntos.
O lado ruim é que alguém pode se aproveitar dessa grande rede para prejudicar outras pessoas. Para não correr o risco de cair numa fria, fique de olho na “netiqueta” – o conjunto de regras da convivência na internet, que até virou tema de aula em alguns colégios de São Paulo (veja abaixo).
Nessas aulas, uma das primeiras coisas ensinadas é que quem faz algo errado pela internet também pode ser descoberto e punido. A tecnologia permite, por exemplo, encontrar quem enviou uma mensagem falando mal de outra pessoa.
Não é difícil encontrar histórias de crianças que usaram a senha do amigo para mandar um e-mail como se fosse ele ou que criaram um site ou uma comunidade no Orkut só para xingar alguém. Essas coisas, além de brincadeiras sem graça, podem virar casos de polícia.
“NETIQUETA”
Dez dicas para conviver bem na internet:
Fonte: Folha de São Paulo, 20 de maio de 2006 (Professor, apesar deste texto ser datado de 2006, ainda se mantém atual, com linguagem clara, objetiva e apropriada para crianças do Ensino Fundamental. Para complementar e ampliar as informações sobre as regras de conviver bem na internet, você também poderá acessar o sítio http://ceducacao.blogspot.com/ "Curso de extensão – Atividade Netiqueta").
Ao concluir a leitura do texto, os alunos, com a mediação do professor, deverão fazer comentários referentes às idéias expressas na reportagem e em relação às regras da convivência na internet (“Netiqueta”), se posicionando em relação a elas de forma reflexiva, crítica e com respeito às diferentes opiniões (Professor, nesse momento, você poderá reafirmar a importância de utilizar os recursos tecnológicos de forma respeitosa e criteriosa, cuidando de si e do outro).
Em seguida, os alunos deverão elaborar uma síntese coletiva contendo os riscos e cuidados necessários à utilização da internet.
3ª ATIVIDADE: Neste momento, professor e alunos poderão convidar professores das áreas de Língua Portuguesa, de Informática, de Matemática e outros que se interessarem pelo tema para a realização de uma atividade interdisciplinar. Inicialmente, os alunos deverão compartilhar o trabalho já desenvolvido em sala de aula relativo à temática proposta. Dando continuidade, os alunos e professores envolvidos, deverão fazer o seguinte levantamento: o que já sabem a respeito do uso responsável e seguro da internet e o que ainda gostariam de saber sobre este tema. Em seguida, deverão pesquisar na internet, em jornais, revistas dentre outros, novas informações, curiosidades, notícias que correspondam ao que ainda querem conhecer e esclarecer acerca da temática. Para a organização das informações pesquisadas, a colaboração dos professores de diferentes áreas do conhecimento também será de grande importância, pois cada um em sua especificidade, ampliará a análise e sistematização destas informações, podendo utilizar diferentes recursos escolhidos pelo grupo (ex: Professor de Língua Portuguesa: leitura, interpretação e escrita de diferentes gêneros discursivos relativos ao tema, tais como: notícias, textos informativos, histórias, sínteses, resumos e outros; Professor de Matemática: trabalho com porcentagens, tabelas, gráficos etc; Professor de Informática: utilização de diferentes recursos tecnológicos, a linguagem apropriada ao tema etc).
Posteriormente, como forma de socializar o trabalho realizado, professores e alunos deverão iniciar um movimento na escola, divulgando a cada dia algumas informações discutidas e pesquisadas por eles, como por exemplo: folhetos com as dicas para conviver bem na internet: “netiqueta”; cartazes com curiosidades sobre a internet: “Você sabia que...”; notícias atuais sobre o tema e outras informações que julgarem interessantes. Poderão afixá-las nos murais da escola e/ou transmiti-las no recreio, utilizando microfone ou na rádio da escola, se houver.
Professor, como complemento para a aula, você poderá utilizar o vídeo “Olhar digital- crianças e internet”, acessando o sítio
http://www.youtube.com/watch?v=Egwk-FkKBYA&feature=related
Também para ampliar as informações a respeito dos “Perigos da internet”, você poderá assistir ao vídeo disponível no sítio
http://www.youtube.com/watch?v=NFHXkHnwiyU&feature=related
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: discutir e avaliar de forma crítica os riscos e cuidados necessários à utilização da internet; reconhecer a importância de utilizar os recursos tecnológicos de forma respeitosa e criteriosa; elaborar síntese coletiva; pesquisar, organizar e compartilhar informações sobre a temática da aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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03/12/2014
Cinco estrelasExcelentes ideias para trabalhar com o tema o bom uso da internet, a segurança não deve ser observada apenas para as crianças, esse material pode ser adaptado para o uso seguro da internet também com adolescentes.
05/03/2012
Três estrelasMuito bom mas acho que pode melhorar ok??
19/07/2010
Cinco estrelasOlá Gláucia Parabéns pela aula. Maravilhosa. Enriqueceu muito o curso que está sendo aplicado aqui no PTE04 Casimiro de Abreu. Obrigada
14/06/2010
Cinco estrelasAula maravilhosa. Amei o desafio que ela propôs aos educando os e aos professores . Parabéns!