19/05/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Identificar a posição do R ou RR nas palavras.
- Perceber que não existem palavras iniciadas com RR.
- Comparar as diferenças de som e significado produzidas pela presença de R ou RR na palavra.
O aluno já deverá ter condições de identificar que as palavras são formadas por sílabas e que as sílabas podem ter uma, duas, três ou mais letras.
Material:
- Livro Rente que nem pão quente de Maria Mazzetti, Editora ao Livro Técnico.
- Roupas (meia, blusa, vestido, capa de chuva), linha grossa ou barbante, agulha de alinhavo (sem ponta fina) e dedal.
- Máscaras ou fantoches de ratinhos
- Quadro de giz pequeno ou lousa mágica.
1ª Atividade:
Num canto da sala de aula coloque uma cesta com as roupas, linha, dedal, agulha, quadro de giz ou lousa mágica da história e um cartaz com o título: Rente que nem pão quente.
Pergunte aos alunos sobre aquele material, para que serve o que está fazendo ali e o que entendem sobre o cartaz.
Aproveite o momento para falar sobre provérbios populares, se conhecem outros e o que querem dizer. Exemplo: Lembrar que a vovó sempre gostou de dizer “Filho de peixe, peixinho é!”
Conte à turma a história de Manuela, a ratinha que não sabia roer. Use as máscaras ou fantoches e os demais materiais apresentados à turma.
Ao final da contação, informe aos alunos o autor e o ilustrador, apresentando o livro de onde veio a história do dia.
Lembrar que o autor e o ilustrador são as pessoas que fazem e refazem as histórias. Que há um processo de elaboração em partes e em forma de vai e vem.
Faça a interpretação oralmente e de forma coletiva, recordando sobre as personagens, suas ações, o problema de Manuela e como resolveu. Depois realize a dramatização da história com os alunos e se desejar confeccione máscaras ou fantoches com a turma.
2ª atividade:
Jogo da memória do R e RR
Retire algumas palavras da história que apareça o R e RR, exemplo: roupa, estudar, errado, mordidinha, presa, morar, roer... Cole numa cartolina e conte como é o jogo. Cada dupla deve sortear quem começa a jogar. O primeiro jogador vira uma ficha, lê a palavra e tenta virar outra ficha onde a mesma palavra esteja escrita. Se conseguir achar continua jogando, caso contrário passa a vez para o outro jogador. O jogo termina quando todas as palavras forem descobertas.
A proposta a seguir é outro desafio, peça às duplas que marquem nas palavras do jogo a letra R e RR . Atenção!! Escolha uma cor para a letra R (azul) e outra para RR (vermelha). Depois eles respondem ao roteiro de perguntas.
1- Em que posição a letra R aparece? E a RR?
2- As palavras com R no início tem o mesmo som do R no meio da palavra?
3- Alguma palavra inicia com RR?
4- Leia e compare o som do R no início da palavra e do RR no meio da palavra? 5- Alguma palavra termina com RR?
6- Quais as letras que vêm antes e depois do RR?
Ao final discuta com a turma suas descobertas e redija um texto sobre as conclusões a que chegaram. Nesta atividade, pretendemos fazer com que os alunos entendam o uso do R e RR através de suas observações, comparações e conclusões. Por isso o texto coletivo ajuda na fixação e apropriação das regras ortográficas.
Exemplo de texto:
Hoje, descobrimos que a letra R pode aparecer em qualquer lugar da palavra.
Quando a letra R é a primeira letra da palavra, depois dela sempre vem uma vogal e ela é pronunciada de modo forte. No meio da palavra para se ter o mesmo som forte devemos usar o RR. Não existem palavras iniciadas por RR.
3ª atividade:
Lance outro desafio! Agora, são detetives e devem descobrir o que mudou.
Para realizar a atividade agrupe os alunos em duplas e entregue vários envelopes com charadas ou rimas em que haja o confronto entre o R e o RR nas palavras.
Ex: 1- Comprei um lindo CARRO
E não foi nada _______________. *
*Contrário de barato.(resposta: caro)
2- O palhaço adora fazer CARETA, mas não gostou
de ser atropelado por uma __________________________.*
*Veículo de grande porte usado para carregar automóveis,tratores, etc. (resposta: car-
ta)
Após o jogo, pergunte se eles descobriram o mistério. Esperamos que digam sobre a escrita de algumas palavras com R e outras com RR. Caso não falem sobre a mudança de som ao pronunciar as palavras com R e RR, questione o grupo :
- O que muda nas palavras ao tirar ou acrescentar R ou RR no meio das palavras?
- Será que só existem palavras com RR entre vogais?
Vamos investigar mais um pouco. Procure em jornais, livros,revistas, enciclopédias. Escreva as conclusões do grupo sobre uso de R e RR numa cartolina e coloque exposto no mural da sala para que todos possam consultar. Seria interessante criar um caderno de anotações sobre cada descoberta feita pela turma.
Sites com jogos de caça-palavra, cruzadinha, adivinhas, forca.
http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_gratuito_para_impressao.html
O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios. Também observe as hipóteses elaboradas por cada aluno e sua participação na escrita do texto coletivo.
Avalie se o aluno compreendeu e faz uso da regra do R e RR ao responder as atividades de escrita, como também na produção de suas histórias.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/05/2012
Cinco estrelasprofessora eu amei eese comentario, vou começar da aulas e vc me ajudou muito, msm! eu voltarei em breve para estudar com vc mais e mais q Jesus continue abençoando a sua vida bjss ate fica com Deus