Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE ERRO.

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar os erros nas várias situações de aprendizagem.
  2. Reconhecer e expressar os sentimentos vivenciados em situações de erro por meio de produção artística.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita. É preciso também que tenham certas habilidades cognitivas desenvolvidas como: capacidade de observação, concentração, atenção e memória.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos um jogo muito divertido: o “Jogo dos 7 erros”. Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental poderão jogar acessando o sítio http://jogosdaxuxa.net/xuxa-jogo-dos-7-erros  . Os alunos do EJA 1º ciclo também serão desafiados a jogar acessando o sítio  http://www.artesorrindo.com/infantil/sete_erros.htm  Os jogadores deverão descobrir os 7 erros que existem ao comparar duas imagens. Para se jogar, é preciso observar, concentrar, prestar muita atenção. Bom jogo!

Em seguida, os alunos deverão se organizar em duplas, para criar uma modalidade diferente de jogar, que possibilite encontrar os sete erros relacionados a situações de aprendizagem. Este novo jeito de jogar não utiliza imagens, mas textos, situações-problema e outras atividades escolares relacionadas aos conteúdos das diferentes disciplinas. O professor poderá anotar algumas possibilidades de criação desse novo "Jogo dos 7 erros" na lousa, como as que se seguem, para facilitar a escolha de uma delas pelas duplas:

1- Produzir ou reescrever um pequeno texto, modificando a escrita de algumas palavras, para que se tornem “erradas”, ou seja, escritas de modo não convencional - trocas, inversões, acréscimos e omissões de letras nas palavras; introduzir palavras "intrusas" no texto, modificando toda a construção de sentido do mesmo; modificar a ordem dos parágrafos do texto etc. Para esta atividade, poderão ser utilizados textos narrativos, informativos, instrucionais, de convencimento e outros. Os alunos deverão descobrir os erros (Neste momento da aula, seria muito interessante contar com o envolvimento e a participação do professor de Língua Portuguesa, uma vez que a proposta visa trabalhar os vários "Gêneros Discursivos da Linguagem", bem como questões relacionadas às regras ortográficas da Língua Portuguesa);

2- Elaborar perguntas sobre um determinado conteúdo estudado e, num dado momento, introduzir nas respostas uma informação/um dado incorreto, para que os erros possam ser encontrados pelos alunos (Esta proposta abre brechas para o diálogo com os professores das várias áreas de conhecimento sugerindo, assim, a realização de um trabalho interdisciplinar na escola);

3- Elaborar situações-problema relacionadas aos conteúdos de matemática e dar algumas soluções erradas para que os alunos possam identificá-las (Com a mediação do professor de Matemática, essa atividade poderá ser muito interessante, possibilitando uma maior compreensão dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula).

(Professor, esta é uma prática bastante desafiadora para os alunos. Por tradição pedagógica, geralmente quem faz as perguntas na escola é o professor, quase nunca os alunos. Fazer perguntas é revelar o saber, o conhecimento sobre determinado conteúdo escolar que se esconde na resposta, por isso ser uma tarefa tão exigente. Elaborar uma solução errada para uma situação-problema também exige muito pensar, muita lógica e isso desequilibra cognitivamente os alunos).

Concluído o trabalho, as duplas deverão trocar os jogos entre si para que, ao jogar, consigam encontrar os erros na situação proposta. Dando continuidade, em uma grande roda, as duplas socializarão os jogos com todo o grupo. Terminada a socialização, o professor convidará os alunos para se expressar em relação ao processo de criação do jogo – desafios, facilidades e dificuldades encontradas -, ao momento de jogar - prazer e desprazer, curiosidade, motivação -, ao funcionamento das duplas – se houve respeito, trocas, negociação de idéias.   

(Professor, para ampliar o seu conhecimento acerca do erro em situações de aprendizagem, sugerimos a leitura do texto "Psicopedagogia: o erro construtivo como estratégia de aprendizagem" de Josélia Gomes Neves, disponível no sítio

 http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=486 ). 

2ª ATIVIDADE: Neste momento da aula, o professor deverá apresentar aos alunos a imagem abaixo e pedir que falem livremente sobre: O que esta imagem diz para vocês? Já viveram situações na escola em que foram repreendidos por errar? O que aconteceu? Como se sentiram?  

 

 Fonte: http://cduporourem.blogs.sapo.pt/arquivo/matematica1.jpg  

Em seguida, deverá solicitar aos alunos que, individualmente ou em grupo, façam uma produção artística bem criativa, que pode ser: desenho, pintura, modelagem, música, dramatização, história e outros, representando os sentimentos experienciados por eles em relação ao erro (Professor, você deverá disponibilizar todo o material necessário para a realização dos trabalhos).

As produções deverão ser apresentadas para os colegas e professores de outras salas, favorecendo a reflexão e o aprofundamento do debate sobre os sentimentos experimentados pelos alunos em situações de erro vividas na escola.

3ª ATIVIDADE: Professor e alunos deverão propor a realização de Oficinas de Jogos: "Caça aos Erros" para os alunos da Educação Infantil e outras turmas do Ensino Fundamental Inicial. Para o desenvolvimento das oficinas, os professores das diferentes áreas de conhecimento poderão colaborar ativamente com os alunos no sentido de assessorar o trabalho, fazendo orientações quanto à seleção de jogos adequados aos diferentes níveis de ensino, disponíveis em sítios da Internet, fornecendo materiais para a construção dos jogos dentre outros (As pesquisas relativas aos jogos poderão ser realizadas no Laboratório de Informática da escola com o acompanhamento do professor de Informática). Seguem abaixo algumas sugestões de sítios em que constam jogos de 7 erros, com diferentes graus de dificuldade:    

http://iguinho.ig.com.br/jogo-seteerros.html

http://www.xaxado.com.br/jogos/7erros/7erros_inicio.html

Com os jogos pesquisados e previamente selecionados, alunos e professores deverão dar início às oficinas, em espaços destinados e devidamente organizados para a realização desta atividade.

No primeiro momento da oficina, os alunos deverão jogar. Em seguida, inspirados nos jogos dos 7 erros, serão desafiados a criar outras propostas de jogos de "Caça aos Erros", podendo incluir as modalidades referentes aos conteúdos curriculares, como as sugeridas na 1ª atividade desta aula. Prosseguindo, poderão trocar os jogos entre si e jogar a valer! No momento final, deverão fazer uma avaliação oral ou por escrito de como foi participar da oficina. 

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para o desenvolvimento desta aula, sugerimos a leitura do texto de Fabiana Renata Siqueira Vasconcelos sobre “O erro na perspectiva construtivista”, disponível no sítio: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tcc/o-erro-na-perspectiva-construtivista-3.php 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram identificar o erro nas várias situações de aprendizagem; reconhecer e expressar por meio de recursos da arte, os próprios sentimentos experienciados em situações de erro; participar ativamente de todos os momentos relativos à proposta de oficinas de jogos de "Caça aos erros".

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.