Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO O ALFABETO COM OS NOMES DA TURMA

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a letra inicial de seu nome, assim como dos seus colegas;
  • Identificar os  nomes dos colegas da classe;
  • Associar o nome dos colegas ao seu retrato;
  • Estabelecer relações entre os diferentes nomes.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O  alfabeto, seu próprio nome e  também o nome  dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

A professora leva as  peças imitando o jogo de dominó, com as seguintes alternativas: de um lado o nome da criança e do outro a foto, o nome da criança nos dois lados, as fotos da criança nos dois lados e o nome dessa criança ao lado do nome de outra criança, para poder continuar o encaixe . Segue modelo:

Então a professora mistura todas as peças no chão com as fotos e nomes virados para baixo. Distribui sete peças para cada criança e pede para começar o jogo uma criança que tenha apenas a foto.

As demais crianças deverão olhar para as peças que estão em suas mãos e  colocar a peça referente ao nome da criança da foto. E assim sucessivamente até não restar nenhuma peça nas mãos das crianças.   

Uma segunda atividade, seria a utilização de um jogo de memória com as fotos e  nomes das crianças. A professora organizrá no chão todas as cartelas, umas contendo os nomes das crianças e as outras as fotos, então uma criança de cada vez, vai ao centro e levanta uma cartela com a foto e a outra com um nome, se corresponder foto/nome a criança forma o par. O jogo prossegue até não restar mais nenhuma cartela, vence a criança que tiver maior quantidade de cartelas.

Como terceira atividade a professora divide a classe em  grupos, distribui uma folha de papel por grupo e uma criança será escolhida para fazer o sorteio da cartela contendo a foto do colega, ao mostrar a foto, os grupos deverão escrever o nome da criança da foto, vence o grupo que terminar de escrever primeiro.

Outra proposta, cada quarteto receberá revistas repetidas  para que possam confeccionar também um dominó com animais pois este é um universo que eles dominam e que muitas crianças costumam partilhar em suas casas; então seria feito por eles um outro dominó, dessa vez  animais.

Os animais domésticos que vivem nas casas dos alunos recebem nome próprio, a professora aproveita esse fato e sugere uma nova listagem, a da escrita dos nomes próprios dos animais que moram com eles. No momento do registro os alunos trabalharão a diferença entre nome comum e nome próprio além de classificação, tomada de decisão,  escolhas entre grupos e outros.

Recursos Complementares

Jogo de dominó construído com o nome e fotos das crianças da classe. Recomenda-se que tenha sempre exposto na sala uma listagem com o nome dos alunos da turma.

Avaliação

No decorrer de toda a atividade a professora estará observando as crianças que reconhecem os colegas de sua classe, assim como a grafia dos nomes desses.

A atividade pode parecer simples, mas é muito pontual em uma classe de primeiro ano, onde as crianças estão se apropriando do código  escrito e nada mais prazeroso que um jogo para tal atividade.

Um outro foco que a professora  observará é  se todos  relacionam o nome próprio ao animal.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marisa e Elidiane, Jesus Maria josé , Rio Grande do Sul - disse:
    boianimarisa@gmail.com

    23/07/2013

    Três estrelas

    Achamos a aula interessante, onde o aluno aprende as letras do alfabeto, bem como o nome dos coleguinhas. Uma outra sugestão é que tambem que poderiam ser usados objetos que fazem parte do material escolar para que digam com que letra começa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.