02/06/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
O alfabeto, seu próprio nome e também o nome dos colegas.
A professora leva as peças imitando o jogo de dominó, com as seguintes alternativas: de um lado o nome da criança e do outro a foto, o nome da criança nos dois lados, as fotos da criança nos dois lados e o nome dessa criança ao lado do nome de outra criança, para poder continuar o encaixe . Segue modelo:
Então a professora mistura todas as peças no chão com as fotos e nomes virados para baixo. Distribui sete peças para cada criança e pede para começar o jogo uma criança que tenha apenas a foto.
As demais crianças deverão olhar para as peças que estão em suas mãos e colocar a peça referente ao nome da criança da foto. E assim sucessivamente até não restar nenhuma peça nas mãos das crianças.
Uma segunda atividade, seria a utilização de um jogo de memória com as fotos e nomes das crianças. A professora organizrá no chão todas as cartelas, umas contendo os nomes das crianças e as outras as fotos, então uma criança de cada vez, vai ao centro e levanta uma cartela com a foto e a outra com um nome, se corresponder foto/nome a criança forma o par. O jogo prossegue até não restar mais nenhuma cartela, vence a criança que tiver maior quantidade de cartelas.
Como terceira atividade a professora divide a classe em grupos, distribui uma folha de papel por grupo e uma criança será escolhida para fazer o sorteio da cartela contendo a foto do colega, ao mostrar a foto, os grupos deverão escrever o nome da criança da foto, vence o grupo que terminar de escrever primeiro.
Outra proposta, cada quarteto receberá revistas repetidas para que possam confeccionar também um dominó com animais pois este é um universo que eles dominam e que muitas crianças costumam partilhar em suas casas; então seria feito por eles um outro dominó, dessa vez animais.
Os animais domésticos que vivem nas casas dos alunos recebem nome próprio, a professora aproveita esse fato e sugere uma nova listagem, a da escrita dos nomes próprios dos animais que moram com eles. No momento do registro os alunos trabalharão a diferença entre nome comum e nome próprio além de classificação, tomada de decisão, escolhas entre grupos e outros.
Jogo de dominó construído com o nome e fotos das crianças da classe. Recomenda-se que tenha sempre exposto na sala uma listagem com o nome dos alunos da turma.
No decorrer de toda a atividade a professora estará observando as crianças que reconhecem os colegas de sua classe, assim como a grafia dos nomes desses.
A atividade pode parecer simples, mas é muito pontual em uma classe de primeiro ano, onde as crianças estão se apropriando do código escrito e nada mais prazeroso que um jogo para tal atividade.
Um outro foco que a professora observará é se todos relacionam o nome próprio ao animal.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/07/2013
Três estrelasAchamos a aula interessante, onde o aluno aprende as letras do alfabeto, bem como o nome dos coleguinhas. Uma outra sugestão é que tambem que poderiam ser usados objetos que fazem parte do material escolar para que digam com que letra começa.