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CONHECENDO O BAIRRO DA MINHA ESCOLA

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber   diferentes espaços geográficos;
  • Observar o que foi transformado pelo homem e o que permaneceu;
  • Se perceber enquanto agente responsável e transformador do espaço físico;
  • Interagir e posicionar-se criticamente frente às questões abordadas;
  • Conhecer o bairro de sua escola;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o bairro que estuda;
  • Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita dos nomes das ruas;
  • Estabelecer relações entre  diferentes bairros;
  • Narrar um fato a partir de uma vivencia;
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por ser um trabalho de campo, não se faz necessário nenhum conhecimento anterior.

Estratégias e recursos da aula

Essa proposta se baseará em um trabalho de campo, onde as crianças percorrerão junto com a sua classe o quarteirão de sua Escola, com o intuito de observar a paisagem, os nomes das ruas, o que o bairro oferece aos seus moradores.

As crianças usarão uma prancheta e em duplas registrarão tudo que observaram no decorrer do percurso.

Ao retornar à sala de aula, a  professora fará a construção de um texto coletivo, registrando todo o percurso feito, assim como as observações do que eles verificaram no decorrer da atividade.

Como atividade futura a professora poderá construir com os alunos uma maquete do quarteirão da Escola, esta chamará a atenção aos pontos de interesses do bairro, aos estabelecimentos, às áreas de lazer, enfim tudo de interessante que o bairro tiver.

Outra atividade possível é listar quais estabelecimentos  que mais aparecem no bairro:

  • farmácias
  • restaurantes, bares e lanchonetes
  • hospitais
  • cinemas
  • teatros
  • praças
  • escolas, etc.

A professora pedirá que cada aluno leve para a turma textos informativos sobre o bairro da escola, assim como imagens deste, organizará os alunos em grupos e juntos vão observando, lendo e comparando os diversos textos enviados à escola .

Lagoa

A região tem como referencial histórico e atual, a Lagoa de Sacopenapã, nome dado pelos índios Tupinambás, que significava local ou caminho dos socós, aves pernaltas comuns nessas paragens. Também a denominavam de “Capopenipem”, local de raízes chatas do fundo lamacento da lagoa.   O Governador Antonio Salema, após dizimar as tribos indígenas, fundou o Engenho Del Rey, que seria repartido em três: os engenhos N. Sra da Conceição da Lagoa, Nossa Senhora da Cabeça e Vale da Lagoa. Mais tarde, Antonio Salema vendeu suas terras a Diogo de Amorim Soares, que a repassou, em 1609, a Sebastião Fagundes Varela, depois para João de Freitas Castro e Melo, que a transferiu para seu filho, o capitão português Rodrigo de Melo Castro Freitas. A partir de 1660, a Lagoa recebeu o nome de Rodrigo de Freitas, que ampliou a sua propriedade.   Na realidade, o atual bairro se situa nos grandes aterros feitos na lagoa pelo Prefeito Carlos Sampaio que, com uma equipe formada pelos engenheiros Alfredo Duarte e Saturnino Braga, delimitou todo o contorno da Lagoa, transformou o Caminho da Fonte da Saudade em rua e inaugurou, em 1922, a Avenida Epitácio Pessoa. Nessa planície artificial, obras complementares eliminando brejos deram origem ao atual Jockey Club Brasileiro, também chamado de Hipódromo da Gávea, projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisco Cuchet. O empresário Linneo de Paula Machado construiu suas instalações e o Jockey foi inaugurado, em 1926, pelo então Presidente Washington Luís numa corrida em sete páreos, assistida por trinta mil pessoas.   O aterro da área próxima à Fonte da Saudade, que ficava na chácara do Conselheiro Serra Lisboa, na Praia da Piaçava, deu origem a várias ruas como a Baronesa de Poconé, entre outras. As florestas existentes nos Morros dos Cabritos e da Saudade se tornaram Áreas de Proteção Ambiental, sendo criados os Parques Municipais Fonte da Saudade e José Guilherme Merquior.  Após a remoção, em 1970, da Favela da Catacumba, que tinha 1500 barracos e 10 mil habitantes, foram reflorestadas as encostas do morro e criado o Parque da Catacumba ou Carlos Lacerda, inaugurado em 1978. Hoje, o parque sedia a Subprefeitura da Zona Sul. A abertura do Túnel Rebouças, nos anos 1960, transformou as pistas de entorno da Lagoa em áreas de intenso tráfego, o que se acentuou com a conclusão da Auto Estrada Lagoa-Barra.   Em ilhas artificiais da lagoa surgiram os Clubes Caiçaras e Piraquê (Clube Naval). Os aterros mais recentes fazem parte hoje do Parque Tom Jobim - que contorna toda a lagoa e engloba os parques do Cantagalo, dos Patins e das Taboas - com suas quadras, ciclovias e inúmeros quiosques de variada gastronomia, atraindo muita gente. Em dezembro, a atração é a gigantesca Árvore de Natal iluminada nas águas da lagoa.    Propícia a esportes náuticos, a lagoa reúne as sedes do Clube de Regatas do Vasco da Gama, do Botafogo e do Flamengo, além do Estádio de Remo da Lagoa, onde foram disputadas as competições de canoagem e remo dos jogos Pan-Amercianos de 2007.   Destacam-se, também, a Sociedade Hípica do Brasil, o Clube Militar, o Hospital da Lagoa, as Igrejas de Santa Margarida Maria e São José da Lagoa. Próximos à sua orla, ficam os Clubes Monte Líbano, AABB e Paissandu, em estilo modernista.    

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280 de 23 de agosto de 1985.  

Fonte Internet domínio Google

Outras fontes: wikipedia.org; portalgeo.rio.rj.gov.br; links10.com.br

LAGOA RODRIGO DE FREITAS - RIO DE JANEIRO

Recursos Complementares

Textos informativos e gravuras sobre o bairro onde a escola fica situada.

Material para a realização da maquete.

Prancheta, papel e lápis, para registrarem o  que foi visto no caminho.

Avaliação

A professora estimula para que os alunos se posicionem criticamente frente a estrutura do bairro e o que é essencial neste.

Observar quais crianças conseguem narrar com mais facilidade o caminho percorrido, quais alunos foram mais participativos frente a construção do texto e quais necessitaram de maior estímulo para participarem.  

Através da construção da maquete, verificar  se eles aplicaram os conhecimentos obtidos através das leituras dos textos.

Verificar se através das gravuras eles perceberam as mudanças do bairro no decorrer dos anos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Laide Oliveira Lima, Aurea Pires Montes De Souza , Acre - disse:
    laide_aag@hotmail.com

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    Foi um trabalho muito bom,onde as crianças puderam sair para os trabalhos de campo,observar am paisagens, ruas, o bairro e até os moradores.Os alunos distribuir folhetos informativos elaborados por eles e o professor.


  • Laide Oliveira Lima, Aurea Pires Montes De Souza , Acre - disse:
    laide_aag@hotmail.com

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    Foi feito um trabalho muito bom onde as crianças foram para trabalho de campo, observaram a paisagem ruas,bairros e ate os moradores.Os alunospuderam distribuir folhetos informativos,elaborados por eles e o professor.


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