19/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Reconhecer os conceitos e sentidos de diferentes sentimentos, os princípios de socialização como respeito e solidariedade. Situações em que esses sentimentos são imprimidos. O que representa para o outro as diversas atitudes. Ouvir, falar, compreender e ser compreendido.
1º momento: Minhas emoções
Nesse momento serão utilizados jornais e revistas, onde as crianças buscaram imagens de pessoas expressando os diferentes sentimentos. Junto à imagem, o professor indagará:
Imagem 1 |
Imagem 2 |
Imagem 3 |
Imagem 4 |
Tristeza |
Felicidade |
Raiva |
Impaciência |
Ilustrações |
Ilustrações |
Ilustrações |
Ilustrações |
2º momento: roda da conversa – hoje eu estou...
Nesse momento o professor versará sobre os sentimentos e sobre como nós reagimos diante de algumas situações; Algumas questões:
Após essa etapa, aborda-se as situações presentes na escola: Quando estamos triste, como tratar os (as) colegas? Se estivermos tristes devemos contar para alguém, para o professor. Ainda nessa etapa, constrói-se com as crianças as regras e os combinados da turma. Pode se fazer um cartaz, com as regras e combinados:
REGRAS E COMBINADOS DA TURMA |
Ilustrações |
SAIR DA SALA (com o crachá de identificação) |
|
BATER/AGREDIR (não deve bater/agredir o (a) colega) |
|
CORRER (no pátio em horário de recreio) |
|
Assim por diante |
|
3º momento: música - Quando a Gente Está Feliz (if You Happy And You Know It)
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Bata o pé
Se você está contente
Bata o pé
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Bata o pé
disponível em http://www.letras.com.br/gugu/quando-a-gente-esta-feliz-(if-you-happy-and-you-know-it) acesso em 12 de abril de 2010.
4º momento: roda da conversa – hábitos de boa convivência
5º momento: expressão corporal
papel; giz; revistas e jornais; cola e tesoura; aparelho de som;
Sugestão de Leitura:
Este capítulo de livro trás contribuições interessantes sobre disciplina. FOUCAULT, M. Corpos dóceis. In.FOUCAULT, M.. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
Como proposta de avaliação é sugerido aqui a utilização de diário que inclusive será ideal para o acompanhamento posterior da atividade. Logo, durante a realização da aula é importante que esses registros sejam feitos com assiduidade e acompanhados até o final das aulas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2011
Quatro estrelasEsta aula é muito importante pois a mesma desenvolve o espirito de união que hoje esta cada vez mais distante das pessoas