Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo o que é ser amigo

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver competências sociais nas crianças;
  • Mostrar como serem amigas;
  • Exercitar a identificação, sensibilidade e fala sobre diferentes sentimentos;
  • Destacar como lidar com emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
  • Ajudar a expressar sentimentos que lhes desagradam.
Duração das atividades
7 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer os conceitos e sentidos de diferentes sentimentos, os princípios de socialização como respeito e solidariedade. Situações em que esses sentimentos são imprimidos. O que representa para o outro as diversas atitudes. Ouvir, falar, compreender e ser compreendido.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Minhas emoções

Nesse momento serão utilizados jornais e revistas, onde as crianças buscaram imagens de pessoas expressando os diferentes sentimentos. Junto à imagem, o professor indagará:

  1. o contexto da imagem, ou seja, a paisagem/cenário, tendo em vista identificar a mensagem que a figura transmite;
  2. o que é possível identificar nas figuras, como sinais que representam os variados sentimentos, como expressão facial e outros;
  3. a relação das imagens com a realidade da criança, principalmente, ao selecionar imagens publicitárias, procurando relacionar os sentimentos expostos com a nossa realidade;
  4. Selecionadas e identificadas, as imagens farão parte de um mural, organizados pelas crianças e o professor, onde, serão afixadas as imagens de acordo com a correspondência da representação escrita, bem como, a interpretação das imagens e dos sentimentos, esse último, escrito pelo professor e/ou ilustrado pelas crianças:

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Tristeza

Felicidade

Raiva

Impaciência

Ilustrações

Ilustrações

Ilustrações

Ilustrações

2º momento: roda da conversa – hoje eu estou...

Nesse momento o professor versará sobre os sentimentos e sobre como nós reagimos diante de algumas situações; Algumas questões:

  1. Quem está alegre hoje?
  2. E quando a gente está triste, como é que ficamos?
  3. O que nos deixa feliz e o que nos deixa triste?
  4. Todas as situações até aqui, são apresentadas pelas crianças do seu cotidiano.

Após essa etapa, aborda-se as situações presentes na escola: Quando estamos triste, como tratar os (as) colegas? Se estivermos tristes devemos contar para alguém, para o professor. Ainda nessa etapa, constrói-se com as crianças as regras e os combinados da turma. Pode se fazer um cartaz, com as regras e combinados:

REGRAS E COMBINADOS DA TURMA

Ilustrações

SAIR DA SALA (com o crachá de identificação)

BATER/AGREDIR (não deve bater/agredir o (a) colega)

CORRER (no pátio em horário de recreio)

Assim por diante

3º momento: música - Quando a Gente Está Feliz (if You Happy And You Know It)

Se você está contente

Grite viva

Se você está contente

Grite viva

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente

Grite viva

Se você está contente

Bata palmas

Se você está contente

Bata palmas

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente

Bata palmas

Se você está contente

Bata o pé

Se você está contente

Bata o pé

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente

Bata o pé

disponível em http://www.letras.com.br/gugu/quando-a-gente-esta-feliz-(if-you-happy-and-you-know-it)   acesso em 12 de abril de 2010. 

  • Nesse momento o professor privilegiará a expressão corporal, não se limitando apenas a coreografia da letra, mas, sobretudo, favorecendo a expressão livre das crianças, podendo, inclusive, variar, ritmos, como por exemplo: vamos cantar de forma muito feliz; de forma triste; de forma impaciente; de forma calma, assim por diante.

4º momento: roda da conversa – hábitos de boa convivência

  • Nesse momento o professor abordará os hábitos de boa convivência, que trabalhados pelas famílias, ainda, podem apresentar distorções ou mesmo conflito. Logo, a preocupação do professor deve fundamentar-se no favorecimento de condições agradáveis na sala de aula:
  1. perspectivas apresentadas: respeito ao próximo; solidariedade; paciência; como resolver conflitos;
  2. O professor pode fazer uso de imagens, ilustrações ou mesmo dramatização.

5º momento: expressão corporal

  • O nosso corpo é capaz de dizer muitas coisas que vão além da linguagem oral. Assim, numa atividade de expressão corporal o objetivo é levar as crianças a assimilarem que o corpo também expressa e imprime sentimentos diversos; Exemplos:
  1. quando se está com raiva como o corpo reage?
  2. Quando se está muito feliz?
  3. Quando se quer brincar ou até mesmo ficar quieto.
  • O professor pode aqui, fazer uma retomada de todas as aulas, a fim de esclarecer pontos de incompreensão ou mesmo complementar. Essas aulas, são essenciais para a constituição de uma base agradável e menos agressiva de resolução de problemas de relacionamento ou mesmo de “indisciplina”, mesmo que, tratando de crianças pequenas, esse conceito não pode ser generalizado;

Recursos Complementares

papel; giz; revistas e jornais; cola e tesoura; aparelho de som;

Sugestão de Leitura:

 Este capítulo de livro trás contribuições interessantes sobre disciplina. FOUCAULT, M. Corpos dóceis. In.FOUCAULT, M.. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

Avaliação

Como proposta de avaliação é sugerido aqui a utilização de diário que inclusive será ideal para o acompanhamento posterior da atividade. Logo, durante a realização da aula é importante que esses registros sejam feitos com assiduidade e acompanhados até o final das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.