Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A RUA DA ESCOLA - DA REALIDADE AO IMAGINÁRIO

 

13/05/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Imaginar o que deveria ser  transformado para deixar o bairro melhor;
  • Fazer uma análise crítica do que deveria melhorar no bairro da escola;
  • Se perceber enquanto agente responsável e transformador do espaço físico;
  • Identificar a estrutura essencial para atender as necessidades;
  • Integrar o texto poético ao conhecimento adquirido.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter participado da visita ao quarteirão da Escola, assim como da construção do texto coletivo sobre o quarteirão da minha escola.

Estratégias e recursos da aula

A professora lê para a turma o texto que fala em como era a rua antigamente e explora oralmente com os alunos:

  • como era a rua da escola antigamente;
  • o que mudou;
  • o que eles gostariam que tivesse na rua da escola;
  • e se fosse eles que estivessem recriando a rua o que eles colocariam ou retirariam;

Após toda essa explanação oral, a professora apresenta o livro de poesias de  José Paulo Paes, onde tem a poesia “Paraíso” lê para a classe a poesia.     

PARAÍSO

SE ESTA RUA FOSSE MINHA,

EU MANDAVA LADRILHAR,

NÃO PARA AUTOMÓVEL MATAR GENTE,

MAS PARA CRIANÇA BRINCAR.   

SE ESTA MATA FOSSE MINHA,

EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.

SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,

ONDE É QUE OS PÁSSAROS VÃO MORAR?

  

SE ESTE RIO FOSSE MEU,

EU NÃO DEIXAVA POLUIR.

JOGUEM ESGOTOS NOUTRA PARTE,

QUE OS PEIXES MORAM AQUI.   

SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,

EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS

QUE ELE SERIA UM PARAÍSO

DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.                                         

JOSÉ PAULO PAES 

Depois distribui uma folha grande e pede para eles em duplas escreverem o que eles colocariam na rua, “se essa rua fosse minha...”  e ilustrem e no final apresentem par a turma, expondo suas opiniões e o trabalho. 

   

Outra atividade para o tema, a professora poderá distribuir folhas de papel com desenhos com dois quarteirões vazios para que eles preencham com o que desejarem. Será trabalhada vizinhança, ruas e suas particularidades.

Exemplo para ser discutido, caso haja um quarteirão onde se tenha um hospital  o que deverá ter no seu entorno?

E se fosse um quarteirão onde houvesse um Centro Cultural?

E se houvesse uma Casa de Forró?

E a professora incentiva a participação dos alunos.

Recursos Complementares

Texto trazido pela professora falando sobre a rua antigamente e atualmente.  

 Livro de poesia: Poemas para Brincar

 Autor: José Paulo Paes

Ilustrações de Luiz Maia

Editora Ática

Avaliação

A professora observa como foi a construção desse trabalho nas duplas, a interação entre as duplas.

Verifica se as crianças conseguiram através de uma produção poética retratar o tema trabalhado na visitação ao bairro  e na sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.