13/05/2010
Simone de Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ter participado da visita ao quarteirão da Escola, assim como da construção do texto coletivo sobre o quarteirão da minha escola.
A professora lê para a turma o texto que fala em como era a rua antigamente e explora oralmente com os alunos:
Após toda essa explanação oral, a professora apresenta o livro de poesias de José Paulo Paes, onde tem a poesia “Paraíso” lê para a classe a poesia.
PARAÍSO
SE ESTA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMÓVEL MATAR GENTE,
MAS PARA CRIANÇA BRINCAR.
SE ESTA MATA FOSSE MINHA,
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.
SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,
ONDE É QUE OS PÁSSAROS VÃO MORAR?
SE ESTE RIO FOSSE MEU,
EU NÃO DEIXAVA POLUIR.
JOGUEM ESGOTOS NOUTRA PARTE,
QUE OS PEIXES MORAM AQUI.
SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,
EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS
QUE ELE SERIA UM PARAÍSO
DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.
JOSÉ PAULO PAES
Depois distribui uma folha grande e pede para eles em duplas escreverem o que eles colocariam na rua, “se essa rua fosse minha...” e ilustrem e no final apresentem par a turma, expondo suas opiniões e o trabalho.
Outra atividade para o tema, a professora poderá distribuir folhas de papel com desenhos com dois quarteirões vazios para que eles preencham com o que desejarem. Será trabalhada vizinhança, ruas e suas particularidades.
Exemplo para ser discutido, caso haja um quarteirão onde se tenha um hospital o que deverá ter no seu entorno?
E se fosse um quarteirão onde houvesse um Centro Cultural?
E se houvesse uma Casa de Forró?
E a professora incentiva a participação dos alunos.
Texto trazido pela professora falando sobre a rua antigamente e atualmente.
Livro de poesia: Poemas para Brincar
Autor: José Paulo Paes
Ilustrações de Luiz Maia
Editora Ática
A professora observa como foi a construção desse trabalho nas duplas, a interação entre as duplas.
Verifica se as crianças conseguiram através de uma produção poética retratar o tema trabalhado na visitação ao bairro e na sala de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!