Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantando árvores

 

20/04/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender a importância que as árvores têm em nossas vidas, além de aprender como plantar uma árvore por meio de um experimento prático.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.

 


Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos se eles já tiveram a oportunidade de plantar uma árvore. 
 Após ouvir suas respostas deverá lhes dizer que todos terão esta oportunidade!

Atividade 1

Antes de desenvolverem o experimento prático é importante que o professor trabalhe com os alunos a importância que as árvores (Fig. 1) têm em nossas vidas. Isto é importante para que os alunos não pensem que irão plantar uma árvore apenas para terem uma aula diferente.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/arvore_f1.jpg

Figura 1 – Imagem de uma árvore
Disponível em: http://www.ecoar.org.br/novo/imagens/imprensa/Especies/Arvore_babosa.jpg  Acesso em: 01. Abr. 2009.
 

Abaixo se encontram alguns sites indicados para que o professor trabalhe com os alunos sobre a importância das árvores ma vida do ser humano e do Planeta Terra:

http://www.ciaeco.org/telas/Materia.asp?Id_Destaque=27
http://www.apena.rcts.pt/aproximar/floresta/recursos/arvore_madeira/cadreno1_2.htm  
 

Atividade 2


Após as discussões sobre a importância das árvores na natureza e em nossas vidas, o professor deverá apresentar o Recurso (Fig. 2) abaixo, que consta de um vídeo no qual apresenta um experimento prático que ensina como plantar uma muda de árvore. Destacamos que o Recurso (Fig. 2) tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores.

 

Recurso

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11807/ComoPlantarUmaArvore/ComoPlantarUmaArvore/plantar_arvores.htm  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/imagem_recurso.jpg.jpg

 

  Figura 2- Imagem do Recurso

Além disso, o recurso também mostra que é preciso conhecer os critérios para a escolha de algumas espécies de acordo com o local que será plantada (Fig. 3). Observamos que, para maiores informações sobre o plantio das árvores, bem como os critérios para escolha das mudas.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/f3.jpg

Figura 3 - Imagem de diferentes espécies de árvores

Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/images/secretarias/meio/arvoresvitoria_a.jpeg  Acesso em: 11. Abr. 2009.
 

Para isso,  o professor poderá utilizar os sites abaixo indicados:

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_como_plantar  

http://guia.mercadolivre.com.br/arvores-como-plantar-18345-VGP  

http://www.fazfacil.com.br/jardim/arvores.html  


Após a exploração do recurso, e de conhecerem a importância das árvores em nossas vidas os alunos, juntamente com o professor, deverão escolher um local para o plantio das árvores e planejarem como farão para adquirirem as mudas (Fig. 4) : se eles comprarão as mudas (se dividirão o dinheiro ou se o professor as comprará e etc.), ou se entrarão em contato com o órgão do município que se encarrega, como, por exemplo, o Horto Florestal da cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/mudas_f4.jpg.jpg

Figura 4 - Imagem de mudas de árvores

Disponível em: http://www.camposgeraisemais.com.br/wp-content/uploads/mudas.jpg Acesso em: 11. Abr. 2009.


Se possível, é importante que escolham um local em que poderão acompanhar o processo de crescimento desta árvore!
Feito isso, poderão então escolher a espécie das mudas, de acordo com os critérios apresentados na atividade 2 - depois de terem visitado os sites indicados.

Salientamos mais uma vez que é extremamente importante que os alunos e o professor verifiquem com os responsáveis do Horto Florestal, por exemplo ou onde adquirirem as mudas sobre a importância de adequar o plantio das mudas com o solo e com as condições climáticas da cidade.
 

Atividade 3

Após  terem conhecido o que o Recurso apresenta, bem como conhecido os critérios para a seleção de mudas, os alunos poderão desenvolver o experimento, isto é, plantar árvore! Sugerimos que sejam plantadas 2 (duas) mudas de árvores, para que os alunos possam realmente aprender como deve ser o plantio de uma árvore.

Desenvolvendo o Experimento (Fig. 2):
 

Estando no local escolhido para o plantio das árvores, os seguintes passos deverão ser seguidos:
1- Preparem uma cova com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade;
2- Retirem o composto orgânico (terra com adubo: esterco, restos de alimentos entre outras coisas);
3- Misturem a terra que foi retirada ao composto orgânico (duas partes de terra, para uma de composto). E reserve-a;
4- Rasguem o saquinho onde está a muda (caso contrário, a raiz não se desenvolverá), retirando a muda com o torrão de terra, sem quebrar o torrão. Dica: em vez de fazer um único corte no saquinho, para retirá-lo, faça vários, facilitando tirar o torrão sem quebrar;
5- Coloquem metade da mistura de terra e composto orgânico de volta na cova que já foi feita (passo 1);
6- Agora, é só introduzir a muda com o torrão (o que é isso) na cova e preencher o resto do buraco com a mesma mistura;
7- Para finalizar, pressionem um pouco o chão do local plantado para deixar a muda firme. Dica importante: no local da cova, o terreno deve ficar uns dois centímetros abaixo do nível do solo (Fig.5). Isso facilita regas. A primeira rega, já poderá ocorrer logo após o plantio;
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/f5.jpg

Figura 5 – Imagem do plantio. Retirado do Recurso

8- CUIDADOS FINAIS - Uma boa idéia é cobrir o solo com folhas secas, o que ajudará a manter a umidade da terra. Especialmente se o plantio for em área urbana - numa calçada, praça ou jardim - também vale à pena colocar uma grade de proteção em torno da árvore, para que ninguém quebre a plantinha, desavisadamente;
9- TUTOR: Para que a muda cresça reta, vale à pena amarrá-la a um tutor (Fig. 6). Pode até ser um cabo de vassoura, fixado verticalmente no chão, logo ao lado da muda. Mas preste atenção à maneira de amarrar: O barbante deve formar um 8 deitado, com um dos "círculos" do 8 em torno do tronco da muda e outro, no tutor. Assim, proporciona-se firmeza e ao mesmo tempo um pouco de folga em torno do tronco da futura árvore. Nunca deixe que o barbante "estrangule" o tronco, quando a planta crescer.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/tutor.jpg

Figura 6 – Imagem de um tutor

Disponível em: http://www.vivaterra.org.br/plantio_1.11_site.jpg  Acesso em: 01. Abr. 2009.
 

DICA PARA REGAR – em períodos (dias) em que não há chuva, deve se regar de uma a duas vezes ao dia, no início da manhã ou fim de tarde. No inverno, rega-se apenas uma vez ao dia.
Repita o procedimento, se forem plantar 2 (duas) mudas de árvore!
 

Sugestões:

1) Sugerimos que o professor fotografe o processo do plantio da árvore para que possa fazer uma exposição das fotos. Além disso, recomendamos também para que depois de um determinado tempo (aproximadamente 2 meses) os alunos ou o professor (conforme combinado previamente)  possa visitar o local em que as árvores foram plantadas para tirar outras fotografias, para então fazer uma comparação; se a muda cresceu e etc. 
 

2) Sugerimos também que o professor agende uma visita ao Horto Florestal da cidade, pra que possam conhecer outras espécies de mudas de árvores, bem como assuntos ligados a este tema!

 

3) Sugerimos que o professor vá até o Laboratório de Informática da escola para que os alunos possam ver uma simulação virtual sobre o plantio de árvores, por meio do seguinte endereço: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1378  

 

4) Sugerimos também que os alunos realizem as atividades do jogo “Planeta Natureza” (Fig.7) Com esta atividade, poderão trabalhar a coordenação motora aliando conhecimentos sobre o Meio Ambiente, especificamente os cuidados necessários para que as árvores e plantas cresçam e floresçam. 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/f7.jpg.jpg

Figura 7 – Imagem da tela inicial do jogo.

http://www.nestle.com.br/maisdivertido/PopUpAtividade.aspx?sigla=PLANETANATUREZA  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como plantar uma árvore Experimento prático
Recursos Complementares
Materiais necessários para o plantio das árvores:- 2 mudas de árvores;- Composto orgânico;- Pau de vassoura (tutor);- Pá;- Folhas secas para cobrir o solo;- Água para fazer a primeira rega;- Barbante.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos, até mesmo após o plantio das mudas, já que os alunos deverão se comprometer a fazer as regas nas árvores plantadas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Michelli Luiza Cecon, Celer Faculdades , Santa Catarina - disse:
    michelliluizacecon@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão de aula, está bem completa. Foram boas ideias englobando mídias variadas, eu apenas colocaria alguma canção ou poema, algo mais artístico. Abraços.


  • jose maria da costa, Crianças do Mundo , Minas Gerais - disse:
    zemariadacosta@yahoo.com.br

    11/01/2012

    Cinco estrelas

    Considero uma boa aula. Didaticamente bem divido os tópicos ( dados da aula, motivação, ... até recursos complementares e avaliaçao). Boa ilustração, linguagem adequada ao nivel de ensino.Conteudo cientifico bom.Tempo de duração / já fiz experiencia neste sentido esta adequado ( duas aulas-hora).Sugiro colocar uma pequena bibliografia. Nota DEZ. Quero receber mais informações se possivel for. Jose Maria da Costa


  • Ilda Gomes, Escola Municipal Rita Monica Ledo , Goiás - disse:
    ilda.fg@hotmail.com

    14/04/2011

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões dessa aula.


  • Elane Mateus Batista, EEEF JOAQUIM NABUCO , Rondônia - disse:
    elanemateus@hotmail.com

    03/11/2010

    Cinco estrelas

    Amei a sua aula,na verdade todos educadores deveriam colocar esta aula em prática. "Contemplar e admirar a natureza é um dom que poucos têem."


  • Eliane, EstudaNTE DE PEDAGOGIA , Rio Grande do Sul - disse:
    elianepachecosousa@hotmail.com

    05/08/2010

    Cinco estrelas

    Foi muito bom ter acessasdo esse sait gostei muito, foi muito explicativo e facil de explicar!Parabens


  • Ila de Souza Cabral, Grupo de Escoteiro Pedro Guenes - 42º PE , Pernambuco - disse:
    ila.cabral@hotmail.com

    24/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o plano desta aula, sou professora de História e trabalho com crianças e adolescentes em um Grupo de Escoteiros. No acampamento levamos 4 mudas de árvores (frutas) para a aula " "Como Ppantar uma árvore", o sucesso foi total e a aprendisagem voltada para a importância das árvores e do aquecimento Global. Obrigada pela rica ajuda Chefe ILA


  • miguel, nenhuma , São Paulo - disse:
    miguelitomiguelmi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom ensinar pessoas a preservar o meio ambiente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.