20/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.
Motivação:
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já tiveram a oportunidade de plantar uma árvore.
Após ouvir suas respostas deverá lhes dizer que todos terão esta oportunidade!
Atividade 1
Antes de desenvolverem o experimento prático é importante que o professor trabalhe com os alunos a importância que as árvores (Fig. 1) têm em nossas vidas. Isto é importante para que os alunos não pensem que irão plantar uma árvore apenas para terem uma aula diferente.
Figura 1 – Imagem de uma árvore
Disponível em: http://www.ecoar.org.br/novo/imagens/imprensa/Especies/Arvore_babosa.jpg Acesso em: 01. Abr. 2009.
Abaixo se encontram alguns sites indicados para que o professor trabalhe com os alunos sobre a importância das árvores ma vida do ser humano e do Planeta Terra:
http://www.ciaeco.org/telas/Materia.asp?Id_Destaque=27
http://www.apena.rcts.pt/aproximar/floresta/recursos/arvore_madeira/cadreno1_2.htm
Atividade 2
Após as discussões sobre a importância das árvores na natureza e em nossas vidas, o professor deverá apresentar o Recurso (Fig. 2) abaixo, que consta de um vídeo no qual apresenta um experimento prático que ensina como plantar uma muda de árvore. Destacamos que o Recurso (Fig. 2) tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores.
Recurso
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11807/ComoPlantarUmaArvore/ComoPlantarUmaArvore/plantar_arvores.htm
Figura 2- Imagem do Recurso
Além disso, o recurso também mostra que é preciso conhecer os critérios para a escolha de algumas espécies de acordo com o local que será plantada (Fig. 3). Observamos que, para maiores informações sobre o plantio das árvores, bem como os critérios para escolha das mudas.
Figura 3 - Imagem de diferentes espécies de árvores
Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/images/secretarias/meio/arvoresvitoria_a.jpeg Acesso em: 11. Abr. 2009.
Para isso, o professor poderá utilizar os sites abaixo indicados:
http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_como_plantar
http://guia.mercadolivre.com.br/arvores-como-plantar-18345-VGP
http://www.fazfacil.com.br/jardim/arvores.html
Após a exploração do recurso, e de conhecerem a importância das árvores em nossas vidas os alunos, juntamente com o professor, deverão escolher um local para o plantio das árvores e planejarem como farão para adquirirem as mudas (Fig. 4) : se eles comprarão as mudas (se dividirão o dinheiro ou se o professor as comprará e etc.), ou se entrarão em contato com o órgão do município que se encarrega, como, por exemplo, o Horto Florestal da cidade.
Figura 4 - Imagem de mudas de árvores
Disponível em: http://www.camposgeraisemais.com.br/wp-content/uploads/mudas.jpg Acesso em: 11. Abr. 2009.
Se possível, é importante que escolham um local em que poderão acompanhar o processo de crescimento desta árvore!
Feito isso, poderão então escolher a espécie das mudas, de acordo com os critérios apresentados na atividade 2 - depois de terem visitado os sites indicados.
Salientamos mais uma vez que é extremamente importante que os alunos e o professor verifiquem com os responsáveis do Horto Florestal, por exemplo ou onde adquirirem as mudas sobre a importância de adequar o plantio das mudas com o solo e com as condições climáticas da cidade.
Atividade 3
Após terem conhecido o que o Recurso apresenta, bem como conhecido os critérios para a seleção de mudas, os alunos poderão desenvolver o experimento, isto é, plantar árvore! Sugerimos que sejam plantadas 2 (duas) mudas de árvores, para que os alunos possam realmente aprender como deve ser o plantio de uma árvore.
Desenvolvendo o Experimento (Fig. 2):
Estando no local escolhido para o plantio das árvores, os seguintes passos deverão ser seguidos:
1- Preparem uma cova com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade;
2- Retirem o composto orgânico (terra com adubo: esterco, restos de alimentos entre outras coisas);
3- Misturem a terra que foi retirada ao composto orgânico (duas partes de terra, para uma de composto). E reserve-a;
4- Rasguem o saquinho onde está a muda (caso contrário, a raiz não se desenvolverá), retirando a muda com o torrão de terra, sem quebrar o torrão. Dica: em vez de fazer um único corte no saquinho, para retirá-lo, faça vários, facilitando tirar o torrão sem quebrar;
5- Coloquem metade da mistura de terra e composto orgânico de volta na cova que já foi feita (passo 1);
6- Agora, é só introduzir a muda com o torrão (o que é isso) na cova e preencher o resto do buraco com a mesma mistura;
7- Para finalizar, pressionem um pouco o chão do local plantado para deixar a muda firme. Dica importante: no local da cova, o terreno deve ficar uns dois centímetros abaixo do nível do solo (Fig.5). Isso facilita regas. A primeira rega, já poderá ocorrer logo após o plantio;
Figura 5 – Imagem do plantio. Retirado do Recurso
8- CUIDADOS FINAIS - Uma boa idéia é cobrir o solo com folhas secas, o que ajudará a manter a umidade da terra. Especialmente se o plantio for em área urbana - numa calçada, praça ou jardim - também vale à pena colocar uma grade de proteção em torno da árvore, para que ninguém quebre a plantinha, desavisadamente;
9- TUTOR: Para que a muda cresça reta, vale à pena amarrá-la a um tutor (Fig. 6). Pode até ser um cabo de vassoura, fixado verticalmente no chão, logo ao lado da muda. Mas preste atenção à maneira de amarrar: O barbante deve formar um 8 deitado, com um dos "círculos" do 8 em torno do tronco da muda e outro, no tutor. Assim, proporciona-se firmeza e ao mesmo tempo um pouco de folga em torno do tronco da futura árvore. Nunca deixe que o barbante "estrangule" o tronco, quando a planta crescer.
Figura 6 – Imagem de um tutor
Disponível em: http://www.vivaterra.org.br/plantio_1.11_site.jpg Acesso em: 01. Abr. 2009.
DICA PARA REGAR – em períodos (dias) em que não há chuva, deve se regar de uma a duas vezes ao dia, no início da manhã ou fim de tarde. No inverno, rega-se apenas uma vez ao dia.
Repita o procedimento, se forem plantar 2 (duas) mudas de árvore!
Sugestões:
1) Sugerimos que o professor fotografe o processo do plantio da árvore para que possa fazer uma exposição das fotos. Além disso, recomendamos também para que depois de um determinado tempo (aproximadamente 2 meses) os alunos ou o professor (conforme combinado previamente) possa visitar o local em que as árvores foram plantadas para tirar outras fotografias, para então fazer uma comparação; se a muda cresceu e etc.
2) Sugerimos também que o professor agende uma visita ao Horto Florestal da cidade, pra que possam conhecer outras espécies de mudas de árvores, bem como assuntos ligados a este tema!
3) Sugerimos que o professor vá até o Laboratório de Informática da escola para que os alunos possam ver uma simulação virtual sobre o plantio de árvores, por meio do seguinte endereço: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1378
4) Sugerimos também que os alunos realizem as atividades do jogo “Planeta Natureza” (Fig.7) Com esta atividade, poderão trabalhar a coordenação motora aliando conhecimentos sobre o Meio Ambiente, especificamente os cuidados necessários para que as árvores e plantas cresçam e floresçam.
Figura 7 – Imagem da tela inicial do jogo.
http://www.nestle.com.br/maisdivertido/PopUpAtividade.aspx?sigla=PLANETANATUREZA
Nome | Tipo |
---|---|
Como plantar uma árvore | Experimento prático |
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Quatro estrelasGostei muito da sugestão de aula, está bem completa. Foram boas ideias englobando mídias variadas, eu apenas colocaria alguma canção ou poema, algo mais artístico. Abraços.
11/01/2012
Cinco estrelasConsidero uma boa aula. Didaticamente bem divido os tópicos ( dados da aula, motivação, ... até recursos complementares e avaliaçao). Boa ilustração, linguagem adequada ao nivel de ensino.Conteudo cientifico bom.Tempo de duração / já fiz experiencia neste sentido esta adequado ( duas aulas-hora).Sugiro colocar uma pequena bibliografia. Nota DEZ. Quero receber mais informações se possivel for. Jose Maria da Costa
14/04/2011
Cinco estrelasAmei as sugestões dessa aula.
03/11/2010
Cinco estrelasAmei a sua aula,na verdade todos educadores deveriam colocar esta aula em prática. "Contemplar e admirar a natureza é um dom que poucos têem."
05/08/2010
Cinco estrelasFoi muito bom ter acessasdo esse sait gostei muito, foi muito explicativo e facil de explicar!Parabens
24/04/2010
Cinco estrelasAdorei o plano desta aula, sou professora de História e trabalho com crianças e adolescentes em um Grupo de Escoteiros. No acampamento levamos 4 mudas de árvores (frutas) para a aula " "Como Ppantar uma árvore", o sucesso foi total e a aprendisagem voltada para a importância das árvores e do aquecimento Global. Obrigada pela rica ajuda Chefe ILA
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom ensinar pessoas a preservar o meio ambiente!