Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Frevo

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o frevo. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estado de Pernambuco, onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característicos dessas danças; conhecer os personagens dessas festas; refletir sobre as relações estabelecidas entre a manifestação cultural trabalhada e seus participantes.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1.  Apresentação da festa (30’)

Reserve esse primeiro momento para apresentar para as crianças a região onde se localiza o estado de Pernambuco, características gerais do estado, história, com foco nas danças; algumas dessas informações podem ser encontradas em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo  (acesso em 16/04/2010)

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm  (acesso em 16/04/2010)

http://www.rosanevolpatto.trd.br/Frevo1.htm (ótimo)  (acesso em 16/04/2010)

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/frevo.htm (ótimo)   (acesso em 16/04/2010)

http://www.frevo.pe.gov.br/ (ótimo)  (acesso em 16/04/2010)

Sugestões de figuras:

http://www.unerj.br/blogbiblioteca/wp-content/uploads/2009/09/frevo3-150x150.jpg  (acesso em 16/04/2010)

http://www.aninhacamelo.com.br/weblog/media/frevo2.jpg  (acesso em 16/04/2010)

http://www.aninhacamelo.com.br/weblog/media/frevo1.jpg (acesso em 16/04/2010)

Algumas sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=d-ywLdDinxo (acesso em 16/04/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM (aula de frevo) (acesso em 16/04/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=mR9fJrTBOXw (a festa na rua) (acesso em 16/04/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=Ub7gAqdhUWQ (na rua)  (acesso em 16/04/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=aBOw3Dt2dE8 (muito bons!)    (acesso em 16/04/2010)

Atividade 2.  Dançar do seu jeito (20’)

Apresentar as sombrinhas típicas das danças e deixar que as crianças inventem seus passos e dancem livremente, reproduzindo o que observaram nos vídeos. Se a escola não tiver essas sombrinhas disponíveis, pode improvisar com as crianças produzindo os objetos do jeito que acharem melhor. Outra opção é a utilização das sombrinhas de papel decorativas usadas em festas, como dito anteriormente. Essas são encontradas em armarinhos e lojas de artigos de festas a baixos preços. Também são muito usadas em festas juninas.

Figuras: arquivo pessoal.

 

Atividade 3.  Entendendo o que acontece com os pés (25’)

Nesse momento o professor deve escolher quais os passos são mais adequados para cada faixa etária e ensiná-los às crianças. Sugiro alguns vídeos abaixo em "recursos complementares".

Atividade 4.  Apresentação (25’)

Agora, deixe que as crianças escolham se querem apresentar em grupos, duplas ou individualmente. Coloque as músicas de frevo e deixe que elas se apresentem para os outros.

Recursos Complementares

Alguns vídeos de aulas podem ajudar o professor que não tem facilidade ou conhecimento desses movimentos:

 http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM (acesso em 17/04/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=IzC-xeVy04E   (acesso em 17/04/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=O7dP2V9CBug   (acesso em 17/04/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=BqjEHUoCaC8   (acesso em 17/04/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=CmPqjGKAJFI    (acesso em 17/04/2010) 

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias. Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.