Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DE REVISTAS INFANTIS

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Desenvolver no aluno a noção  entre a  realidade da sala de aula e a realidade fora dela.

*Conhecer as partes de uma revista.          

*Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente.

*Desenvolver o hábito e o prazer da leitura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados na aula:

O que você vai precisar para a aula:

Revistas destinadas ao público infantil e outras com matérias de interesse dos alunos.

Papel ofício

Estratégias da aula:

O trabalho com as revistas em sala de aula é mais uma fonte de pesquisa, seu uso estimula a leitura, a escrita e o pensamento crítico. As reportagens funcionam como um passaporte para que o leitor conheça temas próximo do seu dia-a-dia, com a vantagem de apresentar dados mais atualizados que livros e enciclopédias.

Em sala de aula a revista tem a função de fazer uma ponte entre a sala de aula e o mundo fora dela, por isso, esta aula se propõe apresentar ao professor algumas atividades para o uso deste material escrito muito utilizado na sociedade.   

Primeira atividade: Roda de leitura de revistas   

Professor, esta primeira atividade deve acontecer pelo menos duas ou três vezes por semana, para garantir o contato e a apropriação das crianças com este tipo de texto.   

Desenvolva a rotina de iniciar suas aulas sempre lendo uma reportagem de revista.

Algumas revistas trazem notícias que despertam muito interesse nas crianças, como a revista Recreio e Ciência Hoje das Crianças. Mas não pense que somente estas revistas podem ser lidas para a turma. Revistas destinadas ao público adulto como Veja, Super Interessante, Época dentre outras, podem e devem ser trazidas para sala de aula sempre que o professor encontrar nelas, matérias que possam despertar o interesse dos alunos.   

Assuntos  de preservação ambiental, notícias curiosas sobre a cidade, matérias que tratam de evolução tecnológica, descobertas de fósseis pré-históricos, sempre dão bons momentos de leitura e aprendizagem em sala de aula. Por isso não deixe de utilizá-las nas rodas de leitura de revistas.   

Para iniciar a leitura, organize seus alunos em uma roda, para que todos possam ouvir sua leitura e fazer interferências e inferências necessárias para o bom entendimento das notícias. O debate, a troca de saberes sobre os assuntos tratados, sempre são bem-vindos na roda e devem ser estimulados.   

Primeira atividade:

Para essa aula vamos trabalhar com a matéria “Área em obras” da Revista Recreio Número 545 Editora Abril.

Inicie seu trabalho lendo a capa da revista, as matérias em destaque, pergunte quem já conhece a revista.   

Na matéria selecionada veja o que você pode ensinar para seus alunos como conteúdo e procedimentos de leitura:    

Título e o olho no canto esquerdo da página: Eles dão dicas importantes sobre o tema do texto e permitem  que as crianças levantem as primeiras hipóteses  sobre o que lerão a seguir.   

Texto principal: A linguagem clara e objetiva ajuda na compreensão do que o autor tem a dizer e na aprendizagem do assunto abordado. Dados novos e atualizados mostram o que acontece ao redor do mundo e quais conhecimentos a ciência anda divulgando sobre a nossa saúde.   

Fotos: Uma das portas para a turma entrar no espírito da matéria e interagir com ela. Possibilita, por exemplo, fazer a relação da foto com o que está escrito em cada item.   

Segunda atividade: Organização de um mural.   

Explore todos estes pontos da matéria e depois da leitura do texto principal, convide  seus alunos para a confecção de um mural permanente com o título: “Saiu nas revistas....” e proponha que cada aluno faça uma ilustração da matéria lida com legendas explicativas e coloque no mural.

Como os assuntos em geral despertam muito interesse nos alunos e se apresentam num texto de fácil compreensão, é esperado que a cada nova leitura de notícias de revistas, seus alunos comecem a desenvolver mais habilidades de leitura e interpretação dos textos.   

Terceira atividade: Presente surpresa!   

Após o trabalho no mural apresente para sua turma uma surpresa: Coloque em uma cesta várias revistas, principalmente as destinadas ao público infantil, e anuncie que elas farão parte do acervo da sala.

Deixe que eles explorem à vontade as revistas, sentem-se juntos em uma roda em volta da cesta e fique junto de seus alunos, chamando atenção para as curiosidades encontradas enquanto eles folheiam as revistas.

Faça alguns combinados sobre conservação e momentos em que poderão ver as revistas.

Dedique uma parte de sua aula diariamente, para que a turma possa ter contato com esse material.

Esta é uma atividade de uma aproximação única do leitor com o material, os alunos devem explorar as revistas, ler pequenos textos, ler somente os títulos, se deliciarem com as figuras e aprender com elas.

Não cabe nesta atividade alguma forma de escolarizar a leitura, por que senão ela perde sua essência. Mas, é a sua leitura e orientações descritas na primeira atividade que darão aos alunos cada vez mais curiosidade em ler os textos e capacidade de compreensão das matérias.      

Nota sobre a aula: Nesta aula o prazer pela leitura e a descoberta de mais um portador de texto, são os objetivos principais. O professor como leitor mais experiente deve fazer da atividade de leitura para a turma uma prática diária e com a “Roda de leitura de revistas” dar aos alunos a possibilidade de ampliar seu repertório de leitura e o prazer que ela pode nos dá, contribuindo assim para a formação de leitores e escritores cada vez mais eficientes, fazendo o uso social desta linguagem.  

Recursos Complementares

Para o professor conhecer mais sobre as revistas Recreio e também utilizar em suas próximas aulas, segue abaixo o site da revista online.

http://recreionline.abril.com.br/ 

Segue também o site da revista Ciência Hoje das Crianças que também oferece muitas informações interessantes.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ 

Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula, pela participação dos alunos durante a leitura da matéria e na observação das relações que fazem com os conhecimentos fora da escola e o seu interesse pela leitura das revistas.

Ao longo de algumas aulas o professor poderá observar como seus alunos estão se apropriando deste tipo de texto, demonstrando mais autonomia em suas leituras.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.