16/11/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
* Desenvolver no aluno a noção entre a realidade da sala de aula e a realidade fora dela.
*Conhecer as partes de uma revista.
*Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente.
*Desenvolver o hábito e o prazer da leitura.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Recursos utilizados na aula:
O que você vai precisar para a aula:
Revistas destinadas ao público infantil e outras com matérias de interesse dos alunos.
Papel ofício
Estratégias da aula:
O trabalho com as revistas em sala de aula é mais uma fonte de pesquisa, seu uso estimula a leitura, a escrita e o pensamento crítico. As reportagens funcionam como um passaporte para que o leitor conheça temas próximo do seu dia-a-dia, com a vantagem de apresentar dados mais atualizados que livros e enciclopédias.
Em sala de aula a revista tem a função de fazer uma ponte entre a sala de aula e o mundo fora dela, por isso, esta aula se propõe apresentar ao professor algumas atividades para o uso deste material escrito muito utilizado na sociedade.
Primeira atividade: Roda de leitura de revistas
Professor, esta primeira atividade deve acontecer pelo menos duas ou três vezes por semana, para garantir o contato e a apropriação das crianças com este tipo de texto.
Desenvolva a rotina de iniciar suas aulas sempre lendo uma reportagem de revista.
Algumas revistas trazem notícias que despertam muito interesse nas crianças, como a revista Recreio e Ciência Hoje das Crianças. Mas não pense que somente estas revistas podem ser lidas para a turma. Revistas destinadas ao público adulto como Veja, Super Interessante, Época dentre outras, podem e devem ser trazidas para sala de aula sempre que o professor encontrar nelas, matérias que possam despertar o interesse dos alunos.
Assuntos de preservação ambiental, notícias curiosas sobre a cidade, matérias que tratam de evolução tecnológica, descobertas de fósseis pré-históricos, sempre dão bons momentos de leitura e aprendizagem em sala de aula. Por isso não deixe de utilizá-las nas rodas de leitura de revistas.
Para iniciar a leitura, organize seus alunos em uma roda, para que todos possam ouvir sua leitura e fazer interferências e inferências necessárias para o bom entendimento das notícias. O debate, a troca de saberes sobre os assuntos tratados, sempre são bem-vindos na roda e devem ser estimulados.
Primeira atividade:
Para essa aula vamos trabalhar com a matéria “Área em obras” da Revista Recreio Número 545 Editora Abril.
Inicie seu trabalho lendo a capa da revista, as matérias em destaque, pergunte quem já conhece a revista.
Na matéria selecionada veja o que você pode ensinar para seus alunos como conteúdo e procedimentos de leitura:
Título e o olho no canto esquerdo da página: Eles dão dicas importantes sobre o tema do texto e permitem que as crianças levantem as primeiras hipóteses sobre o que lerão a seguir.
Texto principal: A linguagem clara e objetiva ajuda na compreensão do que o autor tem a dizer e na aprendizagem do assunto abordado. Dados novos e atualizados mostram o que acontece ao redor do mundo e quais conhecimentos a ciência anda divulgando sobre a nossa saúde.
Fotos: Uma das portas para a turma entrar no espírito da matéria e interagir com ela. Possibilita, por exemplo, fazer a relação da foto com o que está escrito em cada item.
Segunda atividade: Organização de um mural.
Explore todos estes pontos da matéria e depois da leitura do texto principal, convide seus alunos para a confecção de um mural permanente com o título: “Saiu nas revistas....” e proponha que cada aluno faça uma ilustração da matéria lida com legendas explicativas e coloque no mural.
Como os assuntos em geral despertam muito interesse nos alunos e se apresentam num texto de fácil compreensão, é esperado que a cada nova leitura de notícias de revistas, seus alunos comecem a desenvolver mais habilidades de leitura e interpretação dos textos.
Terceira atividade: Presente surpresa!
Após o trabalho no mural apresente para sua turma uma surpresa: Coloque em uma cesta várias revistas, principalmente as destinadas ao público infantil, e anuncie que elas farão parte do acervo da sala.
Deixe que eles explorem à vontade as revistas, sentem-se juntos em uma roda em volta da cesta e fique junto de seus alunos, chamando atenção para as curiosidades encontradas enquanto eles folheiam as revistas.
Faça alguns combinados sobre conservação e momentos em que poderão ver as revistas.
Dedique uma parte de sua aula diariamente, para que a turma possa ter contato com esse material.
Esta é uma atividade de uma aproximação única do leitor com o material, os alunos devem explorar as revistas, ler pequenos textos, ler somente os títulos, se deliciarem com as figuras e aprender com elas.
Não cabe nesta atividade alguma forma de escolarizar a leitura, por que senão ela perde sua essência. Mas, é a sua leitura e orientações descritas na primeira atividade que darão aos alunos cada vez mais curiosidade em ler os textos e capacidade de compreensão das matérias.
Nota sobre a aula: Nesta aula o prazer pela leitura e a descoberta de mais um portador de texto, são os objetivos principais. O professor como leitor mais experiente deve fazer da atividade de leitura para a turma uma prática diária e com a “Roda de leitura de revistas” dar aos alunos a possibilidade de ampliar seu repertório de leitura e o prazer que ela pode nos dá, contribuindo assim para a formação de leitores e escritores cada vez mais eficientes, fazendo o uso social desta linguagem.
Para o professor conhecer mais sobre as revistas Recreio e também utilizar em suas próximas aulas, segue abaixo o site da revista online.
http://recreionline.abril.com.br/
Segue também o site da revista Ciência Hoje das Crianças que também oferece muitas informações interessantes.
A avaliação será feita durante toda a aula, pela participação dos alunos durante a leitura da matéria e na observação das relações que fazem com os conhecimentos fora da escola e o seu interesse pela leitura das revistas.
Ao longo de algumas aulas o professor poderá observar como seus alunos estão se apropriando deste tipo de texto, demonstrando mais autonomia em suas leituras.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2010
Três estrelasUma proposta simples mas eficaz