17/05/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar elementos e classificar polígonos
Operação aritméticas
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, acomode-os em duplas. Apresente a eles o vídeo de http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10599. O mesmo apresenta construção de polígonos regulares através de Origami. Após a apresentação do vídeo, faça alguns questionamentos:
Dê um tempo para que eles possam refletir um pouco. Em seguida, peça a eles que façam uma pesquisa sobre o assunto “polígonos”. Sugerimos o sítio http://www.scribd.com/doc/3488317/Licenciatura-em-Matematica-Desenho-Geometrico, um documento em PDF. Na página 71 deste, existem todos os tipos de classificações de polígonos e todos os passos para construção de polígonos regulares. Professor, oriente aos seus alunos que não deixem de pesquisar tópicos importantes, como:
Caso algum sítio não esteja funcionando temporariamente, sugerimos alternativamente os relatados abaixo:
Professor, após leitura, questione aos seus sobre os itens levantados no início da aula. Aproveite o momento para tirar algumas dúvidas. Confeccione uma tabela conforme abaixo:
Após eles preencherem a tabela, peça a eles que confiram os valores no aplicativo http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/poligonos_nomenclatura/chamafig.htm.
Professor, uma das atividades para fixação do conteúdo é a construção de polígonos regulares, no sítio http://www.dme.ufcg.edu.br/Lapem/Documentos/M%C3%B3dulo%201%20-%20Poligonos%20e%20Regi%C3%B5es%20Poligonais.pdf existem passos para executar esta tarefa. Separe os alunos em grupos de no máximo quatro pessoas. Diretrizes para trabalho em grupo estão na página 93 do documento disponível em http://www.scribd.com/doc/3488317/Licenciatura-em-Matematica-Desenho-Geometrico. Atribua a cada grupo a incumbência de construção de diferentes tipos de polígonos. Afinal, organize a apresentação dos trabalhos produzidos na forma de seminários.
Professor, organize também a atividade lúdica “Artesanato e diagonais” que esta descrita na página 3 do documento disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_48.pdf.
1) Parte teórica:
2) Atividade lúdica on-line
3) Software de geometria dinâmica:
a) Atividades no LOGO e CABRI, http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=B
b) RISKO:
I - Documentação: http://risko.pcc.usp.br/Poster%20SIICUSP%202003%20final.pdf ;
II - Vídeos:
c) Geogebra: Atividades, http://www.scribd.com/doc/4403874/geogebra ;
d) Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html.
e) Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html
4) Atividades manuais
5) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88:
a) “O be-a-bá do Twitter”:
b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque:
d) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/
e) Moodle:
f) Pral, http://www.pral.com.br/index.pral. Neste portal, professores de toda parte e de qualquer nível podem disponibilizar materiais educacionais para download, divulgar trabalhos a serem realizados, criar provas online por meio de ferramentas específicas oferecidas pelo site, publicar notas, utilizar aplicativos diversos, comunicar-se com os alunos por meio de recados ou mensagens de e-mail, fazer amizades com outros professores, e muito mais. Os alunos, por sua vez, encontram no PRAL uma forma rápida e prática para obter materiais escolares, consultar suas notas, interagir de uma forma dinâmica com seus professores e colegas, participar de jogos e testes online, fazer novas amizades e muito mais! O PRAL oferece ainda uma eficiente agenda, pela qual os usuários poderão organizar seus compromissos e contatos, assim como compartilhar os seus eventos/compromissos com outros usuários.
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!