Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classificação de Polígonos

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar elementos e classificar polígonos

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operação aritméticas

Estratégias e recursos da aula

1 – Laboratório de informática (1 aula)

          Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, acomode-os em duplas. Apresente a eles o vídeo de http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10599. O mesmo apresenta construção de polígonos regulares através de Origami. Após a apresentação do vídeo, faça alguns  questionamentos:  

  • Quais são os elementos de um polígono?
  • O que é o lado?
  • O que é um vértice?
  • O que é  diagonal?
  • O que é um ângulo de interno?
  • O que é um ângulo externo?
  • Quantas diagonais têm um polígono com n lados?

Dê um tempo para que eles possam refletir um pouco. Em seguida, peça a eles que façam uma pesquisa sobre o assunto “polígonos”. Sugerimos o sítio http://www.scribd.com/doc/3488317/Licenciatura-em-Matematica-Desenho-Geometrico, um documento em PDF. Na página 71 deste, existem todos os tipos de classificações de polígonos e todos os passos para construção de polígonos regulares. Professor, oriente aos seus alunos que não deixem de pesquisar tópicos importantes, como:

Caso algum sítio não esteja funcionando temporariamente, sugerimos alternativamente os relatados abaixo:

          Professor, após leitura, questione aos seus sobre os itens levantados no início  da aula. Aproveite o momento para tirar algumas dúvidas. Confeccione uma tabela conforme abaixo:

Após eles preencherem a tabela, peça a eles que confiram os valores no aplicativo http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/poligonos_nomenclatura/chamafig.htm

1 – Em sala de aula (2 aulas)

          Professor, uma das atividades para fixação do conteúdo é a construção de polígonos regulares, no sítio http://www.dme.ufcg.edu.br/Lapem/Documentos/M%C3%B3dulo%201%20-%20Poligonos%20e%20Regi%C3%B5es%20Poligonais.pdf existem passos para executar esta tarefa. Separe os alunos em grupos de no máximo quatro pessoas. Diretrizes para trabalho em grupo estão na página 93 do documento disponível em http://www.scribd.com/doc/3488317/Licenciatura-em-Matematica-Desenho-Geometrico. Atribua a cada grupo  a incumbência de construção de diferentes tipos de polígonos. Afinal, organize a apresentação dos trabalhos produzidos na forma de seminários.

Fonte: http://www.dme.ufcg.edu.br/Lapem/Documentos/M%C3%B3dulo%201%20-%20Poligonos%20e%20Regi%C3%B5es%20Poligonais.pdf  

          Professor, organize também a atividade lúdica “Artesanato e diagonais” que esta descrita na página 3 do documento disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_48.pdf.       

Recursos Complementares

1) Parte teórica:

2) Atividade lúdica on-line

3) Software de geometria dinâmica:

a) Atividades no LOGO e CABRI, http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=B 

b) RISKO:

     I - Documentação: http://risko.pcc.usp.br/Poster%20SIICUSP%202003%20final.pdf ; 

     II - Vídeos:

c) Geogebra: Atividades, http://www.scribd.com/doc/4403874/geogebra ;

d) Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html

e) Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html  

4) Atividades manuais

5) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

a) “O be-a-bá do Twitter”:

b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

d) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/ 

e) Moodle:

f) Pral, http://www.pral.com.br/index.pral. Neste portal, professores de toda parte e de qualquer nível podem disponibilizar materiais educacionais para download, divulgar trabalhos a serem realizados, criar provas online por meio de ferramentas específicas oferecidas pelo site, publicar notas, utilizar aplicativos diversos, comunicar-se com os alunos por meio de recados ou mensagens de e-mail, fazer amizades com outros professores, e muito mais. Os alunos, por sua vez, encontram no PRAL uma forma rápida e prática para obter materiais escolares, consultar suas notas, interagir de uma forma dinâmica com seus professores e colegas, participar de jogos e testes online, fazer novas amizades e muito mais! O PRAL oferece ainda uma eficiente agenda, pela qual os usuários poderão organizar seus compromissos e contatos, assim como compartilhar os seus eventos/compromissos com outros usuários.  

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

  • Atividades em sala.
  • Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto. 
  • Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
  • Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
  • Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.