17/06/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)
Verifique quais alunos já são usuários de e-mail para possibilitar a socialização de informações sobre procedimentos dessa ferramenta de comunicação.
Antes das aulas:
O tema Pluralidade Cultural permite diversas abordagens, desde a descendência étnica e a herança cultural presente nos costumes do dia a dia, ao direito à diferença no convivío social.
No Brasil há uma grande diversidade musical que está relacionada à grupos étnico-raciais distintos e a nossa História. Uma manifestação musical será o ponto de partida para as discussões sobre a pluralidade cultural na formação do povo brasileiro.
Antes de iniciar essa sequência de atividades, será preciso estabelecer parceria entre escolas, combinando-se a troca de e-mails entre os seus alunos e estudantes de diferentes regiões do Brasil . Caso as unidades escolares contatadas não contem com computadores e internet para uso dos alunos, pode-se combinar a troca de cartas. Os dois meios de comunicação permitem a troca de textos e imagens entre os alunos sobre tradições das respectivas regiões envolvendo música e dança, resgatando-se as origens étnicas e as mudanças ao logo da História.
Para encontrar parceiros para o intercâmbio cultural, você pode:
Outra providência prévia é a criação de endereços eletrônicos em serviços gratuitos, tais como
Crie endereços para o uso colaborativo de duplas de alunos. Veja um exemplo:
A criação de um endereço somente para uso nessa sequência de atividades tem o objetivo de facilitar o trabalho em duplas pelos alunos, permitindo que ambos tenham o acesso e a senha de um mesmo endereço, bem como, viabilizando o seu acompanhamento na fase inicial da troca de mensagens.
Por fim, faça uma auto-avaliação: quanto você, professor, sabe sobre a cultura, envolvendo dança e música, na região onde sua escola está inserida? Antecipe informações que poderão ser úteis e importantes para provocar a ampliação do repertório de seus alunos.
1ª aula:
Levante o que os alunos já sabem sobre "Cururu": conhecem? Já ouviram falar? O que imaginam que seja? Anote as hipóteses dos alunos.
Proponha a audição de um trecho do audio
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu iniciando aos 9 minutos e 37 segundos do arquivo e seguindo até os 13 minutos e 20 segundos.
Peça que os alunos tenham os seguintes pontos de observação para a audição:
Promova uma discussão: quais explicações ou hipóteses iniciais mais se aproximaram das informações do arquivo em áudio?
Retome as diferentes explicações sobre as origens do Cururu comentadas no áudio, tendo, possivelmente, sofrido a influência de diferentes grupos que participaram da formação do Brasil. Provoque os alunos a comentarem tradições da cultura brasileira sobre as quais consideram conhecer a origem, buscando estabelecer relações aos grupos étnico-raciais que participam da História do Brasil. A partir das informações do áudio, suscite reflexões sobre a pluralidade cultural do Brasil, bem como sobre como as tradições vão mudando ao longo da História.
Proponha que os alunos formem duplas para a troca de e-mails com alunos de outras regiões do Brasil. Combine que cada dupla será responsável por trocar informações com alunos de, no mínimo, duas regiões do país sobre danças e músicas da tradição local.
Contribua na revisão desse primeiro e-mail, enfantizando a necessidade da verificação ortográfica também nesses textos voltados à comunicação.
Comente que se vão conhecer e conversar com alunos de outros lugares sobre as tradições culturais, é certo que deverão estar preparados para responder sobre as tradições da região onde moram. Diante disso, na próxima aula, cada dupla deverá apresentar uma lista de tradições locais para discutirem se têm dúvidas sobre origens e detalhes da história. Deverão também pesquisar imagens que retratem a referida tradição. Assim, por exemplo, se as quadrilhas forem uma tradição local, os alunos devem se preparar para responder sobre suas origens, formas de organização, mudanças ao longo dos anos, bem como para enviar imagens de festas locais.
A aula seguinte será, então, um momento para socializarem informações sobre tradições locais e identificarem necessidade de aprofundamento em pesquisas.
2ª aula:
Na sala de informática da escola, organize um quadro com os alunos registrando as tradições locais eleitas por eles, envolvendo música e dança, sobre as quais poderão falar aos alunos de outras regiões. Promova que cada dupla apresente suas informações sobre as mesmas. Por exemplo:
Tradição |
O que é |
Origens |
Mudanças |
A |
|
|
|
B |
|
|
|
C |
|
|
|
Com o decorrer das apresentações, sugira que as duplas comentem somente os aspectos ainda não apresentados pelos alunos anteriores e assim, complementem o quadro. Se ocorrerem informações divergentes que não possam ser elucidadas no ato da apresentação, indique pesquisas para retomada posterior.
Após esses combinados prévios sobre os conteúdos possíveis nas trocas de e-mails sobre a cultura local, apresente uma lista de endereços dos grupos de alunos de diferentes regiões do país, previamente definidos em seus contatos com os seus respectivos professores, para escolha dos agrupamentos. Conforme já indicado, cada dupla deverá corresponder-se com, pelo menos, alunos de duas regiões difentes. Cuide para que todos os emails enviados pelas escolas parceiras sejam contemplados nas escolhas.
Atribua o endereço eletrônico e senha com que cada dupla irá trabalhar nesse intercâmbio, criados previamente por você para esse fim.
Por fim, combine que o primeiro e-mail deverá ter uma breve apresentação da dupla, algumas informações gerais sobre a localização da escola e perguntas sobre as tradições culturais envolvendo música e dança da região onde os alunos moram. Acompanhe a escrita dessa primeira mensagem, circulando entre as duplas. Recomende que utilizem os corretores ortográficos dos serviços de e-mail antes de enviarem a mensagem.
Entre uma aula e outra:
Contate os professores responsáveis nas escolas parceiras, confirmando o envio das mensagens.
3ª aula:
Na sala de informática, promova uma breve socialização sobre as respostas recebidas. Incentive que alunos que não tenham recebido respostas tentem novos destinatários.
Circule entre as duplas, contribuindo na organização das respostas a serem enviadas, incluindo tantos as informações sobre as perguntas dos alunos de outras regiões, bem como, a formulação de novas questões, aprofundando os primeiros comentários recebidos.
Combine que as duplas poderão acessar, enviar e responder os e-mails fora do horário da aula também.
Estabeleçam um prazo para a socialização das informações recebidas. Cada dupla deverá organizar uma síntese com texto e imagens sobre as tradições culturais envolvendo música e dança, segundo os comentários dos alunos das diferentes regiões, a cerca da descrição, origens, mudanças ao longo da História da mesma.
Entre uma aula e outra:
Verifique com os alunos se estão mantendo a troca de e-mails. Contate os professores responsáveis nas escolas parceiras, trocando informações sobre o andamento do trabalho.
4ª aula:
Promova a socialização das experiências de intercâmbio sobre as tradições culturais pelas duplas. Cada dupla deverá acrescentar sua síntese e respectivas imagens a um painel composto durante as apresentações. Ao final, o painel da classe será uma representação da diversidade de manifestações e explicações sobre algumas das tradições culturais em diferentes regiões do país. Retome as reflexões sobre a pluralidade cultural no Brasil e os desdobramentos dessa construção histórica em nossa vivência e sociedade.
Finalizando a sequência de atividades, peça que os alunos comentem com seus correspondentes sobre a socialização das pesquisas e informem que encerraram as etapas propostas, o que não impede que continuem trocando informações! Nesse caso, passarão a usar seus e-mails pessoais, pois os e-mails criados especificamente para a sequência das atividades em duplas deverão ser excluídos.
Nome | Tipo |
---|---|
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu | Áudio |
Considerando os objetivos:
Durante as pesquisas, verifique se os alunos utilizam diferentes fontes de informação: revistas, vídeos, internet, enciclopédias.
Na organização das apresentações, observe se os grupos conseguem relacionar uma manifestação cultural brasileira às origens históricas e ao respectivo grupo étnico racial.
Promova uma auto avaliação aos participantes dos grupos, discutindo-se quais foram as contribuições individuais e os papéis assumidos nas distribuições de tarefas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/10/2013
Cinco estrelasAdorei esse aula e vou aproveitar para enriquecer mais as minhas aulas sobre pluralidade cultural , peço se possível mim envie mais sugestões.