Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As corridas do Atletismo

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de corridas rápidas, médias e longas, de revezamento, de obstáculos e a marcha atlética.

Conhecer as modalidades de corridas do Atletismo;

Compreender os objetivos nos diferentes tipos de corridas.

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Histórico do Atletismo assim como os objetivos dos saltos e dos lançamentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir a turma e pedir que eles observem as fotos

http://farm1.static.flickr.com/100/280882501_9f8a64047a.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://www.estadao.com.br/fotos/fabiopecanha_800m292.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/11.06.2008/maratona%20largada.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,21732922-DP,00.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://liverun.blogtv.uol.com.br/img/Image/LiveRun/2008/Agosto/kaniskina.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2007/Dezembro/obstaculo1.jpg (acesso em 22/04/10) 

Em seguida, perguntar quais são os objetivos dos atletas nestas provas. Após a fala dos alunos, levantar questões que têm por objetivo ampliar o universo das corridas no atletismo:

“Existe alguma diferença entre esses tipos de corridas?”;

“Alguém sabe a distância percorrida em cada prova?”

“As provas de corrida são realizadas somente dentro dos estádios?”

Posteriormente, apresentar os vídeos abaixo para ilustrar as provas de corridas do Atletismo

Link corridas rápidas: http://www.youtube.com/watch?v=BCjaGjIWp-M (acesso em 22/04/10) 

Link corridas médias: http://www.youtube.com/watch?v=8K2qlMKJyk8 (acesso em 22/04/10) 

Link corridas longas: http://www.youtube.com/watch?v=YZz0IVlcKOs (acesso em 22/04/10) 

Link corrida de revezamento: http://www.youtube.com/watch?v=pQLSu8eITcU&feature=related (acesso em 22/04/10) 

Link corrida com obstáculo: http://www.youtube.com/watch?v=DHVv-M8qhJg&feature=related (acesso em 22/04/10) 

Link marcha atlética: http://www.youtube.com/watch?v=IX1YqTmFIAM (acesso em 22/04/10) 

Propor, em seguida, brincadeiras e jogos que se aproximem dos objetivos das corridas no Atletismo. Será importante identificar ao final de cada atividade os objetivos semelhantes das brincadeiras com as corridas em questão.

Atividade 2: AS CORRIDAS RÁPIDAS

Os alunos deverão ficar atrás de uma linha de partida segurando um arco (bambolê). Eles deverão rolar o arco para frente, correndo logo a seguir, para chegar antes do arco em uma linha de chegada.

Atividade 3: CORRIDAS MÉDIAS

Será confeccionada uma tira de cetim ou de papel crepom com o dobro do tamanho do aluno participante que deverá ser amarrada em sua cabeça. Os alunos, em pequenos grupos de 5 ou 6, em uma grande área, deverão correr o maior tempo possível sem deixar que a fita encoste o chão. O professor deverá sinalizar aquele que deixou encostar, determinando, ao final, o vencedor.

Atividade 4: CORRIDAS LONGAS

Em um espaço amplo e utilizando cones para demarcar um grande retângulo, os alunos se organizarão em duplas. Enquanto um aluno dá a volta correndo na pista, o outro vai caminhando e quando o aluno que está correndo chega junto ao que está andando, as funções são trocadas. Pode-se determinar o maior número de voltas em um período de tempo para que uma dupla saia vencedora.   

Atividade 5: REVEZAMENTO

Em um espaço amplo, os alunos são divididos em grupos com 4 participantes cada. Para cada grupo criado, os mesmos irão vestir a mesma cor do colete. Cada integrante de uma equipe ficará em um ponto do percurso. O primeiro grupo de alunos sairá da linha de partida segurando um pequeno bastão e deverá correr até o próximo grupo para entregar ao seu companheiro de equipe o implemento e assim sucessivamente até que o último grupo, de posse do material, cruze a linha de chegada. Ganha a equipe que cruzar a linha em primeiro lugar.   

Atividade 6: MARCHA ATLÉTICA

Um elástico de 2 cm de espessura deverá ser amarrado nos pés dos alunos de tal forma que se eles derem um passo maior do que sua passada em uma caminhada, ele travará o movimento ou arrebentará. O objetivo da brincadeira é percorrer um trajeto o mais rápido possível sem que o elástico se rompa.

Atividade 7: CORRIDAS COM OBSTÁCULOS

Em um espaço amplo, com o auxílio de materiais tais como cones, elásticos e pneus, é demarcado um trajeto onde os alunos terão que percorrer o mais rápido possível transpondo os obstáculos criados.(exemplo de obstáculos na figura abaixo)

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

Recursos Complementares

Link Confederação Brasileira de Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 22/04/10)

Avaliação

A turma será dividida em 6 grandes grupos e o professor irá propor que eles pesquisem na internet, em livros e revistas os seguintes temas sobre cada tipo de corrida (rápida, média, longa, revezamento e marcha):

- Os nomes, as distâncias e os espaços utilizados em cada tipo de corrida;

- Os recordes de cada tipo de corrida;

- Principais nomes em cada modalidade.

O objetivo desta proposta é confeccionar um cartaz onde serão colocados estes dados, além de recortes e figuras. O material deverá ser apresentado aos demais alunos da turma.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lunar, Afeganistão - disse:
    Lunar@hotmail.com

    08/04/2013

    Uma estrela

    No gostei muito mais ,fazê oque !!! Ta bom ne , parabéns


  • Naiia, FHA , Minas Gerais - disse:
    naia_melo@hotmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito Bom, vou usar na minha apresentação da facul. valew :)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.