22/04/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Motivação:
Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, e escrever na lousa a seguinte frase: “Um carro viaja de São Paulo para o Rio de Janeiro a uma velocidade uniforme de 100 km/h”. Após isso pergunte aos alunos o que eles entendem ou imaginam ser essa velocidade uniforme.
Figura 1 – Carro em movimento uniforme.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que esta definição poderá ser facilmente compreendida no decorrer das aulas.
Atividade 1
Estando os alunos na sala de aula, organizados em grupos de quatro a cinco integrantes, o professor deverá apresentar aos alunos o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17844/bolhas_confinadas.pdf
O experimento (Fig. 2) consiste em observar o movimento de uma bolha criada em um tubo transparente preenchido com um líquido viscoso, quando este é deixado em repouso e com uma certa inclinação. Uma bolha nestas condições possui a curiosa (porém explicável) propriedade de se deslocar com velocidade constante.
Figura 2 – Representação da experiência.
Os alunos irão montar o experimento em uma régua, onde prenderão os tubos sobre ela. Assim, com o auxílio de um relógio ou cronômetro, os alunos poderão medir distâncias e tempos de intervalos sucessivos das bolhas, e constatar que elas se deslocam com velocidade constante.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização destas experiências encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais | Comentários |
Uma régua de 60 cm | Em princípio qualquer suporte rígido serve. |
120 cm de mangueira (tubo) transparente de 4 mm de diâmetro | A mangueira a ser escolhida depende do suporte que é utilizado. Nossa experiência diz que praticamente o tamanho do aparato não influencia a qualidade do resultado. Para suporte que adotamos, a mangueira ideal é aquela usada em extensão para inalação, podendo ser comprada em farmácias. |
Cola de secagem ultra-rápida | Tipo "Super bonder" |
4 tampinhas do fundo da caneta BIC | Serão usadas como vedantes das mangueiras. |
2 tipos de líquidos de diferentes densidades |
Usamos detergente e limpador multiuso (dê preferência para os que não sejam transparentes para melhorar a visualização). |
Destacamos que a experiência proposta é importante para o ensino de Física, especificamente para o ensino de mecânica, pois ela tem como objetivo apresentar o conceito de movimento uniforme, demonstrando como os objetos se movimentam com velocidade constante.
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 3 – Mangueiras cortadas.
• Vedem com as tampinhas um dos lados de cada uma das duas mangueiras (Fig. 4).
Figura 4 – Mangueiras cortadas.
Poderá ser visto no experimento que quando os tubos são virados a bolinha sempre manterá seu movimento uniforme, ou seja, subirá sempre com a mesma velocidade. Este acontecimento é comprovado pela diferença da densidade entre o ar e os líquidos, sendo assim a bolinha sempre subirá com a mesma velocidade por não haver nenhuma força sendo aplicada sobre ela.
Sugestão:
Pergunte aos alunos se alguma vez eles tentaram afundar uma bola (tênis, pingue-pongue etc) e se repararam com que velocidade ela volta. Sugerimos que o professor faça tal experimento em sala de aula, juntamente com os alunos, para que eles (os alunos) possam perceber e compreender que devido a diferença de densidade (entre a bola e a água) poderá ser visto que: em todas as vezes que a bola for afundada na água ela subirá praticamente com a mesma velocidade.
Assim sendo, o professor deverá levar um balde com água e uma bolinha (pingue-pongue). Peça para que cada grupo use os cronômetros para medir o tempo de subida das bolinhas. Lembrando-os de soltar a bolinha sempre de uma mesma altura e fazer cinco (5) medições para obter resultados mais relevantes.
Para complementar o tema estudado (Movimento Uniforme), sugerimos a segunda atividade.
Atividade 2
Após a realização da atividade anterior, leve os alunos para o laboratório de informática e apresente o seguinte vídeo (Fig. 5) aos alunos (o recurso pode ser salvo em DVD e ser apresentado na Sala de Vídeo da escola):
http://www.youtube.com/watch?v=hNkujCPLfGw
Figura 5 – Imagem do vídeo “Física: Cinemática - Movimento Uniforme (Prof. Toid)”
Este vídeo apresenta conceitos fundamentais para o entendimento da mecânica (tempo, velocidade e deslocamento), demonstra a importância desta e explica como calcular velocidade, tempo e espaço num movimento uniforme. Além de explicar e demonstrar os conceitos de mecânica o professor Toid (do vídeo) resolve um exercício simples para a fixação dos conceitos explicados.
CURIOSIDADE:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Como você recomendaria a um amigo o uso do cinto de segurança, baseando-se em uma explicação física?”.
Figura 6 – Cinto de segurança.
Imagem disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/11/198_547-alt-adolbancode-tras.jpg. Acesso em: 01 abr. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, pela 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia, que diz que um corpo em repouso tende a continuar em repouso), um corpo em movimento num referencial inércia permanece em movimento com velocidade constante, quando não existem forças externas agindo sobre ele. No caso do carro, após o choque, o motorista e/ou o passageiro tendem a continuar com a mesma velocidade do veículo antes da colisão, chocando-se assim contra o seu painel. O cinto exerce uma força que desacelera a pessoa, evitando que, na colisão, ela seja atirada contra o painel (1).
Referencias Bibliográficas
(1) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 01 abr. 2009
Nome | Tipo |
---|---|
Bolhas confinadas | Experimento prático |
Cinco estrelas 2 classificações
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19/01/2013
Cinco estrelasAdorei a explicação muito bom. Obrigada! Nota 10!!!
24/03/2010
Cinco estrelasO tema velocidade está muito presente no nosso cotidiano e principalmente em nosso trânsito.
24/03/2010
Sem estrelasum tema bastante interesante com discurção, comentario ,atividades ,curiosidades e bom di se trabalhar pois podemos citar como exemplo o trasito onde os motoristas utrapaça o limite da mesma.