Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Confecção de implementos do Atletismo

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Confeccionar com materiais alternativos os implementos utilizados no Atletismo tais como o dardo, disco, peso e obstáculos;

Organizar um evento adaptado de Atletismo utilizando o material criado.

Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A história do atletismo e as provas de corrida, salto e lançamentos deste esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Após reunir a turma, apresentar as fotos abaixo e perguntar o que está sendo apresentado.

1 - http://imgs.sapo.pt/kids/kidspt2009/content/79125370342792atletismo_440x258.jpg (acesso em 22/04/10) 

2 - http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/12481pista.jpg (acesso em 22/04/10) 

3 - http://www.aesportiva.com.br/catalogo/imagens/1-cat-08-atletismo%5CA-5-dardos-G.jpg (acesso em 22/04/10) 

4 - http://www.jmpsport.com/equipamentos-desporto/atletismo/lancamentos/disco-laminado-de-2kg/image_400x400 (acesso em 22/04/10) 

5 - http://www.aesportiva.com.br/catalogo/imagens/1-cat-08-atletismo%5CA-17-colch_salto_vara-G.jpg (acesso em 22/04/10) 

6 - http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/26-07-07/Pan%20do%20Rio%20-%20Maurren%20Maggi%20-%20salto%20-%2025-07-07.jpg (acesso em 22/04/10) 

Em seguida, apresentar as seguintes questões:

- “Quem já foi ou viu uma competição de Atletismo?”

- “Quais materiais são utilizados nas competições de Atletismo?”

- “Qual o valor financeiro destes materiais?”

E problematizar:

- “Para praticar o Atletismo, é necessário utilizarmos somente esses espaços e materiais?”

Após a reflexão coletiva, propor para o grupo, a elaboração de um evento adaptado do Atletismo, assim como a confecção dos implementos, através das atividades a seguir.

Atividade 2: A CORRIDA COM FITA

As provas de corridas rápidas e médias podem ser atendidas de outra forma, através de uma fita de cetim amarrada na cabeça dos participantes ou amarrada em um boné que deverá ser utilizado pelo participante. O tamanho desta fita deverá ser o dobro da altura do aluno. A idéia é promover a sustentação desta fita no ar o maior tempo possível através da velocidade do aluno que correrá em um espaço amplo, de preferência. Há várias maneiras de realizar um jogo com este material como correr a maior distância possível sem que a fita toque o solo, verificar o maior tempo possível de sustentação no ar da fita em uma corrida e por etapas, onde os alunos começarão a correr durante 10 segundos com a fita suspensa. Se conseguirem, acumulam mais 10 segundos e assim sucessivamente até ver em qual etapa eles param.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

Atividade 3: MINI DARDO DE MADEIRA

Os lançamentos podem ser adaptados com materiais de fácil acesso, como cabo de vassouras, papelão e rodinhas de “carrinhos de feira”. Para construir o mini dardo, utilizaremos um bastão de madeira (pedaço de cabo de vassoura) com aproximadamente 60 cm de comprimento, no qual deverão ser feitas ranhuras na parte de trás. Na frente é feita a ponta e na extremidade de trás deverão ser fixadas bordas que poderão ser confeccionadas com a porção superior de uma garrafa pet. Complementa o implemento um barbante também com aproximadamente 60 cm de comprimento (veja as fotos).

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

É necessário, para realização desta prova, um espaço com solo demarcável, ou pode-se pintar a ponta do dardo na hora do lançamento para saber a distância atingida em qualquer tipo de solo.   

Atividade 4: DISCO DE PAPELÃO

O disco poderá ser confeccionado com os materiais abaixo e poderá ser praticado em um ambiente amplo.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

Para a confecção do disco de papelão, segue os passos.

1) preparar os papelões (capas laterais) em função do tamanho escolhido para o disco. Preparar também os pequenos círculos de papel alumínio (com aproximadamente 6 cm de diâmetro) e as coberturas (ex.: cartolina verde) para cobrir as capas de papelão;

2) nas coberturas de cartolina que servirão para fazer o acabamento do disco, deverão ser cortados círculos centrais em dimensões correspondentes ao círculo de papel alumínio;

3) colar os círculos de papel alumínio no centro do papelão e, em seguida, os círculos de cartolina;

4) fazer duas linhas correspondentes ao raio no conjunto papelão-papel-alumínio-cartolina iniciando no centro círculo e finalizando na borda com uma distância de aproximadamente 2 cm; em uma destas linhas fazer um corte retilíneo;

5) unir de forma sobreposta as duas extremidades, de forma que uma das extremidades coincida com a marcação da linha – pode-se colar e/ou grampear as duas partes; a sobreposição das extremidades irá fazer com que a capa adquira a forma de concha;

6) unir as duas capas laterais, no entanto, neste momento deve-se colocar o(s) rolinho(s) de papelão na parte central do disco e papel amassado em seu entorno para preencher o espaço livre e dar consistência ao disco; as duas capas laterais deverão ser coladas e/ou grampeadas;

7) cortar um pedaço de mangueira com comprimento correspondente ao perímetro do disco; a mangueira deverá ser cortada em linha reta em seu comprimento;

8) introduzir o disco de papelão no interior da mangueira; na finalização desta tarefa será necessário cortar mais um pequeno pedaço da mangueira que estará sobrando;

9) cobrir o disco já pronto com plástico adesivo (transparente); outra opção é dar várias voltas no disco com fita durex de maior largura.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

A alternativa a seguir, mostra fotos de outros materiais apropriados para a prática com os alunos:

Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.

Recursos Complementares

http://www.cbat.org.br/ (acesso em 22/04/10) 

Avaliação

Com os materiais criados, propor um “dia do atletismo” dentro do espaço escolar. Esta atividade pode envolver várias turmas do colégio e também atender a outras formas de organização para o evento - que não seja somente a competitiva - durante alguns dias e até mesmo uma semana. A intenção é mobilizar a escola, as várias disciplinas para que todos possam estar envolvidos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Frankley Marlyson, IFPB , Paraíba - disse:
    frankleymarlyson@gmail.com

    09/08/2016

    Cinco estrelas

    Parabéns a todos da equipe que elaboraram esse material riquíssimo. Continuem assim, isso os diferenciam dos demais professores e mostra toda a dedicação que vocês tem em transmitir conhecimentos. Eu como futuro professor de Educação Física me espelharei em professores como vocês... Obrigado!


  • Fernando, Colegio Mestre Paulo dos Anjos , Bahia - disse:
    fernandoprof56@gmail.com

    06/01/2015

    Cinco estrelas

    Bom material para estudo, continuem com o bom trabalho.


  • PAULO DOUGLAS DE OLIVEIRA ANDRADE, ACACIO MENDES , Pará - disse:
    paulo933@yahoo.com.br

    21/02/2012

    Quatro estrelas

    Ótimo! É importante diversificar as aulas mesmo sem ter muita vivencia previa na modalidade. outro detalhe importante é observar alunos com potencial e encaminha-los a escolinhas especificas para se trabalhar seu talento em uma determinada prova. agora aguardo sugestões do martelo e peso, ok?


  • JOHNANTHAN ROSBERG, COLEGIO ROSA MÍSTICA , Alagoas - disse:
    atletadobrasil@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    POSITIVO!!!!!! AULA MUITO BOA!!!!!!!!! AGUARDO MAIS SUGESTÕES!!!! UM ABRAÇO!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.