29/08/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
· Utilizar a linguagem matemática nas situações do cotidiano escolar e social.
· Explicar os elementos matemáticos a partir da observação do dia a dia.
· Estabelecer a relação dos números dentro da convenção social e no cotidiano.
· Ampliar o significado do número natural através do seu uso em situações- problema e pelo reconhecimento de relações regulares;
· Saber escrever os números por extenso;
Identificar a importância dos números no cotidiano.
Recursos ·
Os números na história da civilização e a numeração indo - arábica ( Coleção vivendo a matemática – Luiz Márcio (Imenes – Editora Scipione)
· Folha de papel almaço.
· Folha de papel pardo.
· Hidrocor.
· Retroprojetor.
Estratégias
Apresentação e contação da história: Os números na história da civilização e a numeração indo - arábica ( Coleção vivendo a matemática – Luiz Márcio (Imenes – Editora Scipione)
Após a explanação, os alunos podem recontar a história com suas próprias palavras fazendo assim, suas associações, a partir dos questionamentos:
o O que vocês entenderam da história?
o O que vocês ouviram da história tem a ver com a utilização dos números nos dias de hoje?
o Que parte da história vocês acharam mais interessante? Por quê?
Após essa prévia, os alunos se reunirão em grupos e criarão a sua própria história dos números, usando a imaginação e a criatividade.
Organizar 4 grupos com seis alunos cada. Solicitar que os componentes dos grupos respondam a perguntas norteadoras para a elaboração de uma história coletiva. Como primeira etapa, para elaboração da história, a professora orientará que cada grupo tenha as respostas para os seguintes questionamentos acerca do tema proposto.
Questões que serão encaminhadas para cada grupo:
1- Como você inventaria um novo código numérico?
2- Qual a importância dos números para a vida cotidiana?
3- Em que momentos eles são mais utilizados?
4- Se não existissem os números como seria a vida social dos grupos?
Ao término da elaboração, a professora irá recolher o material escrito e fará junto com os alunos uma apresentação oral do que foi produzido. Após a leitura, os alunos e a professora de forma compartilhada irão confeccionar uma história coletiva para que sejam discutidos os pontos levantados pelos grupos. A proposta de uma escrita coletiva é a de aprofundar as hipóteses de um mundo simbólico matemático. O título e as ilustrações serão escolhidos através de uma eleição com a turma, assim como a produção realizada pelos grupos.
Para o processo de eleição, os grupos deverão escolher um representante que irá demonstrar oralmente, utilizando recursos diversos como: ilustrações e escrita no blocão; no mural da turma; utilizando um retroprojetor ou outros materiais que a professora desejar propor como recurso.
Cada representante deverá apresentar sua defesa sobre o material produzido para que os alunos possam ouvir, perguntar e debater acerca do tema trabalhado na turma. Este deverá ter um tempo determinado pela professora.
Como parte da avaliação, finalizar a aula com a leitura da Biografia de Malba Tahan, cuja obra: O homem que calculava, conta a história de um homem que vivia a calcular. Sugerir a leitura do livro para os alunos, e que posteriormente, seja feito um trabalho sobre o mesmo. ( THAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro, Record,2003.)
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