30/07/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
· Ser capaz de posicionar os números em ordem de grandeza;
· Reconhecer grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo e identificar unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.
· Resolver situações-problema que envolvam grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo.
· Obter medidas de grandezas diversas, por meio de estimativas e aproximações e tomar decisão quanto a resultados razoáveis dependendo da situação-problema.
Conhecer e compreender os números inteiros e naturais.
Conhecer e compreender a noção de sistema numérico decimal.
Recursos de aula
· encartes do mercado – numerados pela professora de 1 a 10
· folha de papel almaço
· folhas A3
· hidrocor
Estratégias
A professora apresentará à turma variados encartes de supermercado, todos numerados, mostrando com isso que os números estão presentes em vários lugares.
Através da observação de valores encontrados nos encartes de supermercados, os alunos deverão resolver cálculos como desafios.
Exemplos:
1 – No supermercado, comprei 3kgs de feijão, 2kgs de batata e 5 kgs de arroz. Quanto gastei, de acordo com os preços do encarte número 6?
2 – Júlia, comprou 3 vidros de maionese Helmans e 2 pacotes de Trakinas. Deu para pagar esta conta uma nota de r$ 50,00. Quanto ela recebeu de troco?
3 – Márcia quer comprar 3kgs de batatas e 2 caixas de bombons. Mas, ela só tem duas notas de R$10,00. Quanto falta para que ela efetue esta compra?
No encarte comparar e ordenar preços (ordem crescente e decrescente)
A turma será dividida em 5 grupos de 5 componentes e formularão, a partir do exemplo dos encartes, novos encartes.
Depois será solicitado que façam em uma folha de papel A3 um desafio.
Cada grupo irá apresentar o desafio na frente da turma para que, individualmente, apresentem a resposta,com cálculos em uma folha de papel almaço dado pela professora.
Como proposta seguinte da atividade, cada aluno deverá escrever os valores por extenso os valores encontrados nos desafios elaborados e apresentados pelos grupos.
Serão, ao todo, cinco desafios.
Seguidamente, os alunos, individualmente, deverão ordenar de decrescente os valores encontrados como resultados nos desafios.
Exemplo: R$ 2,60 > R$1,90 > R$1,25 > R$ 1,00
Leitura do Livro “Orientações para o professor: atividades e jogos com números” – Coleção Investigação Matemática –Elaborado por Sérgio Quadros e Antonio Carlos Brolezzi - Editora scipione.
Primeira proposta: A professora poderá sugerir que se faça um trabalho semelhante com outra turma do mesmo ano, trocando os desafios para que seja aplicado na turma.
Segunda proposta: caso não haja outra turma do mesmo ano, a professora poderá propor que os grupos convidem uma outra professora da escola para que ela responda aos desafios elaborados por cada grupo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2010
Quatro estrelasAchei de uma simplicidade sem igual. Muito bom, pois diz respeito ao dia a dia de cada um.