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Regras para o sistema decimal

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Construir o significado do número racional e de suas representações (fracionária e decimal), a partir da diversidade de seus usos no cotidiano (contexto social);

·        Comparar números decimais

Duração das atividades
Dois tempos consecutivos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·       Conhecer o conceito de dezena e centena

·       noção de fração

·       saber utilizar a composição e decomposição dos números

 ·       conhecer a nomenclatura de décimo, centésimo e milésimo no seu cotidiano

Estratégias e recursos da aula

Recursos

·        folha de papel almaço quadriculado

·        cartões circulares em folha A3       

.       caderno de anotações ou caderno de sala de aula  

.       Blocão

Estratégias

Entregar vários cartões cortados em círculos para que os alunos, divididos em grupos, possam pensar em quantas partes podem ser divididas esta forma circular.   

Os alunos poderão dobrar os círculos livremente e de forma concreta.  

 A professora indagará a cada grupo o que eles concluíram com aquelas dobraduras.  

 Perguntará como poderá ser representado aquilo que eles estão descobrindo. metades, terça parte...   

Os alunos  já tem noção deste conhecimento.  

 Ainda a professora perguntará em que situações eles poderiam perceber o mesmo movimento que eles fizeram no cotidiano.   Será muito provável que um aluno lembre da pizza, da fatia de um bolo redondo...   

Como segunda atividade a professora irá propor que os alunos façam desenhos de forma geométrica no papel almaço quadriculado e recorte-os.   

Depois ela pedirá que eles dividam em 10 partes.   

Novamente pedirá que façam outros desenhos em forma geométrica e dividam em 10 partes.   

Como seria a escrita dessas partes em forma de numeração?

1/10 2/10 3/10 até 10/10   

O número fracionário 10/10 corresponde a que parte do inteiro? Resposta : o próprio inteiro   Então pode  ser representado pelo número 1= 10/10   

E as outras partes?

 Como se representa a parte de 9/10?

A professora irá mostrar que esta representação é menor que um inteiro, portanto a forma de representação se dá mostrando na reta numérica escrita no quadro, que ela é menor que um inteiro.

9/10       = 0,9 (nove décimos)

 Fazer a mesma atividade até chegar a 1/10 ( um décimo)

Assim a professora poderá chegar ao conceito com os alunos que toda a fração com denominador 10,100,1000... chama-se fração decimal.

Como a professora trabalhou com a base 10 ela irá perguntar qual foi a nomeclatura usada para a transformação do número menor que um inteiro mas com denominador 10.   

Os alunos deverão chegar a conclusão da palavra décimo, utilizando comparaçôes com a vida diária. Exemplo: Nas últimas décadas o Brasil vem sendo destaque nos jogos esportivos mundiais. È uma nomenclatura fácil pois está muitas vezes sendo utilizada nas estações de rádio e de televisão.

E com denominador 100, deverá ser dito centésimo. Outra palavra que inclusive é usada no sistema monetário. Quando o aluno  utiliza as moedas de  R$ 0,50 - cinquenta centavos para o uso diário, ele incorpora a palavra e depois o conceito. Não é uma novidade ou uma descoberta a palavra mas será o conceito de centésimo.

Com o denominador 1000, deverá ser dito milésimo.  Trata-se, também professor de uma nomenclatura que pode ser trabalhada utilizando comparaçôes com as datas históricas e datas geológicas.

As atividades deverão ser registradas no caderno do aluno e no blocão de sala de aula para poder ter acesso por parte da turma com forma de consulta.

Recursos Complementares
Avaliação

Cada aluno deverá construir uma reta numérica na folha de papel  almaço quadriculado para que a professora indique vários números decimais e fracionário. Cada aluno marcará o que está sendo pedido, objetivando o conceito trabalhado na aula.

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