Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comparando e ordenando os números racionais na forma decimal.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Reconhecer um número decimal  como quociente de dois outros (inteiros ou não)

·        Reconhecer sucessores e antecessores de um número.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o número fracionário.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  •  Papel cartão.
  •  Hidrocor.  
  • Barras de chocolate.
  • Folha de papel almaço quadriculada.
  • Caderno de sala de aula.

   

  Estratégias  

 A turma será dividida em 5  grupos com 5 componentes.

A professora questionará sobre a ideia que os alunos possuem do conceito de fração.

Qual a ideia que vocês tem sobre fração? Em que situações a fração é utilizada no nosso cotidiano?   

 A partir das colocações feitas pelos alunos oralmente, o professor demonstrará   através de recursos concretos o conceito de números fracionários.

Nesse momento, o professor  utilizará o fracionário ( material concreto).   Assim a professora depois da conversa inicial lerá um texto trazido por ela ou apenas contará a história.       

  Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo faraó de nome Sesóstris...

“... repartiu o solo do Egito às margens do rio Nilo entre seus habitantes.Se o rio levava qualquer parte do lote de um homem, o faraó mandava funcionários examinarem e determinarem por medida a extensão exata da perda.”

Estas palavras foram escritas pelo historiador grego Heródoto, há cerca de 2.300 anos.

O rio Nilo atravessa uma vasta planície.

Uma vez por ano, na época das cheias, as águas do Nilo sobem muitos metros acima de seu leito normal, inundando uma vasta região ao longo de suas margens. Quando as águas baixam, deixam descobertas uma estreita faixa de terras férteis, prontas para o cultivo.

Desde a Antiguidade, as águas do Nilo fertilizam os campos, beneficiando a agricultura do Egito. Foi nas terras férteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilização egípcia.

Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado .

Sesóstris repartiu estas preciosas terras entre uns poucos agricultores privilegiados.

Todos os anos, durante o mês de junho, o nível das águas do Nilo começava a subir. Era o início da inundação, que durava até setembro.

Ao avançar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada agricultor usava para marcar os limites do terreno de cada agricultor.

Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.

No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes no lados do terreno.Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o número fracionário.

Para representar os números fracionários, usavam frações.      

http://historia-mat.blogspot.com/2006/09/descobrindo-frao.html 

Os alunos e a professora deverão formar o conceito de que A FRAÇÃO É UMA DIVISÃO DE UM INTEIRO.

Escrever no caderno de matemática ou no caderno de anotações de sala de aula.   

Continuar com a atividade demonstrando que UMA BARRA DE CHOCOLATE QUASE SEMPRE VEM DIVIDIDA EM PEDAÇOS IGUAIS.

Isto representa dizer que os pedaços da barra de chocolate são as frações que compõe o todo da barra.  

 Aquele pedaço que já vem marcado,  que já vem delimitado, pode ser dividido pela metade? Pergunta a professora.

A turma deverá cortar ao meio o pedaço da barra de chocolate delimitado.

Registrará que ½  - é um meio ou metade.

A professora procurará chegar a conclusão com os alunos que a partir de um inteiro ( barra de chocolate ) pode-se trabalhar com pedaços menores que são as frações, exercitando  o   conceito de fração e de unidade.    

 Em seguida,  a professora irá distribuir uma folha de papel ofício para trabalhar outra atividade.

Através da observação de como a professora divide a folha de ofício, dobrando-a ao meio, os grupos deverão fazer as mesmas representações  no papel cartão e  visualizar os números   fracionários.  

  •  Primeiro grupo: ½
  • Segundo grupo: ¼
  • Terceiro grupo: 1/8
  • Quarto grupo : 1/16
  • Quinto grupo:  1/ 10       

Cada grupo fará suas observações e as transmitirá para o restante da turma.   

 Os alunos deverão comparar as frações e colocá-las em ordem crescente e decrescente.      

 Como proposta de outra atividade, os alunos, com a intervenção da professora, deverão citar situações em que  apareçam números fracionários.

Exemplos: Cortar um bolo em pedaços iguais; uma pizza; dividir os ovos   de uma caixa em partes iguais; frutas ...

Comparar  todas essas discussões com o exercício das  barras de chocolate e enriquecer ainda mais a  aprendizagem dos alunos.      

 O professor deverá lembrar que cada parte de uma fração tem uma nomenclatura.   

Assim ¾ : O número três indica quantas partes do inteiro foram consideradas e o quatro indica em quantas partes o inteiro foi dividido.

Exemplo: Se uma barra de chocolate for dividida em quatro partes iguais, três pedaços são três quartos do chocolate.

- O número de partes de mesmo tamanho em que o chocolate foi dividido: 4.

- Quantas partes foram separadas: 3.

Deverão concluir que na fração:

 ·        Numerador – numera a quantidade de partes que foram separadas.

·        Denominador – denomina o número de partes iguais que o inteiro foi dividido.    

Os conceitos construídos com os alunos deverão ser registrados no caderno de sala de aula ou em folhas de papel almaço quadriculada.

Recursos Complementares

 

www.mathema.com.br    

 

 

Avaliação

A professora fará  a sugestão para   que cada grupo apresente-se a turma com a fração que foi trabalhada no seu grupo, utilizando o recurso da barra de chocolate como forma de demonstrar o que aprenderam, o conceito de fração trabalhado anteriormente pela professora, no início da aula. Não deve ser esquecido que os alunos já têm construído o conhecimento de fração.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.