15/09/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Recursos
Estratégias
A professora apresentará aos alunos 10 cartões com fração decimal cada.
Exemplo: 3/10, 5/100, 12/1000
Observando a reta construída pela professora no quadro os alunos, organizados em grupo, deverão colocar essas frações em uma reta numérica, na ordem crescente.
Os próprios alunos farão a construção da reta numérica em papel cartão.
Marcarão a reta numérica lembrando que o zero fará a divisão entre os números naturais e os números fracionários e decimais.
A professora, novamente, procurará junto aos alunos, provocar uma indagação:
Como vocês poderão marcar a fração 3/10?
Lembre-se de que os alunos já tem a noção dos números decimais, por tanto é necessário desafiá-los a formar uma fração decimal em um número decimal.
Os 3/10 ocuparão as casas dos décimos,centésimos e milésimos igual ao QVL dos números inteiros.
A professora perguntará:
Como será a representação de 1/10?
Assim discute-se a parte inteira e a parte decimal.
O professor questionará os alunos sobre a necessidade da vírgula como forma de definir que ela separa a parte inteira da parte decimal, para que a turma descubra porque a fração decimal equivale ao número decimal.
Os alunos deverão utilizar o QVL para entender a transformação escrita e convencional do número decimal e transformar cada fração em forma decimal, organizando- as em ordem crescente na reta numérica.
Exemplo: 3/10 = 0,3 5/10 = 0,5 6/10 = 0,6
__________________________ 0 ______/______/___/___________
0,3 0,5 0,6
Seguindo a proposta temática, a professora levantará a seguinte questão:
Como representar as frações 10/10 ou 4/4 ou 9/9 ?
Deverão chegar a conclusão que elas correspondem a um inteiro manuseando a parte fracionária que contem diversas formas já dividas em diferentes partes. Os alunos deverão chegar a conclusão de que estas frações correspondem a um inteiro.
Exemplo: 4/4
Assim, novamente, a professora poderá questionar: 1 unidade é igual a que fração? Os alunos deverão apresentar várias respostas. Neste momento, a professora solicitará que cada um responda com uma fração. Assim, os alunos verificarão que cada pedaço do inteiro dividido em quantas partes iguais se desejar, corresponde a um pedaço da divisão estabelecida.
Num time de futebol com 11 jogadores, a fração correspondente será 11/11, porque cada jogador corresponde a 1/11. Desta forma, o todo é um inteiro que foi dividido em 11 partes iguais. Peça ao grupo que dê exemplos de outras frações.
A professora alertará para o conceito da unidade, partes iguais num todo que é fundamental para conceitualização de fração.
Avalie os alunos com o seguinte exercício:
Construção da reta numérica por cada aluno do grupo, colocando os números e fazendo as devidas relações oralmente.
Alunas e alunos pensem e respondam:
A) Seus polegares são dois décimos dos dedos da mão, como representar?
Resposta: 0,2
B) 60 selos são três décimos de 200 selos, como representar?
Resposta: 0,3
A professora pedirá para cinco alunos fazerem uma pergunta cada, de forma similar ao tema tratado, numa folha de bloco. Depois ela fará as perguntas para a turma.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/04/2013
Cinco estrelasprática e diretamente compreensiva
04/04/2013
Cinco estrelasmuito bom gostei... tirei 10 no meu trabalho que eu fiz sobre o seu ensino..
24/10/2012
Cinco estrelasgostei muito ela ezplica muito bem adorei
16/10/2012
Cinco estrelasEu Utilkizei esta aula para estudar para o bolsao do elite rio e utenho 12 aNOS :D