03/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
-Professor é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, porém mesmo a turma que tem aluno que ainda não elabora pequenos textos, poderá propor a atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.
Nossa aula está estruturada em 3 momentos e tem como eixo a interação dos alunos em todas as etapas do trabalho, veja a proposta:
1º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
-Professor as histórias que envolvem animais exercem um fascínio sobre as crianças, por isso elas são excelentes recursos para que possamos despertar nelas o interesse pela leitura e pela escrita. Para formarmos crianças leitoras é preciso inseri-las no mundo mágico das histórias.
- Prepare o ambiente para a contação de história. Organize os alunos em semicírculo, de forma que você veja a todos.
-Se possível, poderá projetar a história. Caso não tenha multimídia em sua escola, faça os desenhos dos animais ou reproduza-os em tamanho maior, pois as imagens também possibilitam a leitura, além de ser um estímulo para os alunos. Faça uma cerca para colocar na frente da girafinha (filhote), para escondê-la e só retire ao final da história, quando o segredo for revelado
-Lembre se! É necessário se preparar antes: ler e ensaiar, pois a contação de história exige recursos de dramatização. Você tem que passar para as crianças o sentimento, a emoção e isso requer; tom de voz adequado, gestos e expressões faciais que remetem a história contada.
-Como esta história é intercalada por cantigas, é necessário que você conheça, pois vai utilizar o ritmo destas músicas para cantar as pequenas falas dos personagens.
-Diga-lhes que você trouxe uma surpresa.... crie um clima de suspense...e a cada vez que tiver um novo animal querendo saber o motivo da alegria da dona girafa, questione-os, busque a interação com as crianças, envolva-os na história, procure desenvolver habilidades de inferências e extrapolação.
-Vou contar a vocês uma história que aconteceu lá no zoológico... a história da Girafinha feliz ...
Fonte: Livro Minhas Atividades em Linguagem de Maria Luisa Campos Aroeira (Adaptação musical de Milva Dutra Moreira). Apostila do curso de Formação continuada - 26ª SRE - Uberlândia. 1984.
Fonte das imagens utilizadas na historinha:
Macaquinho-Imagem 1-fonte: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif
Pinguim -Imagem 2-fonte: www.clipartsegifs.com.br/cliparts_go_diego_go.php
Elefantinho- Imagem 3-fonte:: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif
Foca -Imagem 4-fonte: www.imagensdahora.com.br/links_gifs/gif_3542.htm
Esquilo - Imagem 5-fonte: www.fotosdahora.com.br/gifs_path/6001/esquilo_02/
Tigre -Imagem 6-fonte: http://afera.blog.br/index.php?pageNum_Recordset1=1&totalRows_Recordset1=344 Porquinha - Imagem 7-fonte: supercatequista.blogspot.com/2009/08/se-gripe...
Ratinho - Imagem 8-fonte: gustavoladwig.bloguedoido.com/23102/Rato/
Vaquinha - Imagem 9-fonte: www.imagensdahora.com.br/links_gifs/gif_3542.htm
Coelhinho - Imagem 10-fonte:: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif
Cachorrinho - Imagem 11-fonte: www.radiozfm.org/portalz/index.php?option=com...
Girafinhas - Imagem 12 -fonte: http://www.scrap.mixplanet.com.br/buscar.php?imagem=girafa
EXPLORANDO A HISTÓRIA
2º Momento – Aproximadamente – uma (1) aula de 60 minutos.
-Professor explore a sequência dos fatos, o que aconteceu primeiro e sucessivamente, para isso utilize o recurso do desenho.
-Entregue uma folha de papel em branco ou utilize o caderno de literatura e solicite que ilustrem a história buscando representar os momentos que mais gostaram.
- Retome com eles as musicas que os animaizinhos cantam na história e veja quem conhece as musicas que emprestaram os ritmos (musicas folclóricas: Samba Lêlê cantiga de rodas: ciranda cirandinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, O Cravo brigou coma rosa, Se a Perpétua Cheirasse, Parlenda: João Balalão)
- Cante novamente as musicas da história e apresente as canções e descubra quais eles conhecem.
TAREFA DE CASA
Solicite como tarefa de casa que eles pesquisem com os pais, mães, avós quais destas canções eles conhecem e tragam para a escola.
Faça um mural com estas canções, parlendas ou outros.
3º Momento – Aproximadamente – uma (1) aula de 60 minutos
PRODUZINDO TEXTO: RECONTADO A HISTÓRIA
-Professor discuta com os alunos se esta é uma história real ou uma fantasia. O que tem na história que a torna fantasiosa.
-Não induza as respostas, mas instigue-os a fazerem a relação entre a fantasia e a realidade. Ressalte a importância da fantasia para as crianças, mas a necessidade de sabermos o que acontece no mundo em que vivemos.
-Já que estamos falando de fantasia que tal sugerir uma produção de texto em que RECONTEM A HISTÓRIA. Eles podem inserir novos personagens, extrapolar, ou seja, não precisam ficar presos à história. Este é um trabalho que pressupõe a intertextualidade e possibilita ao aluno desenvolver suas idéias, a partir de uma seqüência lógica.
-Se quiser faça a sugestão de um título e um início, mas deixe-os livres para escolherem outros:
O segredo de dona Girafa
Dona Girafa estava feliz no zoológico. Um dia....
Avaliação/socialização: a leitura dos textos produzidos pelos alunos é uma importante estratégia de avaliação e de socialização. Ela permite trabalhar a leitura, nos informa sobre o texto do aluno (coesão e coerência) e trabalha a função social do texto (comunicação).
-Peça aos alunos que troquem com os colegas suas produções e escolham algumas para serem lidas para a turma. O critério de escolha pode ser aquelas que eles mais gostaram.
No sitio abaixo você encontra inúmeras figuras de animais que podem ilustrat sua história.
-Professor a avaliação ocorre em todos os momentos, por meio da oralidade e também da escrita. Verifique se eles conseguem resgatar os fatos que aconteceram na história, como eles estruturam o pensamento tanto pra falar quanto ao registrarem na produção de texto.
-Peça que os alunos troquem com os colegas suas produções, mas estabeleça alguns critérios para avaliação. O aluno deverá verificar:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/06/2013
Quatro estrelasUma atividade que vai além da fantasia, é uma sequência que favorece um trabalho com ludicidade tornado a produção de texto mais atrativa para crianças na faze de alfabetização.
25/05/2013
Cinco estrelasMaterial excelente para trabalhar a sequência lógica dos fatos,organização dos parágrafos,coesão e coerência e enfim.
15/05/2010
Quatro estrelasNossa, parabéns! Adoro trabalhos assim, sei que dá uma trabalheira danada, mas os resultados são vantajosos e os seus nem se fala!