17/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Compreender um pouco da história do Forró.
Experimentar e se apropriar de movimentações básicas do ritmo, bem como da dança a dois.
Vivenciar a criação de uma coreografia de Xote.
Não são necessários.
Duração: aproximadamente 30 min
Em uma sala com recursos áudio visuais o professor deverá iniciar a aula perguntando aos seus alunos o que eles sabem sobre o forró. Qual sua origem? O forró é uma dança? Um ritmo? Um estilo musical? Um lugar onde se dança? Uma festa? O forró é o mesmo em todas as regiões do país? Ele então deve apresentar para seus alunos os seguintes vídeos sobre a origem do forró.
http://www.youtube.com/watch?v=ARFxQNUrCug acesso em abril de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=R3vAQaNx450&feature=related acesso em abril de 2010
Depois da apresentação do vídeo, o professor deverá retomar as perguntas anteriores para avaliar junto aos alunos quais dúvidas foram sanadas e quais ainda existem.
Duração: Aproximadamente: 20 min
Essa atividade precisa ser desenvolvida em um ambiente que tenha recursos para a reprodução do vídeo, mas que também tenha um espaço adequado para a experimentação dos passos. Uma sala de aula com as carteiras afastadas geralmente é suficiente. O professor deverá explicar para seus alunos que eles experimentarão agora o Xote, um dos ritmos que compõe o forró, tendo como uma de suas especificidades o andamento mais lento. O professor então passa o vídeo abaixo e auxilia seus alunos na execução dos passos. È importante que o professor ressalte para seus alunos que o passo não se limita as movimentações dos pés, mas também das mãos, do quadril, da cabeça e principalmente da relação com o outro.
http://www.youtube.com/watch?v=j1yz430lGiU acesso em abril de 2010.
O vídeo acima foi editado a partir de uma coreografia do grupo juvenil de danças folclóricas Sarandeiros–Coltec, de Minas Gerais. Nele estão sendo apresentados os seguintes passos básicos:
Passo 1: Bailado Passo
Passo 2: Caminhada Simples
Passo 3: Caminhada com Mudança de direção
Passo 4: Giro
È importante ressaltar que tantos os nomes, como as formas de se dançar sofrem alterações e adaptações de acordo com a região do país.
Duração: aproximadamente – 20 min
O professor nesse momento deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo, onde aparecem alguns dos passos trabalhados na atividade anterior, mas agora com um grau maior de dificuldade, pois eles não estão mais isolados. Cada passo esta combinado com algum outro, como se fossem pequenas células de coreografia.
http://www.youtube.com/watch?v=sJ8giODGy00
No vídeo estão sendo apresentadas as seguintes seqüências:
Seqüência 1: Caminhada + Giro.
Seqüência 2: Giro da mulher para a direita + Giro da mulher para a esquerda.
Seqüência 3: Vai e volta alternado com o par + enrolada da menina + vai e volta espelhado com o par.
O professor deverá auxiliar seus alunos na experimentação dessas combinações de passos, permitindo que eles modifiquem e reinventem as movimentações aprendidas.
Duração: aproximadamente – 20min
O professor agora deverá pedir que seus alunos se dividam em grupos de, no mínimo 2 e no máximo 4 casais e que montem uma coreografia com os passos e as seqüências vistas. No entanto, cada coreografia terá de ter pelo menos um passo criado pelo grupo e uma seqüência diferente daquelas apresentadas no vídeo.
.
Duração: aproximadamente – 10min
Como avaliação, o professor deverá pedir que cada aluno pense em como conceituar o Forró em no máximo uma frase. Ele deverá filmar individualmente cada aluno dando seu próprio conceito de Forró e então colocar todos os depoimentos em um único filme, tendo como fundo uma música de forró escolhida pela turma. Caso a turma permita, o professor poderá publicar na internet, ou apresentar para o restante da escola o filme produzido.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2010
Cinco estrelasLendo as estratégias e recursos propostos por vocês, os considero de alto relevância, pois, há dias busco idéias para desenvolver essa aula sobre dança. Foi muito gratificante essa contribuição que me foi oportunizada por vocês. Parabéns pelo excelente trabalho.