Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião!

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender um pouco da história do Forró.  

 Experimentar e se apropriar de movimentações básicas do ritmo, bem como da dança a dois.   

Vivenciar a criação de uma coreografia de Xote.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Apresentação do forró e sua história

Duração: aproximadamente 30 min   

Em uma sala com recursos áudio visuais o professor deverá iniciar a aula perguntando aos seus alunos o que eles sabem sobre o forró. Qual sua origem? O forró é uma dança? Um ritmo? Um estilo musical? Um lugar onde se dança? Uma festa? O forró é o mesmo em todas as regiões do país? Ele então deve apresentar para seus alunos os seguintes vídeos sobre a origem do forró.   

 http://www.youtube.com/watch?v=ARFxQNUrCug  acesso em abril de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=R3vAQaNx450&feature=related  acesso em abril de 2010  

Depois da apresentação do vídeo, o professor deverá retomar as perguntas anteriores para avaliar junto aos alunos quais dúvidas foram sanadas e quais ainda existem.     

Atividade II: Experimentação dos passos básicos do xote.

Duração: Aproximadamente: 20 min   

Essa atividade precisa ser desenvolvida em um ambiente que tenha recursos para a reprodução do vídeo, mas que também tenha um espaço adequado para a experimentação dos passos. Uma sala de aula com as carteiras afastadas geralmente é suficiente.   O professor deverá explicar para seus alunos que eles experimentarão agora o Xote, um dos ritmos que compõe o forró, tendo como uma de suas especificidades o andamento mais lento. O professor então passa o vídeo abaixo e auxilia seus alunos na execução dos passos. È importante que o professor ressalte para seus alunos que o passo não se limita as movimentações dos pés, mas também das mãos, do quadril, da cabeça e principalmente da relação com o outro.  

 http://www.youtube.com/watch?v=j1yz430lGiU    acesso em abril de 2010.

O vídeo acima foi editado a partir de uma coreografia do grupo juvenil de danças folclóricas Sarandeiros–Coltec, de Minas Gerais. Nele estão sendo apresentados os seguintes passos básicos:   

Passo 1: Bailado Passo

Passo 2: Caminhada Simples

Passo 3: Caminhada com Mudança de direção

Passo 4: Giro  

 È importante ressaltar que tantos os nomes, como as formas de se dançar sofrem alterações e adaptações de acordo com a região do país.     

Atividade III: Combinações e seqüências de passos.

Duração: aproximadamente – 20 min   

O professor nesse momento deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo, onde aparecem alguns dos passos trabalhados na atividade anterior, mas agora com um grau maior de dificuldade, pois eles não estão mais isolados. Cada passo esta combinado com algum outro, como se fossem pequenas células de coreografia.   

http://www.youtube.com/watch?v=sJ8giODGy00    

No vídeo estão sendo apresentadas as seguintes seqüências:   

Seqüência 1: Caminhada + Giro.

Seqüência 2: Giro da mulher para a direita + Giro da mulher para a esquerda.

Seqüência 3: Vai e volta alternado com o par + enrolada da menina + vai e volta espelhado com o par.   

O professor deverá auxiliar seus alunos na experimentação dessas combinações de passos, permitindo que eles modifiquem e reinventem as movimentações aprendidas.    

 Atividade IV: Criando minha própria coreografia

Duração: aproximadamente – 20min   

O professor agora deverá pedir que seus alunos se dividam em grupos de, no mínimo 2 e no máximo 4 casais e que montem uma coreografia com os passos e as seqüências vistas. No entanto, cada coreografia terá de ter pelo menos um passo criado pelo grupo e uma seqüência diferente daquelas apresentadas no vídeo.

Recursos Complementares

.

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min

Como avaliação, o professor deverá pedir que cada aluno pense em como conceituar o Forró em no máximo uma frase. Ele deverá filmar individualmente cada aluno dando seu próprio conceito de Forró e então colocar todos os depoimentos em um único filme, tendo como fundo uma música de forró escolhida pela turma. Caso a turma permita, o professor poderá publicar na internet, ou apresentar para o restante da escola o filme produzido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisca de Assis Carneiro Macedo, Escola Estadual Argentina Pereira Feitosa , Acre - disse:
    macedo.francisca075@gmail.com

    20/07/2010

    Cinco estrelas

    Lendo as estratégias e recursos propostos por vocês, os considero de alto relevância, pois, há dias busco idéias para desenvolver essa aula sobre dança. Foi muito gratificante essa contribuição que me foi oportunizada por vocês. Parabéns pelo excelente trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.