Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DE UM FATO: O MISTÉRIO DA GAIOLA

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com os demais grupos da escola;
  • Elaborar texto a partir de uma situação vivenciada;
  • Utilizar gráfico como recurso para registrar e apresentar os dados coletados;
  • Reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos, poderão propor esta atividade, pois o trabalho interdisciplinar possibilita ao aluno avançar não apenas na leitura e escrita, mas em outros conhecimentos que permeiam o trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Professor nossa aula está estruturada em 4 momentos que se integram. Ela tem como eixo o mistério da gaiola, fato que gerou uma série de atividades significativas, pois pressupõe a participação dos alunos nas diferentes etapas do trabalho. Veja a seguir:

  •  Sensibilização
  • Atividade interativa.
  •  Eleição
  • Divulgação
  •  Produção de texto oral e escrita.   

1º momento- Aproximadamente – 60 minutos – uma (1) aulas de 60 minutos.

SENSIBILIZAÇÃO 

-Professor para que os alunos tenham interesse em descobrir algo, é importante aguçar a sua curiosidade, para isso crie uma situação misteriosa....faça suspense...   

-Combine com os outros professores que trabalham com as outras turmas  uma surpresa para as crianças. Escolham um animalzinho (doméstico), que não faça muito barulho (não pode ser cachorro e nem gato, pois eles fazem barulho), como por exemplo: um coelho ou uma tartaruga.

-Leve-o para escola em uma gaiola coberta por um tecido.

O mistério...

-Divulgue para os alunos, crie suspense...

-Mostre-lhes a gaiola coberta e instigue-os a descobrirem o que tem nela. Questione-os

  • -O que vocês acham que tem nesta gaiola?
  • -Será que é um animal?
  • -Como vocês acham que ele é?
  • -Vocês acham que é um elefante? Por quê? -Que animais caberiam numa gaiola deste tamanho?

-Eles devem levantar várias hipóteses. Mas não dê muitas dicas para não facilitar a descoberta.   

A revelação...

 -Depois que todas as turmas visitarem a gaiola crie um momento para a grande revelação.

- Explore este momento.

-Atenção!!! O que será que tem na gaiola?

Cuidado! Será que ele é perigoso? Ou será que é mansinho?

Vamos ver!

-Quem acertou qual era o animalzinho?

Veja na foto 1, o momento em que a turma da professora Eliana Carleto descobriu qual era o animalzinho e na foto 2, o momento em que os alunos puderam ver de perto e tocar no coelhinho.

Arquivo da Autora: foto 1- da turma do 3º ano da professora Eliana Carleto-Escola de Educação Básica da UFU    

Arquivo da Autora: foto da turma do 3º ano com a professora Denize C Rizzotto - Escola de Educação Básica da UFU          

PRODUZINDO TEXTO

Solicite que escrevam um texto contado sobre o mistério da gaiola e qual seria o animalzinho que teria na gaiola.   

Titulo: O mistério da gaiola   

2º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma. 

TRABALHANDO COM GRÁFICOS

 Professor aproveite as informações e trabalhe com gráficos, eles são importantes recursos para organizarmos os dados coletados.

-Para propor a  elaboração de gráficos, primeiro leve para sala diversos gráficos para os alunos entenderem o que são, como são construídos e para que serve.

-Se for possível leve-os para pesquisarem os sítios sobre gráficos, veja um sítio que apresenta diferentes modelos de gráficos com imagens. http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=exemplos+de+graficos&um=1&ie=UTF-8&ei=8ljGS-CyH4iQuAe7neAe&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCAQsAQwAw 

-Outra opção é levar para sala várias revistas e jornais para eles pesquisarem (revista Veja, Exame, Jornais de grande circulação costumam sempre trazer em suas páginas diversos  gráficos).

1.      Faça o levantamento das respostas e tabule os dados. Se possível utilize uma tabela, veja um exemplo a seguir:

Tabela 1 – Animais que os alunos do____   ano sugeriram que poderiam estar na gaiola

ANIMAIS

QUANTIDADE DE RESPOSTAS

Gato

05

Cachorro

08

Cobra

02

Tartaruga

06

Coelho

04

Total

25 alunos

ELABORANDO GRAFICO

-Professor para facilitar a construção do gráfico, leve folhas quadriculadas para os alunos utilizarem na construção do gráfico. Opte pelo gráfico de colunas, pois ele é mais fácil para ser elaborado e tem uma melhor visualização para as crianças.

-Alguns sítios oferecem folhas quadriculadas para que possamos imprimir como é o caso do sítio http://www.croche.tv/2009/08/graficos-e-croche.html  outra opção é você comprar um caderno quadriculado, nele você terá em torno de 60 folhas quadriculadas que poderão ser distribuídas para os alunos. 

-Com os dados tabulados, peça aos alunos que elaborem o gráfico ou se preferir faça coletivamente. Você desenha na lousa e os alunos vão fazendo concomitantemente nas folhas quadriculadas.

EXPLORANDO OS RESULTADOS

Aproveite o resultado do gráfico e trabalhe com os dados, crie diferentes situações problemas e verifique a forma como os alunos elaboram seu raciocínio:

  1.  Qual animal foi mais lembrado?
  2. Qual foi o menos lembrado?
  3. Quantos animais foram citados ao todo?

3º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

 PREPARANDO A ELEIÇÃO

-Este é um tema muito relevante. Prepare seus alunos; aproveite a situação e crie um fato.

- Discuta com os alunos sobre o nome do animalzinho, será que ele tem nome?

  • - Que tal nós escolhermos um nome para ele/a? Mas teremos que escolher apenas um.
  •  - Como poderemos fazer para resolver esta situação?
  • -Vocês acham que a eleição é um bom caminho para fazermos esta escolha?
  • -Como se faz uma eleição? Qual é o processo?

-Discuta com eles sobre o importante papel do cidadão em saber analisar bem suas escolhas e o respeito ao processo.

1 - A escolha dos nomes

- Cada sala deve apresentar no máximo 2 nomes para disputar na eleição.

2 - A campanha eleitoral

-Estabeleça coletivamente, entre as turmas que participarão da escolha, quais serão as regras para a campanha eleitoral, tenha a ÉTICA COMO PRINCÍPIO, veja alguns exemplos:

  • As propagandas (cartazes) poderão ser coladas apenas nos corredores ou entregues na hora do recreio,
  •  não é permitido trocar o voto por favor ou presentes,
  •  no dia da eleição não poderá ter propaganda perto da urna.
  • todos os alunos das turmas participantes e os funcionários da escola (professores, serventes, secretários, diretora e outros) poderão votar.
  •  no dia da eleição todos devem levar o crachá com seu nome para votar.
  • O respeito a escolha do colega.

4º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

3 - A eleição

Professor no dia da eleição combine com os outros professores o local da urna.

- Confeccione a cédula com todos os nomes que estão concorrendo.

-Faça uma urna com uma caixinha de sapato e coloque-a em um lugar de fácil acesso.

- Combine com os professores das turmas que estão participando para indicarem 1 representante de cada sala para serem os mesários.

- Os alunos deverão ir organizados em fila e votar secretamente, em uma mesa separada, assinar dobrar a cédula e colocar na urna, pois ainda não temos a urna eletrônica.

4- Apuração dos votos -

Selecione 1 representante de cada turma para fazerem contagem dos votos. Todos devem assinar a ata com o resultado da contagem dos votos.

-Para encerrar faça uma avaliação por escrito com seus alunos sobre todo o processo: todos seguiram as normas estabelecidas? O que aprendemos sobre eleição? É importante participarmos? Por quê?

Recursos Complementares

Proifessor no sitio abaixo você vai encontrar diferentes modelos de gráficos, mas existem outros disponíveis.

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=exemplos+de+graficos&um=1&ie=UTF-8&ei=8ljGS-CyH4iQuAe7neAe&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCAQsAQwAw 

 

Avaliação

-Professor no decorrer das atividades verifique se seus alunos conseguiram interagir com os demais grupos da escola;

 -Analise o texto e procure verificar se organizaram de forma coerente as idéias colocadas.

-Verifique se eles compreenderam a importância da utilização de gráficos como recurso para registrar e apresentar os dados coletados;

-No processo observe  se seus alunos conseguiram reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas, se perceber que não compreenderam, retome com eles em outras atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.