Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero notícia: leitura e produção

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

ler notícias da web;

exercitar a oralidade em situação de interação na sala de aula;

identificar os elementos estruturais de uma notícia;

conhecer as características da manchete;

produzir notícias a partir de fatos ocorridos na escola, no bairro ou na cidade;

publicar as notícias no jornal escolar ou em murais da escola.

 

Duração das atividades
Três aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ter noções básicas de leitura e escrita;

 ler textos de média complexidade lexical;

localizar informações no texto;

fazer, no mínimo, inferências simples;

ter noções de verbo no tempo presente, passado e futuro.

Estratégias e recursos da aula

 internet

jornalweb

data show

Atividade 1  - Leitura da Foto -Turma em círculo

Professor, para introduzir o tema, exiba para os alunos, em data show, a foto abaixo e, a partir dela, desenvolva a  atividade de leitura a seguir. O objetivo é ativar os conhecimentos de mundo dos alunos sobre o assunto da notícia relacionada à foto e incentivá-los a realizar hipóteses a partir dela.Sabemos que o conhecimento de mundo é um importante fator de textualidade que contribui para a construção do sentido do texto.

  

(Acessado em 14/06/2010)

Disponível em: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4492153-EI15721,00.html 

Atividade de Leitura oral:

1º) A foto remete a que fato? Ela mostra o jogo entre quais times? Quando e onde aconteceu o jogo?

2º) Vocês saberiam identificar as pessoas da foto?

3º) O que o homem de camisa amarela está fazendo? Qual é o significado do cartão vermelho no futebol? O que mais ele usa? Que outros cartões ou instrumentos os juízes e bandeirinhas usam em uma partida de futebol?

4º) Quem seria o homem de camisa azul? O que ele estaria falando para o homem de camisa amarela?

5º) E quem seria o jogador de camisa branca?

6º) Qual poderia ser o título da notícia desta foto?

Professor, como se trata do jogo da Copa do Mundo (2010) entre Austrália e Alemanha, os alunos devem saber o que aconteceu. Por este motivo, as perguntas não precisam aconteceu nesta ordem. Este tipo de atividade poderá ser desenvolvida com outros jogos ou eventos.

Atividade 2

Após este primeiro momento, exiba a manchete a seguir, prosseguindo com o exercício oral:

                                JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA

1º) Este título é dado à notícia da foto.Vocês sabem o nome do jogador? E o motivo de sua expulsão?

2º) Vocês sabem que nome é dado ao título de uma notícia?

3º)  Por que o título de uma notícia é escrito com letras grandes?

4º) Esta manchete chama a atenção do leitor para ler a notícia?

5º) Que tempo verbal é usado na manchete e por que foi usado este tempo?

Atividade 3 - Leitura oral da notícia

Professor, após este exercício de leitura oral, que é muito interessante para aguçar a curiosidade dos alunos para lerem a notícia, exiba-a no data show. Peça a um dos alunos para fazer a leitura do texto, em voz alta.

                                                                 NOTICIA 1

JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA

Expulso aos 11min do segundo tempo no duelo contra a Alemanha, quando sua seleção já perdia por 2 a 0, o australiano Tim Cahill foi às lágrimas enquanto deixava o gramado. Além de discordar da decisão do árbitro mexicano Marco Rodrigues, o meia teme que o "sonho de sua vida" chegue ao fim antes da hora. "Essa Copa do Mundo é o sonho da minha vida e alguém o levou para longe de mim com uma decisão. Não tenho palavras para descrever como estou chateado. É um dos momentos mais tristes da minha carreira", disse o camisa 10. O alemão Schweinsteiger, vítima da falta que originou o cartão vermelho, saiu em defesa do rival e afirmou que o árbitro poderia ter sido menos rigoroso, fato que aumentou a irritação de Cahill. "Schweinsteiger saiu em minha defesa, disse que não era lance para cartão vermelho. Tirem suas conclusões", reclamou o atleta, que está suspenso da partida contra Gana, no próximo sábado, às 11h, e deve ser substituído por Kewell. "Eu treinei muito para estar aqui, me mantive em forma e agora não poderei jogar. Já passei por muitas coisas difíceis no futebol, mas nada tão doloroso", declarou o jogador, que completou: "Estou 100% comprometido com a causa de nossa seleção. Vou treinar e mostrar o meu valor para o último jogo". (Acessado em 14/06/2010) Disponível em:

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4492153-EI15721,00-Emocionado+Cahill+critica+arbitro+apos+expulsao.html 

Após a leitura, para que os alunos aprendam os elementos estruturais que compõem o gênero notícia, faça, oralmente, as seguintes perguntas com base no texto:

1º) Que fato aconteceu?

2º) Quem são as pessoas envolvidas?

3º) Quando aconteceu?

4º) Onde aconteceu?

5º) Como aconteceu o fato?

6º) Por que aconteceu? (causas do fato)

7º) Há depoimentos na notícia? De quem são? E por que foram usadas as aspas nestes depoimentos? Qual a importância desses depoimentos para a notícia?

Atividade 4 - Atividade em dupla

Professor, após este exercício oral, escreva na lousa a notícia 2 (segue abaixo), e peça aos alunos que a copiem no caderno. Passe também as perguntas acima para que respondam, no caderno, com base na notícia.

                                                                      NOTÍCIA 2

                   BRASILEIRO É PRESO POR ROUBAR BOLSA NA ÁFRICA DO SUL, DIZ JORNAL

De São Paulo

 Wilson Delfin Soto Caldoron, 51, foi preso na Cidade do Cabo, uma das cidades-sede da Copa do Mundo-2010, por roubar as bolsas de duas torcedoras que estavam vendo a partida de abertura (África do Sul 1 x 1 México) em um restaurante. Segundo o jornal local "Cape Times", o brasileiro foi perseguido por um dos responsáveis pela segurança e foi obrigado a comparecer a um tribunal, no sábado. Ele permanece detido na prisão de Goodwood. A polícia está procurando agora pelos comparsas de Wilson, dois homens e uma mulher, que o ajudaram a roubar as duas torcedoras. Wilson foi detido com uma das bolsas. A outra foi levada pelos outros três, que conseguiram fugir com os documentos pessoais da vítima, uma câmera, lentes e dinheiro. (Fonte: Jornal Folha de São, esporte- Copa do Mundo, 14/06/2010)

 

Em seguida, corrija a atividade, sistematizando as características da estrutura do gênero notícia. 

Atividade 5 - Produção de Texto: gênero notícia- grupo de 4 alunos

Peça aos alunos que discutam sobre fatos ocorridos na escola, no bairro ou na cidade, que causaram repercusão e, em seguida, que escrevam uma notícia com um destes fatos.Terminada a atividade, cada grupo lê a sua notícia e elege aquela que será publicada no jornal da escola.

Obs.: Se necessário, oriente-os a seguir o esquema da estrutura do gênero notícia: o quê (fato); onde, quando aconteceu; pessoas envolvidas; como e por que aconteceu.  

 

Recursos Complementares

Professor, para complementar os conhecimentos sobre a estrutura do gênero notícia oriente seus alunos à leitura do site abaixo, para anotarem as características deste gênero textual:

 http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm  

É interessante também levá-los ao laboratório de informática para mostrá-los que as notícias veiculadas na internet são publicadas em tempo real. Geralmente muitas notícias publicadas no período da manhã, nos jornais online, não são encontradas no período da tarde, sendo substituídas por outras, acontecidas no decorrer do dia. Nesta mesma atividade, é importante mostrar e explicar aos alunos o que é um jornal online e o espaço existente para comentários do leitor, ou seja, é um jornal interativo.

Sugestão de bibliografia para o professor, para o ensino dos gêneros textuais

http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0402/05.htm 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. O professor verificará principalmente se eles foram capazes de identificar os elementos estruturais do gênero notícia, sua função comunicativa e seu contexto de uso. Já as produções serão entregues ao professor que fará a correção, devolvendo-as aos alunos para serem reescritas, se necessário. Após a reescrita das notícias, eles escolhem aquelas que serão publicadas no jornal da escola ou no mural. A avaliação também poderá ser quantitativa, sendo avaliados prioritariamente os conhecimentos aprendidos sobre os elementos constitutivos da notícia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 1/8 - 12.5%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.