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Voleibol de praia: de pé na areia!

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer diferenças e semelhanças entre o voleibol e o vôlei de praia.  

Vivenciar a modalidade vôlei de praia de forma lúdica e divertida, experimentando diferentes relações com o esporte, com o outro e com o próprio corpo.   

Ressignificar espaços estabelecendo novas formas de ser e estar dentro da escola.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

“Sujar o pé de areia pra depois lavar na água

    Lavar o pé na água pra depois sujar de areia”  

                                         Arnaldo Antunes

 Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta  

 

     A praia é um ambiente que permeia o imaginário das crianças, quase sempre relacionada a momentos de prazer e de tempo livre. Poucos são os exemplos de práticas escolares que dialogam com esse ambiente e com as diversas manifestações culturais que tomam lugar nesse espaço. Poucos também são os relatos de experiências em que a praia seja discutida e experimentada na escola tanto no plano simbólico como na concretude da experiência. Essa aula se propõe a trabalhar a modalidade vôlei de praia, adaptando e recriando as regras oficiais a partir das possibilidades do espaço, buscando aproximar, dentros dos limites de cada realidade, o ambiente da praia de um ambiente escolar.     

Atividade I: Apresentação do vôlei de praia

Duração: aproximadamente 20 min   

Em uma sala com recursos audiovisuais, o professor deverá apresentar para os alunos o seguinte vídeo sobre o Voleibol e na seqüência o Vídeo sobre o Vôlei de Praia.   

Voleibol: http://www.youtube.com/watch?v=atl7sOQBTd4 acesso em abril de 2010.    

Vôlei de Praia: http://www.youtube.com/watch?v=sPVy5-yMzig acesso em abril de 2010.      

Deve pedir que seus alunos digam quais diferenças eles percebem entre as duas modalidades e se eles conseguem imaginar um ou mais motivos pelos quais o vôlei de praia foi criado.       

Atividade II: Reconhecimento do espaço e construção da quadra.

Duração: Aproximadamente: 20 min

Como são poucas as escolas bem próximas de praias, cabe ao professor adaptar os espaços da escola de forma que a experiência seja próxima do real. O professor deverá perguntar para seus alunos qual o melhor ambiente a ser adaptado para a prática do Vôlei de Praia. No caso das fotos abaixo, o espaço da escola escolhido foi o parquinho pois, era o único ambiente próximo, com areia, quesito indispensável segundo os alunos. Outro elemento que auxilia muito na caracterização do espaço praia é a água. O professor poderá pedir que seus alunos tragam trajes adequados e estabelecer um lugar onde, de tempos em tempos, os alunos poderão ir se refrescar com baldes de água ou mangueiras.                       

 Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta   

O campo de jogo deve ser demarcado pelos alunos e pode ser flexível, contornando obstáculos e tomando formas variáveis. Uma boa forma de demarcação do campo é a utilização dos pés para se riscar a areia, técnica conhecida e utilizada por crianças de todo o país.              

  

Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta         

Atividade III: Jogando e brincando de vôlei de praia

Duração: aproximadamente – 30 min

 O professor deverá pedir que seus alunos agora experimentem o vôlei de praia fazendo adaptações nas regras de acordo com o espaço, por exemplo, caso o campo demarcado tenha dimensões muito amplas, ao invés de duplas podem ser formados trios ou quartetos para se jogar. Ou ainda caso o campo tenha algum obstáculo, devem ser criadas regras caso a bola toque no obstáculo durante o jogo e etc... É importante que os alunos construam as regras de acordo com as demandas que forem surgindo ao longo da prática.                 

Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta   

Atividade IV: Projeto Recreio na praia - carta a comunidade escolar

Duração: aproximadamente – 20min 

O professor deverá pedir que seus alunos imaginem como seria um recreio, ou quem sabe um dia inteiro de “praia na escola“. Quais as atividades que poderiam estar incluídas nesse dia? Existem outros jogos ou esportes tradicionais de praia? Como seriam os trajes nesse dia? Feita essa reflexão, o professor deverá pedir que seus alunos se dividam em quatro grupos e cada grupo será responsável por escrever uma carta para um remetente específico ( Diretoria, professores, alunos e funcionários da escola) tentando convencer essas pessoas com argumentos convincentes de como seria bom e importante uma vivência como essa na escola. As cartas poderão ser enviadas para seus remetentes caso o professor tenha como objetivo que o projeto seja implementado por toda a Instituição.

Recursos Complementares

ENTREVISTA SOBRE O VOLEIBOL DE PRAIA : http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/fiquesabendo/2007/03/22-circuito/ Acesso em abril de 2010. 

 REGRAS OFICIAIS DO VOLEIBOL DE PRAIA: http://www.cbv.com.br/cbv2008/institucional/REGRAS%20OFICIAIS%20DE%20VOLEIBOL%20DE%20PRAIA%202009.pdf Acesso em abril de 2010. 

Avaliação

Em roda, o professor deverá apresentar para seus alunos a música “Num dia” de Arnaldo Antunes (link abaixo) e pedir que seus eles escutem a música com bastante atenção, tentando se lembrar dos momentos vividos na aula. Depois disso, cada um deverá falar rapidamente de como foi a experiência do dia e qual relação eles percebem entre a música e aula.  

 http://www.youtube.com/watch?v=WgZqm_htwSs Acesso em abril de 2010. 

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