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Nunca 10, essa é a regra: jogando e aprendendo o agrupamento de 10 em 10

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   organizar agrupamentos de 10 em 10;
  •   relacionar unidades e dezenas;
  •   construir o pensamento lógico-matemático.

  

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de conhecer os números e as quantidades até 20. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento, suas hipóteses, dizer o que sabe, o que tem mais dificuldade, o que pensa sobre a atividade em questão.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade –60 minutos

   Professor para o primeiro momento converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades, bem como sobre o agrupamento das quantidades de dez em dez. Leve os alunos para o laboratório de matemática e apresente o material dourado. Disponibilize pelo menos um material para cada grupo, a fim de que as crianças o manuseiem e conheçam melhor essa ferramenta.

 Em seguida, peça que montem alguma figura com o material dourado e representem essa figura através de um desenho no caderno quadriculado. Quando terminar essa atividade, apresente algumas perguntas sobre a figura.

1-  Qual figura você montou? ______________________

2 – Quais peças você utilizou para fazer a montagem da figura?_________________________

3 – Quantos cubinhos gastou?_____________________________

4 - Você gastou mais ou menos de uma dezena de cubinhos? __________________

5 - Quantas barrinhas você precisou?___________________________________

6 - Se você fosse substituir os cubinhos da sua figura por barrinhas, quantas seriam necessárias? __________________________  

Professor nesse momento é fundamental que você circule na sala auxiliando as dificuldades e avanços de cada criança.

2ª Atividade –60 minutos

Professor indague as crianças sobre a ordem dos números, levando-os a compreensão que o sucessor é o que tem 1 a mais na sequência numérica. Depois da socialização do pensamento das crianças, explique que farão uma atividade para entenderem melhor essa questão. Para a realização da atividade é necessário o material dourado. Professor na organização da sala deve atentar para que um aluno possa olhar para o outro, o que indica talvez, que a sala poderá ficar em forma quadrangular. Professor fale com as crianças que vocês irão montar uma centopéia numérica. Explique que utilizarão as peças do material dourado para montá-la, cada criança precisará de 180 cubinhos e 3 barrinhas. Diga que o primeiro “pezinho” será representado por um cubinho. O pezinho seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O décimo pezinho será representado por uma barrinha e o último pezinho será formado por duas barrinhas.

Veja:

Fonte: Arquivo da autora.

Professor quando as crianças terminarem de montar a centopéia, peça que registrem a atividade na folha do seguinte modo:

Atividade: Montando a centopéia numérica

Escrevam de forma clara e organizada o código de cada número/pezinho.

Fonte: Arquivo da autora.

3ª Atividade- 60 minutos

 Professor para jogar o nunca 10, organize a sala em grupos de três. Cada grupo utiliza dois dados e peças do material dourado. Um aluno de cada grupo faz o papel de caixa ou juiz. Os outros jogam os dados e, conforme o resultado recebem as peças do caixa. Sempre que um jogador soma dez unidades (cubinhos), troca por uma dezena (barrinha). Quem junta dez dezenas primeiro troca pela centena (placa) e ganha o jogo. A brincadeira prossegue por três rodadas para revezar o caixa. O mínimo de material necessário são 18 unidades, 18 barrinhas e uma placa para cada grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor possibilite que os participantes relatem sua opinião e sentimentos sobre a atividade. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos. Por meio da observação, você verificará se os alunos estão tendo dificuldades ou facilidades com relação ao agrupamento das unidades e dezenas trabalhadas nas atividades, nesse sentido você também poderá registrar o que verificou, no intuito de acompanhar o desenvolvimento do aluno na construção do pensamento lógico-matemático, uma vez que este se realiza no processo, é uma construção.    

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