26/06/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
ler notícias, reportagens e artigos, na internet,e, em seguida, os comentários feitos por internautas sobre os assuntos destes textos;
conhecer a função do gênero comentário publicado por internautas;
aprender a estrutura composicional e a linguagem usada neste tipo de gênero;
produzir e postar comentários na internet a partir da leitura de notícias, artigos e reportagens.
O aluno deve ser capaz de:
ler texto de média complexidade lexical;
localizar informações no texto;
fazer, no mínimo, inferências simples;
saber o que é um texto de opinião;
ter conhecimentos básicos de informática.
Atividade-1 -Motivação
Turma em círculo
Professor, como o assunto da atualidade é a Copa do Mundo, introduza o tema da aula conversando informalmente com os alunos sobre o que eles têm achado dos jogos: que times, na opinião deles, estão apresentando um futebol bonito; o que acham do desempenho da seleção brasileira até o presente momento; enfim, motive-os a falar sobre a Copa. Para que todos possam falar e serem ouvidos, faça inscrição dos nomes e estabeleça um tempo para cada um.
Atividade 2
Exibição em datashow e leitura da notícia
DE SÃO PAULO
Considerada uma das equipes de melhor futebol na primeira rodada da Copa do Mundo, a Alemanha decepcionou e perdeu por 1 a 0 para a Sérvia, nesta sexta-feira, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. A tricampeã mundial passou a ser bem cotada para mais um título após golear a Austrália por 4 a 0, no domingo. Hoje, o time foi prejudicado pela expulsão de Klose e ainda perdeu um pênalti, com Podolski, no segundo tempo. Com o resultado, a Sérvia se iguala a Alemanha e Gana no Grupo D, com três pontos. A Austrália ainda não pontuou. Amanhã, em Rustenburgo, Austrália e Gana fecham a segunda rodada do grupo. Na última rodada, que definirá o grupo, no dia 23, a Alemanha enfrenta Gana, no Soccer City, em Johannesburgo, às 15h30 (horário de Brasília). No mesmo horário, a Sérvia encara a Austrália em Nelspruit. Desde o início do jogo, a Alemanha demonstrou que não repetiria o "show" que deu sobre a Austrália, na goleada por 4 a 0, na primeira rodada. A tricampeã mundial tinha dificuldades e chegava pouco. A Sérvia, que já havia perdido o primeiro jogo para Gana, era mais ousada. Aos poucos, o jogo ficou parelho, até que Klose, aos 37min, parou Stankovic com falta, recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Apenas um minuto depois a Sérvia já se aproveitou e abriu o placar. Krasic cruzou, o alto atacante Zigic só ajeitou para Jovanovic, que, sozinho, tocou para o gol.O empate poderia ter vindo aos 15min, quando Vidic colocou a mão dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Mas Podolski telegrafou, e o goleiro Stojkovic defendeu. (Fonte: Folha Online - 18/06/2010-10h19)
Peça a um aluno que leia a notícia em voz alta. Prossiga a conversa iniciada anteriormente, discutindo com os alunos, a partir da notícia:
A) Por que o time da Alemanha foi surpreendido?
B) Qual era a expectativa da imprensa e dos torcedores em relação à Alemanha?
C) Como tem sido o desempenho da seleção da Alemanha e da Sérvia?
D)Como fica a situação do grupo da Alemanha a partir deste resultado?
E) Vocês acreditam que a Alemanha poderá virar o placar?Argumente.
Atividade 3 - Leitura dos comentários dos internautas sobre a notícia
Leitura por um aluno, em voz alta
"Alemanha se complicou. Gana vai ganhar da Austrália com certeza e vai ficar com 6 pontos. Daí na última rodada se Gana empatar com a Alemanha, vai pra 7 e termina o grupo em primeiro.. Alemanha vai pra 4.. mas se a Sérvia ganhar da Austrália, o que é muito provável, Alemanha dança bonito. não boto muita fé na Itália e acho que a Holanda se classifica com certeza. sinceramente cada vez mais acho que no final dessa história toda vai dar sa"dar samba.. muito samba."Carlos Maia" (11h45)
"Há, há, há, encheram a bola da Alemanha quando derrotou a Austrália. Hoje perdeu pênalti, teve o artilheiro expulso e perdeu o jogo. A Alemanha é outra seleção que não irá adiante. Logo vai se juntar com a França. Tchau, Alemanha. Vai, a saída é por ali. Ficam Brasil, Argentina, talvez a Itália, a Holanda, quem sabe." (Walter Dworak Filho) (10h41)
"O Klose não garantiu que passaria o Ronaldo e seria o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo ??? Agora, por um milagre, ele pode tentar alcançar o Gerd Müller !!! Chupa Alemanha !!! Futebol é coisa de Brasileiro !!!" Eliandro J S Martins(11h09)
"Ainda nao acabou, meu caro! Jogar em 10 contra 12 (incl. juiz) nao e facil... Agora, convincente mesmo foi o Brasil contra a fortissima Coreia do Norte!"(Christoph Lasch) (18h30) Fonte: Folha Online 18/06/2010-10h19)
Discuta oralmente com os alunos:
1º) Se todos os comentários são favoráveis ao time da Alemanha.
2º) Na opinião destes internautas, que times são favoritos para ir para a final.
3º) Que ironia o internauta Lasch faz ao Brasil e que palavra foi usada para fazer a ironia.
4º) Que registro da lingua foi usado (se o informal ou formal) e por que foi usado esse registro.Que palavras ou expressões são próprias a este tipo de registro?
5º) Que outros recursos, além das palavras, foram usados pelos internautas para expressar ironia, riso, indignação, enfim, recursos próprias da língua falada?
6º) Qual é a função comunicativa do comentário das notícias publicados web?
Professor, ao fazer a leitura das notícias e dos seus respectivos comentários na página da internet, explore com os alunos os demais recursos visuais usados nestas páginas. Mostre também os diferentes horários em que os comentários foram publicados, explicando que a interação das pessoas com a internet é em tempo real.
Atividade 4 - Produção de Texto
Para esta aula, oriente seus alunos a levar jornais para a próxima aula. Cada dupla escolhe um jornal da própria cidade ou de outro estado para leitura em sala de aula. Se em sua escola houver jornais, leve-os para a sala de aula. Após o momento de leitura, peça aos alunos que escolham uma notícia ou reportagem e escrevam no caderno um comentário, emitindo opinião sobre o que leu.Depois disso, eles leem seus comentários para a turma.
Professor, é mais interessante os alunos usarem o laboratório de informática, para lerem a página do jornal online diretamente da internet, pois, além deste meio ser mais atraente, os recursos visuais usados nesta mídia contribuem para a construção do sentido do texto.Você poderá acessar o jornal Folha de São Paulo online, disponível em:
ou outros jornais que publicam comentários dos internautas, como, por exemplo, os diferentes jornais do Brasil e do mundo disponíveis em:
Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. O professor verificará principalmente se eles foram capazes de identificar as características próprias do comentário feito na internet, sua função comunicativa e seu contexto de uso. Já as produções serão entregues ao professor que observará se eles compreenderam a estrutura e a linguagem usada no gênero comentário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!