Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os órgãos dos sentidos

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •     identificar os sentidos por intermédio de vivências e experiências;
  •     sistematizar os conteúdos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e da diferenciação de suas partes.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor para essa aula providencie tinta guache branca, azul, vermelho e preto, folha sulfite, pincéis, 2 pedaços de barbante para cada criança de aproximadamente 30 cm. Para trabalhar o órgão paladar providencie alimentos (doce, salgado, amargo e azedo). Para trabalhar o órgão olfato coloque cada componente (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) em um copo devidamente etiquetado.  

1ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 1- 60 minutos

 Professor comece essa atividade instigando as crianças para falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. Comente que são formas de sentir o que acontece ao nosso redor.

 Depois explique que cada criança vivenciará experiências com os órgãos dos sentidos, poderá propor também que nesses dias, as aulas se chamarão, por exemplo: “aulas das sensações”.

Para trabalhar o órgão do tato, você poderá trazer para aula uma caixa com  objetos diversificados para as crianças tentarem descobrir, passe a caixinha e peça para que os alunos descubram algum objeto sem vê-lo, somente usando o tato. Converse com a turma na rodinha sobre os objetos descobertos pelo tato. Troque ideias com as crianças sobre o que a turma fez para descobrir o que havia dentro da caixa. Investigue se foi pela forma, textura, tamanho, espessura (grossura) ou consistência (qualidade de maciez ou de dureza). Ao finalizar a atividade poderá fazer um registro da situação vivenciada na rodinha. As crianças poderão escrever qual objeto adivinhou,como descobriu e sua opinião sobre a atividade.

Para trabalhar o órgão da visão, a turma poderá estar em grupo de quatro crianças. Distribua para cada grupo barbantes, folhas sulfite  e tintas. Explique que a atividade consiste em formar novas cores. Para que isso ocorra devem misturar tintas de cores diferentes. Peça para as crianças anotarem as combinações que fizerem e as novas cores que criaram, por exemplo, amarelo com azul vira verde. Pinte cada barbante de uma cor e deixe-os secar. Professor com os barbantes coloridos, peça que os alunos criem formas, construindo paisagem sobre a folha de papel. Usem as tintas que sobraram para dar cor à paisagem construída. Ao finalizar a atividade faça um mural expondo os trabalhos feitos.  

Para trabalhar o órgão do paladar, sugerimos vendar os olhos das crianças para que possam experimentar alimentos com diferentes sabores. Você deve chamar uma criança de cada vez e vendar seus olhos. Para que não fique muito cansativo, ofereça apenas dois tipos de sabores para cada criança e anote em uma ficha se ela conseguiu descobrir o sabor. Professor você poderá preparar uma tabela com as seguintes informações:    

   Nome da criança: ____________________________________________________

ALIMENTOS

DOCE

SALGADO

AZEDO

AMARGO

 2ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 2- 60 minutos

Para trabalhar o órgão da audição, informe que a atividade terá dois momentos. O primeiro será realizado dentro da sala de aula, assim, proponha o seguinte: Aí mesmo onde você está, feche os olhos e faça silêncio. O que você consegue escutar? Professor leve as crianças para fora da sala de aula ou da escola, peça para fecharem os olhos e fazerem silêncio, depois pergunte o que vocês conseguiram ouvir? Em seguida, volte para a sala e registre a atividade. Prepare uma tabela para registrar os sons.

 Por exemplo:

_ Registre os sons que você percebeu:

NA SALA

FORA DA SALA

Pergunte: Onde há mais tipos de sons: na classe ou fora dela? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor depois dessa atividade peça para as crianças criarem sons usando o próprio corpo. Exemplos: assobiando, cantando, batendo palmas, dando beijinhos no ar, dentre outros.

Para trabalhar o órgão do olfato, você poderá organizar a turma em duplas. Convide a primeira dupla para realizar este experimento. Decidam quem vai ser o provador dos cheiros. Então a criança que vai testar os cheiros fica de olhos vendados. A outra criança pega os copos etiquetados (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) um de cada vez seguindo a ordem das etiquetas e oferece para a outra cheirar. Professor você pode perguntar e preencher a ficha de cada criança enquanto a dupla realiza a experiência.

Nome da criança: ___________________________________________________

COPO

TEM CHEIRO?

O QUE A CRIANÇA ACHA QUE É?

O QUE É ?

ELA ACERTOU?

1

2

3

4

5

6

3ª Atividade – Confeccionando o álbum dos sentidos - 60 minutos

Para confeccionar o álbum dos sentidos, você utilizará folha sulfite, revistas, cola e tesoura. Reúna a turma em grupos de cinco crianças e comece a atividade: -Primeiro as crianças irão dobrar a folha ao meio para construir a capa do álbum. Em seguida vão procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido. Visão/olho, Olfato/nariz, Audição/orelha, Paladar/língua, Tato/pele.

Após o término dos recortes, cada criança registrará em seu álbum suas vivências relacionadas a cada órgão estipulado na aula anterior, dessa maneira ficará arquivado o que a criança experimentou em sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor a  avaliação deverá ser contínua e proponha situações que contemplem a faixa etária e a fase de desenvolvimento de seus alunos, observe se eles conseguiram representar de forma clara suas respostas, assim poderá retomar ou avançar com seus objetivos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sandra satos, semec , Pará - disse:
    sandrapek@hotmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito das sugestões era o que eu estava buscando,valeu!!


  • Rhayane, Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - disse:
    rhayans_pimentah@hotmail.com

    04/07/2012

    Três estrelas

    gostei muito das atividades.


  • edjailma, cpep , Paraíba - disse:
    edjailma_clara14@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    amei as dicas vou usar na minha sala


  • Ana Carla, Escola Municipal de Ed. Infantil "Branca de Neve" , Minas Gerais - disse:
    anacarla0475@yahoo.com.br

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Amei esse projetinho sobre os Orgãos dos Sentidos, vou fazer com meus alunos. Obrigada pela dica. Ana Carla


  • Vera, Maria de Lourde Poyares Labuto , Espírito Santo - disse:
    vera_beje@hotmail.com

    12/03/2011

    Cinco estrelas

    Amei. Pretendo colocá-la em prática.Sucesso em seus empreendimentos. Beijos.


  • Oneide, Escola MAP , Mato Grosso do Sul - disse:
    oneidew@gmail.com

    22/05/2010

    Quatro estrelas

    Projeto interessante este, vale a pena trabalhar, além de ser gostoso para os alunos, valerá uma boa aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.