Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equação geral da reta

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Determinar a equação geral de uma reta

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema de coordenadas cartesianas

Estratégias e recursos da aula

Em sala de aula – (1 aula)

Atividade 1

               Apresente a eles o vídeo da aula 45 do Novo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível  no sítio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/04/equacao-da-reta.html. Após a apresentação, proponha a seguinte tarefa: no vídeo apresentado foi criada a “Escala Joaquim” para medir a temperatura ambiente. Os alunos também deverão criar uma escala termométrica para algumas cidades e definir a equação geral da reta para estas escalas. Apresente a seguinte proposta de trabalho: 

  • Divida a sala em grupos de no máximo 4 pessoas.
  • Para cada grupo, selecione uma cidade onde os alunos deverão pesquisar qual foi a temperatura mais alta e a mais baixa.
  • Em seguida, criar um escala termométrica.
  • Como atividade complementar, cada grupo deverá criar 2 problemas do dia-a-dia envolvendo equação geral da reta.
  • Peça a eles que registrem todas as etapas do trabalho.

No laboratório de informática

Atividade 2 (2 aulas)

                 Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que pesquisem sobre o assunto, “equação geral da reta” e que registrem em um editor de texto todos os tópicos pesquisados, como:

  • Equação geral;
  • Inclinação e coeficiente angular;
  • Equação da reta de coeficiente angular m e que passa por um ponto (x,y);
  • Equação reduzida;
  • Equação segmentária;
  • Equação paramétricas

                  Professor, após o momento de pesquisa, comente sobre o método para definir a equação da reta utilizando determinantes. Para que eles possam praticar um pouco, elabore uma lista de exercícios. Existem alguns modelos disponíveis em:

                  No sítio http://www.profcardy.com/calculadoras/aplicativos.php?calc=14 existe uma calculadora on-line onde os alunos poderão verificar se as respostas estão corretas.

Atividade 3 (1 aula)

                  Professor, peça aos alunos que retomem as atividades propostas no início da aula. Peça aos componentes dos grupos que pesquisem sobre as temperaturas das cidades selecionadas e registrem todas as informações no editor de textos. Peça também que cada grupo elabores 2 questões sobre o assunto. Organize um seminário para apresentação dos resultados das pesquisa, se possível, convide o professor de Física para acompanhamento desta atividade.

                  Para finalizar a aula, organize uma competição entre os grupos. Cada grupo escolhe outro e  apresenta um problema, caso ele acerte a resolução ganha 2 pontos, caso não consiga, a equipe que apresentou o problema ganha os pontos.     

Recursos Complementares

1) Exercícios complementares:

2)Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

a) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

b) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/ 

c) Moodle

d) Pral, http://www.pral.com.br/index.pral. Neste portal, professores de toda parte e de qualquer nível podem disponibilizar materiais educacionais para download, divulgar trabalhos a serem realizados, criar provas online por meio de ferramentas específicas oferecidas pelo site, publicar notas, utilizar aplicativos diversos, comunicar-se com os alunos por meio de recados ou mensagens de e-mail, fazer amizades com outros professores, e muito mais. Os alunos, por sua vez, encontram no PRAL uma forma rápida e prática para obter materiais escolares, consultar suas notas, interagir de uma forma dinâmica com seus professores e colegas, participar de jogos e testes online, fazer novas amizades e muito mais! O PRAL oferece ainda uma eficiente agenda, pela qual os usuários poderão organizar seus compromissos e contatos, assim como compartilhar os seus eventos/compromissos com outros usuários.

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vandi, CAIC , Pará - disse:
    Vandi121@hotmail.com

    14/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, testei e o resultado foi ótimo....


  • Ircena Gonçalves DIAS, Colégio Estadual Pe. Nestor Maranhão Arzola , Goiás - disse:
    iracena_dias@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    Amei , muito bom mesmo


  • genesis andrade, deus é amor , Pernambuco - disse:
    genesis467@htmail.com

    31/07/2010

    Quatro estrelas

    não é aquela coisa de bla bla bla ,portanto foi e é uma aula muito boa de estudar, muito bom, eu prefiro aulas na you tube, mais tenho que confessar que adorei muito este artigo sobre:eq/geral da reta. obg, professor(a).


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.