21/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Determinar a equação geral de uma reta
Sistema de coordenadas cartesianas
Apresente a eles o vídeo da aula 45 do Novo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível no sítio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/04/equacao-da-reta.html. Após a apresentação, proponha a seguinte tarefa: no vídeo apresentado foi criada a “Escala Joaquim” para medir a temperatura ambiente. Os alunos também deverão criar uma escala termométrica para algumas cidades e definir a equação geral da reta para estas escalas. Apresente a seguinte proposta de trabalho:
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que pesquisem sobre o assunto, “equação geral da reta” e que registrem em um editor de texto todos os tópicos pesquisados, como:
Professor, após o momento de pesquisa, comente sobre o método para definir a equação da reta utilizando determinantes. Para que eles possam praticar um pouco, elabore uma lista de exercícios. Existem alguns modelos disponíveis em:
No sítio http://www.profcardy.com/calculadoras/aplicativos.php?calc=14 existe uma calculadora on-line onde os alunos poderão verificar se as respostas estão corretas.
Professor, peça aos alunos que retomem as atividades propostas no início da aula. Peça aos componentes dos grupos que pesquisem sobre as temperaturas das cidades selecionadas e registrem todas as informações no editor de textos. Peça também que cada grupo elabores 2 questões sobre o assunto. Organize um seminário para apresentação dos resultados das pesquisa, se possível, convide o professor de Física para acompanhamento desta atividade.
Para finalizar a aula, organize uma competição entre os grupos. Cada grupo escolhe outro e apresenta um problema, caso ele acerte a resolução ganha 2 pontos, caso não consiga, a equipe que apresentou o problema ganha os pontos.
1) Exercícios complementares:
2)Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88:
a) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque:
b) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/
c) Moodle
d) Pral, http://www.pral.com.br/index.pral. Neste portal, professores de toda parte e de qualquer nível podem disponibilizar materiais educacionais para download, divulgar trabalhos a serem realizados, criar provas online por meio de ferramentas específicas oferecidas pelo site, publicar notas, utilizar aplicativos diversos, comunicar-se com os alunos por meio de recados ou mensagens de e-mail, fazer amizades com outros professores, e muito mais. Os alunos, por sua vez, encontram no PRAL uma forma rápida e prática para obter materiais escolares, consultar suas notas, interagir de uma forma dinâmica com seus professores e colegas, participar de jogos e testes online, fazer novas amizades e muito mais! O PRAL oferece ainda uma eficiente agenda, pela qual os usuários poderão organizar seus compromissos e contatos, assim como compartilhar os seus eventos/compromissos com outros usuários.
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/11/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, testei e o resultado foi ótimo....
11/08/2010
Cinco estrelasAmei , muito bom mesmo
31/07/2010
Quatro estrelasnão é aquela coisa de bla bla bla ,portanto foi e é uma aula muito boa de estudar, muito bom, eu prefiro aulas na you tube, mais tenho que confessar que adorei muito este artigo sobre:eq/geral da reta. obg, professor(a).