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Declaração Universal dos direitos da criança

 

29/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    reconhecer os seus direitos;
  •    identificar os 10 princípios que fundamentam a declaração por intermédio de atividades de: leitura e compreensão da escrita, interpretação de texto, desenho, recorte e colagem.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor para a realização dessa atividade é necessário que retome com os alunos os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e inicie um diálogo perguntando se conhecem a declaração dos direitos das crianças.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade– 60 minutos

Professor, inicie a aula conversando com as crianças sobre os seus direitos perante a sociedade, uma vez que podem pensar, que somente os adultos têm direitos garantidos e depois indague-as se conhecem alguma lei que garante esses direitos. Você pode retomar a aula intitulada “A constituição para as crianças”, de minha autoria, postada neste portal, pois contém trechos sobre alguns direitos das crianças. Providencie o livro Declaração dos Direitos das Crianças Adaptado por Ruth Rocha e Otávio Roth e faça a leitura dos princípios retratados no livro.

Fonte: Arquivo da autora

Explique que todas as crianças do mundo possuem direitos, que estão registrados em um documento chamado Declaração Universal das Direitos da Criança. Informe, que esse documento foi criado em 1959 e tem como objetivo garantir que toda criança tenha seus direitos respeitados.

 Organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças. Pergunte para elas;

-Vocês sabem quais são seus direitos? Converse com seus colegas sobre isso. Proponha que as crianças registrem no caderno suas ideias e depois socializem com a turma o que pensaram  em uma cartolina, depois fixe na parede da sala. Você também pode providenciar o livro Os direitos da crianças segundo Ruth Rocha ou Os direitos da criança de Lenice Bueno:

Fonte: Arquivo da autora

2ª Atividade- Princípios –Parte I- 60 minutos

Professor, retome a discussão sobre os direitos das crianças e explique que na Declaração Universal tem dez princípios fundamentais que serão trabalhados. Organize doze folhas de tamanho A4 para cada uma montar o livro dos seus direitos. Você poderá entregar uma a uma conforme for trabalhando cada princípio. Ao iniciar o diálogo sobre os diferentes princípios, elabore questionamentos que possam contemplar cada um deles. Estabeleça uma conversa em que os alunos possam refletir e dar exemplos de situações vivenciadas por eles.

Princípio I – “ Toda criança tem direito à igualdade, independente de sua raça, cor, sexo, religião ou nacionalidade”.

Peça para os alunos registrarem o princípio e lidere uma discussão sobre o mesmo. Em seguida, sugira um desenho sobre esse princípio.

Princípio II – Proponha a atividade da folha a seguir para as crianças descobrirem através do código, o segundo princípio. Seria interessante, que cada figura do código fosse representada pela sua letra inicial.

" Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social".

Fonte: Arquivo da autora

Princípio III – “ Toda criança, desde o nascimento, tem direito a um nome e a uma nacionalidade”.

 Converse com a turma, que ter um nome é direito de todos e que a Declaração Universal dos direitos da criança trata também do direito a uma nacionalidade. Pergunte: você sabe qual é a sua nacionalidade? Explique que a nacionalidade de uma pessoa está relacionada, principalmente, ao país de seu nascimento. Por exemplo, quem nasce na China é chinês. Proponha a atividade de associar o nome da cada país à nacionalidade correspondente.

Fonte: Arquivo da autora

Você poderá propor também, um trabalho com a certidão de nascimento dos alunos. Eles poderão completar sua  própria certidão observando a cópia da original

Fonte: Arquivo da autora

Princípio IV – “ Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas, para ela e para a mãe”.

 Professor providencie uma imagem de uma criança sem moradia. Exemplo:

Fonte: Arquivo da autora

Em seguida, registre as perguntas:

1 – O que a imagem está retratando?

 2 – Por que você acha que isso acontece?

3- Você já viu uma criança em situação semelhante à apresentada na imagem? O que você sentiu?

4 – Dê um título para a imagem e justifique.

Princípio V – “Toda criança portadora de necessidade especial, física ou mental tem direito a educação e a cuidados especiais”.

Explique que algumas crianças são portadoras de necessidades especiais e que devido a essa particularidade, essas crianças têm direitos a cuidados especiais que devem garantir a elas uma vida feliz. Prepare revistas, livros ou jornais usados para recortarem imagens que retratam esse princípio.

3ªAtividade – Princípios – Parte II- 60 minutos   

Princípio VI – “ Toda criança tem direito ao amor, à compreensão e à proteção por parte dos pais e da sociedade”.

Proponha a discussão da questão: De acordo com esse princípio, quem é responsável por dar amor, compreensão e proteção à criança?

Solicite que escolham uma das palavras: amor, compreensão ou proteção para fazerem um acróstico desse princípio.

Princípio VII – Veja o que diz o princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Para isso, siga as setas no quadro abaixo e complete a frase a seguir.

Fonte: Arquivo da autora

Princípio VIII – “ Toda criança tem direito a ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofes”.

Faça um diálogo com a turma, indagando o que entenderam da frase, elabore novos questionamentos ao longo do diálogo. Registre as ideias na lousa e peça para as crianças registrarem em suas folhas, as opiniões da turma.

Princípio IV – “Toda criança deve ser protegida contra a crueldade e a exploração no trabalho”.

Professor procure fazer uma entrevista ou ler uma entrevista que já esteja pronta, para verificar como é o dia a dia de uma criança que trabalha. Sugerimos a seguinte:

Fonte: Arquivo da autora

Em seguida, proponha as seguintes perguntas:

 1 – De acordo com a entrevista, quais direitos de André você acha que não estão sendo respeitados?

2 – O que poderia ser feito para acabar com a exploração do trabalho infantil? Faça uma produção de texto expressando sua opinião.

Princípio X – “Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão e amizade entre os povos”.

 Para terminar o livro, proponha um desenho que represente este princípio e reafirme que crescendo com esses princípios, as crianças se tornarão pessoas solidárias, que ajudarão o mundo a ser melhor. Aproveite este momento e converse com a turma sobre a expressão “pessoas solidárias”: o que significa? Como sabemos que uma pessoa é solidária, dentre outros.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação a compreensão dos direitos da criança, mediado pelos 10 princípios da Declaração dos direitos da criança, foram alcançados pela turma. A sua observação e registro durante as atividades propostas, são importantes para analisar as dúvidas e facilidades encontradas pelos alunos. A partir das aulas propostas, o aluno vivenciará situações que possibilitarão, refletir sobre seus direitos bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar e na sociedade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Debora, EM Pres.Tancredo Neves , Minas Gerais - disse:
    deboraolivsilva@gmail.com

    13/10/2011

    Quatro estrelas

    Ótima


  • Maria da Gloria Grigorio Bento, EM ESTER PEREIRA GUERRA , Minas Gerais - disse:
    grigloria@yahoo.com.br

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    De maneira bem objetiva e simples, a aula atinge tanto do lado da conscientização dos direitos e dos deveres, mas também sobre a identidade da criança. Simplesmente maravilhoso.


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